Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1137
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ANDRADE, Leandro Lente de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6917189940573959 | por |
dc.contributor.advisor1 | FARIA, Marcos Roberto de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1615459773983790 | por |
dc.contributor.referee1 | HANSEN, João Adolfo | - |
dc.contributor.referee2 | HERNANDES, Paulo Romualdo | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-25T19:58:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-07 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Leandro Lente de. Educação no encontro cultural: jesuítas e nativos na América portuguesa do século XVI. 2018. 409 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1137 | - |
dc.description.resumo | Enfatizar a educação no encontro cultural entre jesuítas e nativos na América portuguesa do século XVI é o objetivo final da presente pesquisa. Nesse sentido, e tendo em vista a alteridade cultural dos sujeitos, dedica-se grande parte da dissertação no trato de ressaltar os aspectos culturais próprios da Companhia de Jesus, e suas dimensões educacionais, e trabalhar as representações da cultura indígena pelos registros dos religiosos da época. Toma-se como fonte uma quantidade considerável de documentos primários, sobretudo as cartas jesuítas, e uma ampla produção historiográfica sobre o período. Da História Cultural francesa são os referenciais teóricos (Michel de Certeau e Roger Chartier); e, em diálogo com as demais áreas vizinhas de produção de conhecimento histórico, o trabalho pretende colher da antropologia, filosofia, linguística, literatura, psicologia elementos que preencham lacunas interpretativas. De um lado, as adaptações do modus procedendi inaciano em meio às dificuldades nas terras além-mar. Por outro lado, a resistência dos costumes dos índios ante a vinda da Europa católica quinhentista. Em estratégias e artifícios, a educação faz presença nas investidas missionarias, no intuito de regenerar o degenerado, converter ao cristianismo, salvar e ajudar as almas, impor a moral cristã e expandir os domínios do reino e do Reino. | por |
dc.description.abstract | Emphasizing education in the cultural encounter between Jesuits and natives in Portuguese America in the sixteenth century is the ultimate goal of this research. Taking into account the cultural alterity of the subjects, a great part of the dissertation is dedicated in highlighting the inherent cultural aspects of the Society of Jesus and its educational dimensions, and discussing the representations of indigenous culture through the religious records of that time. A considerable amount of primary documents, especially the Jesuit letters, and a large historiographic production on the period are taken as sources. The theoretical references are from the French Cultural History (Michel de Certeau and Roger Chartier); and in dialogue with the other neighboring areas of historical knowledge production, this work aims to gather elements from anthropology, linguistics, literature, philosophy, and psychology that fill interpretative gaps. On the one hand, the adaptations of the Ignatian modus procedendi amid the difficulties in the lands overseas. On the other hand, the resistance of the indigenous customs in confrontation with the arrival of Catholic Europeans of the sixteenth century. Among strategies and artifices, education is present in the missionary approaches, in order to regenerate the degenerate, convert to Christianity, save and help souls, impose Christian morality and expand the realms of the kingdom and the Kingdom. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-04-25T18:38:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Leandro Lente de Andrade.pdf: 5971516 bytes, checksum: e9f3ac4edbebad2bf579dbbc6aa534a3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-04-25T19:25:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Leandro Lente de Andrade.pdf: 5971516 bytes, checksum: e9f3ac4edbebad2bf579dbbc6aa534a3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-04-25T19:57:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Leandro Lente de Andrade.pdf: 5971516 bytes, checksum: e9f3ac4edbebad2bf579dbbc6aa534a3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-04-25T19:58:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Leandro Lente de Andrade.pdf: 5971516 bytes, checksum: e9f3ac4edbebad2bf579dbbc6aa534a3 (MD5) Previous issue date: 2018-02-07 | eng |
dc.description.sponsorship | Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação - PIB-PÓS | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Alfenas | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Letras | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIFAL-MG | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Jesuítas | por |
dc.subject | População Indígena | por |
dc.subject | Brasil -- História -- Período colonial, 1500-1822 – Séc. XVI. | por |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.title | Educação no encontro cultural: jesuítas e nativos na América portuguesa do século XVI | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de Leandro Lente de Andrade.pdf | 5,83 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons