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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAVELAR, Bruna Carvalho Moura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1291179537617320por
dc.contributor.advisor1CUNHA, Gustavo Ximenes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9576923320530006por
dc.contributor.referee1CUNHA, Gustavo Ximenes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9576923320530006por
dc.contributor.referee2TOMAZI, Micheline Mattedi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4783716565631781por
dc.contributor.referee3ONUMA, Fernanda Mitsue Soares-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7778828142853475por
dc.contributor.referee4DIAS, Vanessa Tavares de Jesus-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9995100874745372por
dc.date.accessioned2018-02-08T18:10:34Z-
dc.date.issued2017-08-07-
dc.identifier.citationAVELAR, Bruna Carvalho Moura. A mercantilização do ensino superior: análise crítica do discurso das missões institucionais de universidades federais brasileiras. 2017. 168 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Sociedade) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2017 .por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1105-
dc.description.resumoAdota-se como premissa deste trabalho abordar o fenômeno da mercantilização do ensino superior público no Brasil, a partir da concepção de universidade pública que tem sido inserida na sociedade pelo prisma do mercado, como prestadora de serviço. Assim, apresentamos como objetivo principal realizar a Análise Crítica do Discurso presente nas missões das universidades federais do Sudeste, a fim de retratar como nelas se materializa a ideologia da mercantilização do ensino público. A fundamentação teórica desta pesquisa baseia-se nos estudos de Fairclough no que tange ACD e sua concepção tridimensional do discurso: análise das práticas sociais, análise da prática discursiva e análise da prática textual. Para análise da prática social, procuramos demonstrar como se tem tornado hegemônica a ideia de modernização racionalizadora pela privatização da atividade universitária, no mundo ocidental, através de organismos internacionais, como a OCDE, a UNESCO, o BM e o Processo de Bolonha, bem como as crises que essas investidas capitalistas têm provocado nas universidades públicas. Em seguida, tratamos dos desafios e dilemas da universidade pública no Brasil, realizando um breve histórico sobre a sua expansão, nos âmbitos político e jurídico, apresentando uma visão crítica de sua institucionalização. Ainda, discorremos sobre as políticas públicas destinadas ao ensino superior fazendo uma alusão ao FIES, ao PROUNI, ao REUNI e à Lei de Cotas, explicando como funcionam, demonstrando sua expansão e apresentando um ponto de vista crítico sobre a efetividade deles. Ademais, analisamos como a legislação referente a parcerias entre entidades de apoio e universidades públicas, em prol da privatização destas, vem, gradualmente, sendo influenciada por uma ideologia mercantilista, o que reflete na categorização do regime jurídico dessas universidades. Na análise da prática discursiva remetemo-nos ao conceito de missão institucional, fazendo uma concisa referência ao papel fundamental do gênero missões, articulando-o com as mudanças da prática social e como elas refletem-se na linguagem. Por fim, na análise da prática textual utilizamos algumas categorias de análise dos modos gerais de ideologia fornecidas por Thompson (1995). Diante desse panorama, concluímos confirmando a hipótese incialmente levantada de que a universidade pública no Brasil tem sido influenciada por uma ideologia gerencial/mercantilista, de forma que conseguimos materializar a influência do discurso neoliberal, que vê a educação como um vasto mercado em ascensão, sendo apontado como objetivo no discurso das próprias universidades. A universidade, como instituição social que é, exprime o modo de funcionamento da sociedade como um todo. Talvez seja essa a razão para haver no discurso da instituição universitária a presença de discursos conflitantes que evidenciam divisões e contradições, como as apontadas durante a análise textual.por
dc.description.abstractIt is adopted as a premise of this work to approach the phenomenon of the commercialization of public higher education in Brazil, from the conception of public university that has been inserted in the society by the prism of the market, as service provider. Thus, we present as main objective to perform the critical analysis of the discourse present in the missions of the federal universities of the Southeast, in order to portray how in them the ideology of the commercialization of public education materializes. The theoretical basis of this research is based on Fairclough's studies on ACD and its three-dimensional conception of discourse: analysis of social practices, analysis of discursive practice and analysis of textual practice. In order to analyze social practice, we have tried to demonstrate how the idea of ​​rationalizing modernization has been made hegemonic by the privatization of university activity in the Western world through international organizations such as the OECD, UNESCO, BM and the Bologna Process. The crises that these invested capitalists have provoked in public universities. Next, we address the challenges and dilemmas of the public university in Brazil, making a brief history of its expansion, in the political and legal spheres, presenting a critical vision of its institutionalization. We also discuss public policies for higher education by referring to FIES, PROUNI, REUNI and the Quotas Law, explaining how they work, demonstrating their expansion and presenting a critical point of view on their effectiveness In addition, we analyze how the legislation regarding partnerships between support entities and public universities, in favor of the privatization of these, is gradually being influenced by a mercantilist ideology, which reflects in the categorization of the legal regime of these universities. In the analysis of the discursive practice we refer to the concept of institutional mission, making a concise reference to the fundamental role of the missions genre, articulating it with the changes of the social practice and how they are reflected in the language. Finally, in the analysis of textual practice we use some categories of analysis of the general modes of ideology provided by Thompson (1995). In view of this scenario, we conclude by confirming the hypothesis that was initially raised that the public university in Brazil has been influenced by a managerial / mercantilist ideology, so that we can materialize the influence of neoliberal discourse, which sees education as a vast market on the rise, being Aimed at the discourse of the universities themselves. The university, as a social institution that is, expresses the mode of functioning of society as a whole. Perhaps this is the reason for the discourse of the university institution to have conflicting discourses that show divisions and contradictions, such as those pointed out during the textual analysis.eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectUniversidade Pública. Análise Crítica do Discurso. Ideologia. Missão. Mercantilização.por
dc.subjectPublic University. Critical Discourse Analysis. Ideology. Mission. Mercantilization.eng
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA mercantilização do ensino superior: análise crítica do discurso das missões institucionais de universidades federais brasileiraspor
dc.typeDissertaçãopor
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