Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1168
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, Eduardo de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964633061873137por
dc.contributor.advisor1HORNINK, Gabriel Gerber-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7615930937088442por
dc.contributor.referee1SILVA, Luiz Eduardo da-
dc.contributor.referee2GALEMBECK, Eduardo-
dc.date.accessioned2018-07-02T21:58:15Z-
dc.date.issued2018-04-23-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Eduardo de Almeida. Avaliação de ferramentas de monitoramento de interações online no Moodle. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1168-
dc.description.resumoO foco desta pesquisa é a compreensão do potencial educacional de ferramentas de monitoramento de interações para auxiliar na moderação dos fóruns de discussão em cursos online do Moodle. InMapMoodle© e indeXMoodle© foram disponibilizadas como blocos que geram e exibem, respectivamente, grafos direcionais das interações ocorridas nos fóruns de discussão e índices de participação e colaboração em ferramentas interativas do Moodle. A pesquisa se desenvolveu por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa, cuja metodologia passou pela avaliação da usabilidade das ferramentas, além da sua aplicabilidade em um contexto de cursos online em duas ofertas distintas. Os dados quantitativos obtidos por meio de questionários foram tratados por meio de testes estatísticos e correlacionados por meio de triangulação sequencial com os dados qualitativos obtidos por meio de análise de conteúdo. Os resultados permitiram conhecer o potencial educacional dos blocos InMapMoodle© e indeXMoodle© e reconhecê-los como parâmetros confiáveis para a moderação de cursos online como uma ação dialógica mediada pelos fóruns e apoiada na abordagem sociointeracionista para a construção colaborativa do conhecimento.por
dc.description.abstractThe focus of this research is the monitoring functionality of frequency monitoring tools to aid in the moderation of discussion forums in Moodle online courses. InMapMoodle © and indeXMoodle © were made available as blocks and views, directional graphs of the interactions that took place in the discussion forums and participation indexes and collections in interactive Moodle tools. The search was made through a quantitative and qualitative one, having been made the use of the tools, besides its application in a context of online courses in two different offers. The quantitative data were analyzed by means of sequential tests through statistical tests and correlated through sequential triangulation with qualitative data obtained through content analysis. The results allow us to know the potential of the learning blocks. InMapMoodle © and to register the rules for the moderation of online courses as a dialogic action mediated by the forums and supports in the socio-interactionist approach for a collaborative construction of knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-07-02T21:57:28Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Eduardo de Almeida Rodrigues.pdf: 4220015 bytes, checksum: 94728674415d8a9145adfdf21a68af95 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-07-02T21:57:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação Eduardo de Almeida Rodrigues.pdf: 4220015 bytes, checksum: 94728674415d8a9145adfdf21a68af95 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-07-02T21:57:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação Eduardo de Almeida Rodrigues.pdf: 4220015 bytes, checksum: 94728674415d8a9145adfdf21a68af95 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-02T21:58:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Eduardo de Almeida Rodrigues.pdf: 4220015 bytes, checksum: 94728674415d8a9145adfdf21a68af95 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-04-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTecnologia educacional - Moodle (Programa de computador)por
dc.subjectEducação à Distânciapor
dc.subjectFóruns de Discussãopor
dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich) - 1896-1934por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação de ferramentas de monitoramento de interações online no Moodlepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Eduardo de Almeida Rodrigues.pdf4,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons