Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALBARRAL, Érica Viana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539541768382202por
dc.contributor.advisor1BOVO, Claudia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578501704102722por
dc.contributor.referee1DEGAN, Alex-
dc.contributor.referee2RUST, Leandro Duarte-
dc.date.accessioned2018-01-17T18:39:54Z-
dc.date.issued2017-09-25-
dc.identifier.citationALBARRAL, Érica Viana. Do cantar de Mio Cid ao El Cid em quadrinhos: as representações do cavaleiro medieval em sala de aula. 2017. 198 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2017.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1088-
dc.description.resumoAtualmente, é notável o interesse de um grande público pelas produções que evocam o passado medieval. Também em sala de aula, encontramos alunos que se deixam envolver pelos cenários, literaturas, histórias em quadrinhos, jogos, séries e filmes que tratam o período como algo fantástico, por isso, como um momento em que tudo é possível. O presente trabalho, objetiva analisar as representações do cavaleiro medieval, utilizando como elemento principal o Poema de Mio Cid. Por se tratar de uma pesquisa que visa a aplicabilidade do objeto estudado, utilizaremos em sala de aula as representações presentes no poema medieval e compararemos com os alunos o conceito de cavalaria incorporado por eles e pelas mídias de entretenimento. Como produto final, os alunos desenvolverão uma história em quadrinhos através da plataforma on-line Pixton. A criticidade dos alunos surge do confronto entre aquilo que se apresenta como ideal e provável, a partir da conceituação do professor. Esta interpretação dará aos alunos o desenvolvimento de sua autonomia em relação às visões dos autores de livros ou artigos, auxiliando-os a tornar a aprendizagem mais significativa.por
dc.description.abstractCurrently, it is remarkable the interest of a large audience for productions that evoke the medieval past. Also in the classroom, we found students who let themselves get involved by scenarios, literature, comics, games, series and movies that deal with the period as something fantastic, so, as a moment when everything is possible. The present study aims to analyze the representations of the medieval knight, using as main element the Poema de Mio Cid. Because it is a survey that seeks the applicability of object studied, we will use in class representations present in the medieval poem and compare with students the concept of chivalry incorporated by them and by the entertainment media. As final product, students will develop a comic book via the online platform Pixton. The criticality of the students comes from the confrontation between what is ideal and likely, from the conceptualization of the teacher. This interpretation will give the students the development of your autonomy in relation to visions of authors of books or articles, helping them to make learning more meaningful.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-01-17T18:33:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação Érica Viana Albarral.pdf: 4345042 bytes, checksum: 3ba1d4f9afbf0cac321ecb103404ffdf (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-01-17T18:37:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação Érica Viana Albarral.pdf: 4345042 bytes, checksum: 3ba1d4f9afbf0cac321ecb103404ffdf (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-01-17T18:37:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação Érica Viana Albarral.pdf: 4345042 bytes, checksum: 3ba1d4f9afbf0cac321ecb103404ffdf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-17T18:39:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação Érica Viana Albarral.pdf: 4345042 bytes, checksum: 3ba1d4f9afbf0cac321ecb103404ffdf (MD5) Previous issue date: 2017-09-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em História Ibéricapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCavaleiros e cavalaria - Iberica, Peninsula (Espanha e Portugal)por
dc.subjectCid, ca. 1043-1099 – Histórias em quadrinhospor
dc.subjectHistória social na literaturapor
dc.subjectHistória em quadrinhospor
dc.subjectEducação – Historiapor
dc.subject.cnpqHISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApor
dc.titleDo cantar de Mio Cid ao El Cid em quadrinhos: as representações do cavaleiro medieval em sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Érica Viana Albarral.pdf4,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons