Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1155
Tipo do documento: Dissertação
Título: Crianças em recreio: um estudo envolvendo o processo de socialização e o brincar
Autor: ARAÚJO, Tuane Francelino 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Fabiana de
Primeiro membro da banca: SOUZA, Ellen Gonzaga Lima
Segundo membro da banca: SOUZA, Ana Cristina Gonçalves de Abreu
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar crianças nos momentos do recreio visando compreender seus modos de socialização e de organização, sendo que as relações estabelecidas no pátio do recreio tornaram-se o objeto desta pesquisa. Para tanto, foi realizado um estudo sobre os modos de socialização e de organização das crianças no recreio de uma Escola Municipal do município de Alfenas. Desse modo, o pátio do recreio foi o espaço onde ocorreu esta pesquisa com crianças em idades de quatro a cinco anos e de nove a onze anos. Foram observados os recreios da Pré-escola e do Ensino Fundamental, além de entrevistas com as crianças colaboradoras. Para tratar da pesquisa com crianças a Sociologia da Infância, Antropologia da Infância e Socioantropologia da Infância foram referências fundamentais, desse modo, o aporte teórico se pautou nas reflexões de William A. Corsaro (2011), Clarice Cohn (2005) e Julie Delalande (2001). A partir dos relatos das crianças, o recreio é revelado como um espaço de relações, no qual são produzidas culturas infantis, que são as brincadeiras e os jogos que se formulam por meio dos grupos de pares. Elas revelam também as suas concepções sobre o adulto, a infância e os momentos prazerosos e não prazerosos de seus recreios.
Abstract: Cette recherche a eu l‟objectif d‟examiner les enfants dans les moments de jeux visant à comprendre leurs modes de socialisation et d'organisation, ainsi que les relations établies dans le terrain de jeu sont devenues l'objet de cette recherche. Pour cela, une étude a été menée sur les modes de socialisation et de l'organisation des enfants dans la cour de récréation d'une école municipale dans la ville de Alfenas. De cette façon, le terrain de jeu était l'endroit où a eu lieu cette recherche avec des enfants âgés de quatre à cinq ans et neuf à onze ans. Les récréations de l'enseignement préscolaire et primaire ont été observées, ainsi que des entrevues avec des enfants collaborateurs. Pour répondre à la recherche avec les enfants, la sociologie de l'enfance, l'anthropologie de l'enfance et socio-anthropologie de l'enfance sont des références clés, donc le cadre théorique a été basé sur les réflexions de William A. Corsaro (2011), Clarice Cohn (2005) et Julie Delalande ( 2001). A partir des rapports des enfants les jeux sont décrit comme une relation d'espace où les cultures sont cultivées pour nourrissons, qui sont des jeux et des jeux qui sont formulés au moyen des paires de groupes. Ils révèlent aussi leurs conceptions des adultes, les enfants et les moments agréables et pas agréable de leurs terrains de jeu.
Palavras-chave: Áreas de recreação
Criança -- Cultura
Antropologia educacional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARAÚJO, Tuane Francelino. Crianças em recreio: um estudo envolvendo o processo de socialização e o brincar. 2018. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1155
Data de defesa: 27-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Tuane Francelino Araújo.pdf1,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons