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dc.creatorANDRADE, Leandro Lente de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6917189940573959por
dc.contributor.advisor1FARIA, Marcos Roberto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1615459773983790por
dc.contributor.referee1HANSEN, João Adolfo-
dc.contributor.referee2HERNANDES, Paulo Romualdo-
dc.date.accessioned2018-04-25T19:58:11Z-
dc.date.issued2018-02-07-
dc.identifier.citationANDRADE, Leandro Lente de. Educação no encontro cultural: jesuítas e nativos na América portuguesa do século XVI. 2018. 409 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1137-
dc.description.resumoEnfatizar a educação no encontro cultural entre jesuítas e nativos na América portuguesa do século XVI é o objetivo final da presente pesquisa. Nesse sentido, e tendo em vista a alteridade cultural dos sujeitos, dedica-se grande parte da dissertação no trato de ressaltar os aspectos culturais próprios da Companhia de Jesus, e suas dimensões educacionais, e trabalhar as representações da cultura indígena pelos registros dos religiosos da época. Toma-se como fonte uma quantidade considerável de documentos primários, sobretudo as cartas jesuítas, e uma ampla produção historiográfica sobre o período. Da História Cultural francesa são os referenciais teóricos (Michel de Certeau e Roger Chartier); e, em diálogo com as demais áreas vizinhas de produção de conhecimento histórico, o trabalho pretende colher da antropologia, filosofia, linguística, literatura, psicologia elementos que preencham lacunas interpretativas. De um lado, as adaptações do modus procedendi inaciano em meio às dificuldades nas terras além-mar. Por outro lado, a resistência dos costumes dos índios ante a vinda da Europa católica quinhentista. Em estratégias e artifícios, a educação faz presença nas investidas missionarias, no intuito de regenerar o degenerado, converter ao cristianismo, salvar e ajudar as almas, impor a moral cristã e expandir os domínios do reino e do Reino.por
dc.description.abstractEmphasizing education in the cultural encounter between Jesuits and natives in Portuguese America in the sixteenth century is the ultimate goal of this research. Taking into account the cultural alterity of the subjects, a great part of the dissertation is dedicated in highlighting the inherent cultural aspects of the Society of Jesus and its educational dimensions, and discussing the representations of indigenous culture through the religious records of that time. A considerable amount of primary documents, especially the Jesuit letters, and a large historiographic production on the period are taken as sources. The theoretical references are from the French Cultural History (Michel de Certeau and Roger Chartier); and in dialogue with the other neighboring areas of historical knowledge production, this work aims to gather elements from anthropology, linguistics, literature, philosophy, and psychology that fill interpretative gaps. On the one hand, the adaptations of the Ignatian modus procedendi amid the difficulties in the lands overseas. On the other hand, the resistance of the indigenous customs in confrontation with the arrival of Catholic Europeans of the sixteenth century. Among strategies and artifices, education is present in the missionary approaches, in order to regenerate the degenerate, convert to Christianity, save and help souls, impose Christian morality and expand the realms of the kingdom and the Kingdom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-04-25T18:38:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Leandro Lente de Andrade.pdf: 5971516 bytes, checksum: e9f3ac4edbebad2bf579dbbc6aa534a3 (MD5)eng
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dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-04-25T19:57:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Leandro Lente de Andrade.pdf: 5971516 bytes, checksum: e9f3ac4edbebad2bf579dbbc6aa534a3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-25T19:58:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Leandro Lente de Andrade.pdf: 5971516 bytes, checksum: e9f3ac4edbebad2bf579dbbc6aa534a3 (MD5) Previous issue date: 2018-02-07eng
dc.description.sponsorshipPrograma Institucional de Bolsas de Pós-Graduação - PIB-PÓSpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectJesuítaspor
dc.subjectPopulação Indígenapor
dc.subjectBrasil -- História -- Período colonial, 1500-1822 – Séc. XVI.por
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleEducação no encontro cultural: jesuítas e nativos na América portuguesa do século XVIpor
dc.typeDissertaçãopor
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