Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1096
Tipo do documento: Dissertação
Título: A presença de Raymond Williams em pesquisas na área de fundamentos da educação: analisando a produção das regiões sul e sudeste no período de 2010 a 2016
Autor: ANJOS, Lucélia Carla da Silva dos 
Primeiro orientador: MARIANO, André Luiz Sena
Primeiro membro da banca: LIMA, Emília Freitas
Segundo membro da banca: FARIA, Marcos Roberto de
Resumo: Raymond Williams é um autor conhecido por seus trabalhos sobre cultura, mas não só por isso. Ele também é conhecido por ser um dos fundadores da chamada Nova esquerda Inglesa, por ser um dos fundadores da disciplina Estudos Culturais e por ser um dos maiores críticos de tradição literária do século XX. Seu trabalho, contudo, sua obra ainda é pouco estudada na área da educação. Portanto, levando em conta esse fato, construímos esta dissertação, optando pela pesquisa bibliográfica, a qual nos ajudou a responder nossa questão: de que forma o autor Raymond Williams se faz presente em pesquisas na área de Fundamentos da Educação? Tivemos como objetivo, trazer as reflexões acerca do modo como Williams e, sobretudo, seus conceitos ligados ao seu materialismo cultural estão sendo tratados em pesquisas em educação na área dos fundamentos da Educação. Analisamos, então, cinco trabalhos que foram selecionados de acordo com alguns critérios. A análise foi dividida em duas etapas: a primeira, na qual foi feito um breve resumo das obras selecionadas e a segunda etapa, na qual foram feitas, por meio de blocos conceituais, as análises de cada conceito, reportado a Williams, contido nas obras. Dentre os textos analisados, nos deparamos com trabalhos que somente citaram o autor, utilizando-se apenas de alguma definição que lhes ajudassem com determinado assunto; trabalhos que faziam uma apropriação bastante superficial e utilizam alguns elementos do autor, mas não se aprofundaram em seus pressupostos; e trabalhos que conseguiram se aprofundar mais nas obras do autor, utilizando-se de diversos de seus conceitos. Ao concluir esta dissertação, esperamos ter contribuído um pouco para o avanço nas contribuições que se referem a Raymond Williams e sua presença, ainda que tímida, na pesquisa em fundamentos da educação.
Abstract: Raymond Williams is an author known for his work on culture, but not only for that. He is also known for being one of the founders of the so-called New English Left, for being one of the founders of the Cultural Studies discipline and for being one of the greatest critics of literary tradition of the twentieth century. His work, however, his work is still little studied in the area of education. So, taking this fact into account, we constructed this dissertation, opting for bibliographic research, which helped us answer our question: How does author Raymond Williams become present in researches in the area of Fundamentals of Education? We have aimed to bring the reflections about how Williams and, above all, his concepts related to his cultural materialism are being treated in research in education in the area of the fundamentals of Education. We then analyzed five papers that were selected according to some criteria. The analysis was divided into two stages: the first, in which a brief summary of the selected works was made and the second stage, in which the analyzes of each concept, reported to Williams, contained in the works. Among the texts analyzed, we come across works that only cite the author, using only some definition that would help them with a certain subject; Works that made a rather superficial appropriation and used some elements of the author, but did not deepen in their presuppositions; And works that have been able to delve deeper into the author's works, using several of his concepts. In concluding this text, we hope to have contributed a bit to the for advancement in contributions that relate to Raymond Williams and his presence, albeit timid, in the research on fundamentals of education.
Palavras-chave: Cultura
Williams, Raymond, 1921-1988
Educação
Educação – Aspectos -- Cultura
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ANJOS, Lucélia Carla da Silva dos. A presença de Raymond Williams em pesquisas na área de fundamentos da educação: analisando a produção das regiões sul e sudeste no período de 2010 a 2016. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1096
Data de defesa: 24-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Lucélia Carla da Silva dos Anjos.pdf1,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons