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Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, Tuane Francelino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6532658354880159por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9670033909365792por
dc.contributor.referee1SOUZA, Ellen Gonzaga Lima-
dc.contributor.referee2SOUZA, Ana Cristina Gonçalves de Abreu-
dc.date.accessioned2018-05-07T17:48:58Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.citationARAÚJO, Tuane Francelino. Crianças em recreio: um estudo envolvendo o processo de socialização e o brincar. 2018. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1155-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar crianças nos momentos do recreio visando compreender seus modos de socialização e de organização, sendo que as relações estabelecidas no pátio do recreio tornaram-se o objeto desta pesquisa. Para tanto, foi realizado um estudo sobre os modos de socialização e de organização das crianças no recreio de uma Escola Municipal do município de Alfenas. Desse modo, o pátio do recreio foi o espaço onde ocorreu esta pesquisa com crianças em idades de quatro a cinco anos e de nove a onze anos. Foram observados os recreios da Pré-escola e do Ensino Fundamental, além de entrevistas com as crianças colaboradoras. Para tratar da pesquisa com crianças a Sociologia da Infância, Antropologia da Infância e Socioantropologia da Infância foram referências fundamentais, desse modo, o aporte teórico se pautou nas reflexões de William A. Corsaro (2011), Clarice Cohn (2005) e Julie Delalande (2001). A partir dos relatos das crianças, o recreio é revelado como um espaço de relações, no qual são produzidas culturas infantis, que são as brincadeiras e os jogos que se formulam por meio dos grupos de pares. Elas revelam também as suas concepções sobre o adulto, a infância e os momentos prazerosos e não prazerosos de seus recreios.por
dc.description.abstractCette recherche a eu l‟objectif d‟examiner les enfants dans les moments de jeux visant à comprendre leurs modes de socialisation et d'organisation, ainsi que les relations établies dans le terrain de jeu sont devenues l'objet de cette recherche. Pour cela, une étude a été menée sur les modes de socialisation et de l'organisation des enfants dans la cour de récréation d'une école municipale dans la ville de Alfenas. De cette façon, le terrain de jeu était l'endroit où a eu lieu cette recherche avec des enfants âgés de quatre à cinq ans et neuf à onze ans. Les récréations de l'enseignement préscolaire et primaire ont été observées, ainsi que des entrevues avec des enfants collaborateurs. Pour répondre à la recherche avec les enfants, la sociologie de l'enfance, l'anthropologie de l'enfance et socio-anthropologie de l'enfance sont des références clés, donc le cadre théorique a été basé sur les réflexions de William A. Corsaro (2011), Clarice Cohn (2005) et Julie Delalande ( 2001). A partir des rapports des enfants les jeux sont décrit comme une relation d'espace où les cultures sont cultivées pour nourrissons, qui sont des jeux et des jeux qui sont formulés au moyen des paires de groupes. Ils révèlent aussi leurs conceptions des adultes, les enfants et les moments agréables et pas agréable de leurs terrains de jeu.fra
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-05-04T20:05:54Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Tuane Francelino Araújo.pdf: 1714703 bytes, checksum: 1cb82dd253209846d62173929f93ccb9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectÁreas de recreaçãopor
dc.subjectCriança -- Culturapor
dc.subjectAntropologia educacionalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCrianças em recreio: um estudo envolvendo o processo de socialização e o brincarpor
dc.typeDissertaçãopor
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