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Tipo do documento: Dissertação
Título: A musicalização na educação básica: da ação técnica ao desenvolvimento humano
Autor: CERVEIRA, Rosimeire Bragança 
Primeiro orientador: SOARES, Olavo Pereira
Primeiro membro da banca: MELLO, Suely Amaral
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Fabiana de
Resumo: Neste trabalho, propomos uma reflexão teórica sobre a musicalização na Educação básica pensada numa perspectiva social. Buscamos compreender como a teoria histórico-cultural pode contribuir para a análise do ensino de música que valorize a escuta musical e a criatividade, a experiência e a vivência musical da criança. Durante o processo de observação e coleta de dados para a pesquisa, fizemos algumas atividades interventivas com o objetivo de entender como a criança se apropria do conhecimento musical e como a teoria histórico-cultural nos ajuda a compreender os processos de aquisição de sentido e de aprendizagem. Apresentamos uma análise a partir da teoria, dessas atividades educativas interventivas, tendo como finalidade entender a relação da criança com o seu próprio processo de aprendizagem. A teoria nos dá respaldo para acreditarmos que as relações com o outro e as experiências vivenciadas pelo aluno podem influenciar nesse processo. Tendo em vista a compreensão de que o homem é um ser social, a perspectiva histórico-cultural pode nos ajudar a entender o que motiva o aluno ao aprendizado, e porque a educação musical pode ser um fator importante para o desenvolvimento de um ser humano mais sensível. Os conceitos de linguagem, mediação e vivência, fazem parte da análise desse debate, pois contribuem para pensarmos a musicalização na escola básica, como parte do processo fundamental para a formação de um ser humano criativo e capaz de sensibilizar os outros através da arte. Aprendemos nesse processo que ao expormos a criança a novas escutas musicais, quando demonstramos confiança em seu potencial, desafiando-as para um fazer criativo, a resposta é na maioria das vezes positiva. A infância é o momento de busca por novos desafios, é nesse momento que a criança deve ser motivada a torna-se protagonista de seu aprendizado, transformando-se em um ser criativo e sensível.
Abstract: In this work, we propose a theoretical reflection about the musical education in the primary school thought of a social perspective. We seek to understand how historical-cultural theory can contribute to the analysis of music teaching that values musical listening and creativity, experience and musical experience of the child. During the process of observation and data collection for the research, we did some interventional activities with the objective of understanding how the child appropriates musical knowledge and how the historical-cultural theory helps us to understand the processes of acquisition of meaning and learning. We present an analysis from the theory of these educational intervention activities, aiming to understand the child's relationship with his own learning process. The theory gives us support for believing that the relationships with the other and the experiences the student experiences can influence this process. Given the understanding that man is a social being, the historical-cultural perspective can help us understand what motivates the student to learn, and why music education can be an important factor for the development of a sensitive human being. The concepts of language, mediation and experience are part of the analysis of this debate, since they contribute to thinking about musical education in the elementary school as part of the fundamental process for the formation of a creative human being capable of sensitizing others through art. We have learned in this process that when we expose the child to new musical experiences, when we demonstrate confidence in their potential, challenging them to a creative doing, the response is most of the time positive. Childhood is the moment of search for new challenges; it is at that moment that the child must be motivated to become the protagonist of his learning, transforming himself into a creative and sensitive being.
Palavras-chave: Educação artística (Ensino fundamental)
Criatividade
Linguagem e cultura
Mediação
Sentido (Filosofia)
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CERVEIRA, Rosimeire Bragança. A musicalização na educação básica: da ação técnica ao desenvolvimento humano. 2017. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1176
Data de defesa: 23-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado

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