Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1130
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FIGUEIREDO, João Gabriel Rodrigues e | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1702894927029132 | por |
dc.contributor.advisor1 | MARIANO, André Luiz Sena | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1707973773263725 | por |
dc.contributor.referee1 | VALDEMARIN, Vera Teresa | - |
dc.contributor.referee2 | GROPPO, Luis Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-24T22:46:12Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-16 | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, João Gabriel Rodrigues e. Pierre Bourdieu e a Sociologia da Educação : aproximações ao conceito de cultura escolar. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1130 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo traçar algumas aproximações entre conceitos-chave tramados por Pierre Bourdieu e a noção de “cultura escolar”. Em que medida tal noção se insere num todo maior, o qual poderia se chamar de “cultura”? A partir de uma breve revisão bibliográfica acerca de algumas noções do que seria ou poderia ser o conceito de cultura e de cultura escolar, somada à investigação de algumas obras de Pierre Bourdieu, especialmente “Os Herdeiros: os estudantes e a cultura” (2014), escrita em co-autoria com Jean Claude Passeron, além de alguns comentadores, a pesquisa sinaliza a pertinência do arcabouço teórico-conceitual forjado pelo autor para se analisar outros espaços escolares numa perspectiva que reconheça, em primeiro lugar, as desigualdades culturais e escolares e, consequentemente, a importância de um recorte analítico em termos de classes sociais. | por |
dc.description.abstract | This work aims to draw some approximations between key concepts coined by Pierre Bourdieu and the notion of "school culture". To what extent does such a notion fit into a larger whole, which could be called "culture"? From a brief bibliographical review about some notions of what the concept of culture and school culture would be or could be, together with the investigation of some works by Pierre Bourdieu, especially "Os Herdeiros: os estudantes e a cultura" (2014), written in co-authorship with Jean-Claude Passeron, in addition to some commentators, the research indicates the pertinence of the theoretical-conceptual framework forged by the author to analyze other school spaces in a perspective that recognizes, first, cultural and school inequalities and, consequently, the importance of an analytical cut in terms of social classes. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-04-24T19:56:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de João Gabriel Rodrigues e Figueiredo.pdf: 452325 bytes, checksum: 1e0d4cf09d5396ee5e1c921b2fae6ac7 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-04-24T19:56:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de João Gabriel Rodrigues e Figueiredo.pdf: 452325 bytes, checksum: 1e0d4cf09d5396ee5e1c921b2fae6ac7 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-04-24T19:57:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de João Gabriel Rodrigues e Figueiredo.pdf: 452325 bytes, checksum: 1e0d4cf09d5396ee5e1c921b2fae6ac7 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-04-24T22:46:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de João Gabriel Rodrigues e Figueiredo.pdf: 452325 bytes, checksum: 1e0d4cf09d5396ee5e1c921b2fae6ac7 (MD5) Previous issue date: 2017-02-16 | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Alfenas | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Letras | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIFAL-MG | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Escolas - Aspectos sociológicos | por |
dc.subject | Bourdieu, Pierre, 1930-2002. | por |
dc.subject.cnpq | FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | por |
dc.title | Pierre Bourdieu e a Sociologia da Educação : aproximações ao conceito de cultura escolar | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de João Gabriel Rodrigues e Figueiredo.pdf | 441,72 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons