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Tipo do documento: Dissertação
Título: Impactos do material “consolidando a alfabetização – 60 lições” na apropriação da leitura e escrita nas escolas municipais de Paraguaçu-mg: conflitos e alinhamentos em relação à concepção de letramento como fenômeno social
Autor: FONSECA, Aline Ferreira 
Primeiro orientador: TORRES, Maria Emília Almeida da Cruz
Primeiro membro da banca: CARNEIRO, Maria Angélica Lauretti
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Fabiana de
Resumo: A presente dissertação de mestrado visa descrever os impactos do material “Consolidando a alfabetização-60 lições” na apropriação da leitura e escrita nas escolas municipais de uma cidade de interior no sul de Minas Gerais. O material em questão foi utilizado por grande parte das escolas públicas mineiras numa intervenção pedagógica de crianças que não conseguiram ser alfabetizadas até os oito anos de idade. Partiu-se do referencial teórico dos Novos Estudos do Letramento (BARTON e HAMILTON, 1998; COOK-GUMPERZ, 1986; GEE, 1990, 1996, 2005; HEATH, 1983; LANKSHEAR, 1999; STREET, 1984, 1993, 1995, 2001, 2003; 2005; TERZI, 2000, 2006, 2007; TÔRRES, 2003, 2009), que enfatizam a aquisição da leitura escrita não apenas como mera habilidade técnica e neutra, mas essencialmente como uma prática social. Nesse sentido, um percurso metodológico baseado na pesquisa qualitativa do tipo etnográfico foi traçado. Uma análise documental foi realizada e procurou-se também ouvir os professores envolvidos na aplicação e os alunos participantes da pesquisa, a fim de se descreverem suas percepções em relação ao material estudado. Como recursos foram utilizados entrevistas semi-estruturadas e grupos focais para a coleta de dados tanto com os professores aplicadores como com os alunos participantes do projeto. Ao final do estudo, percebemos que o impacto gerado pelo material na apropriação da leitura e da escrita nas escolas municipais de Paraguaçu-MG, demonstram a lacuna entre a teoria contida no CBC- MG, subsídio teórico que norteia a Educação em Minas Gerais (proposta de letramento ideológicos) e a prática que se reflete no material utilizado na intervenção pedagógica (letramento autônomo), oscilações de Discursos (GEE, 2005) entre os professores e, consequentemente, uma apropriação da leitura e escrita que privilegia o letramento escolar em detrimento dos tantos outros letramentos existentes na sociedade, que se refletiu positivamente no resultado das avaliações externas, porém que pouco contribuiu para o uso que as crianças fazem da leitura e da escrita em sua vida cotidiana.
Abstract: This dissertation aims to describe the impacts of the material "Consolidating literacy-60 lessons" in the appropriation of reading and writing in the municipal schools of an interior city in the south of Minas Gerais. The material in question was used by most of the Minas Gerais public schools in a pedagogical intervention of children who could not be literate until the age of eight. It was based on the theoretical reference of the New Studies of Literature (BARTON and HAMILTON, 1998, COOK-GUMPERZ, 1986, GEE, 1990, 1996, 2005, HEATH 1983, LANKSHEAR 1999, STREET 1984, 1993, 1995, 2001, (2003), who emphasize the acquisition of written reading not only as mere technical and neutral skill, but essentially as a social practice. In this sense, a methodological course based on the qualitative research of the ethnographic type was drawn. A documentary analysis was carried out and it was also sought to listen to the teachers involved in the application and the students participating in the research, in order to describe their perceptions regarding the material studied. As resources, semi-structured interviews and focus groups were used to collect data with both the application teachers and the students participating in the project. At the end of the study, we noticed that the impact generated by the material in the appropriation of reading and writing in the municipal schools of Paraguaçu-MG, demonstrate the gap between the theory contained in the CBC-MG, theoretical subsidy that guides Education in Minas Gerais (proposal Ideological literacy) and practice reflected in the material used in the pedagogical intervention (autonomous literacy), the oscillations of Discourses (GEE, 2005) among teachers and, consequently, an appropriation of reading and writing that privileges school literacy to the detriment of So many other literacies in society that reflected positively on the results of external evaluations, but that contributed little to the use that children make of reading and writing in their daily lives.
Palavras-chave: Letramento - Modelos
Alfabetização
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FONSECA, Aline Ferreira. Impactos do material “consolidando a alfabetização – 60 lições” na apropriação da leitura e escrita nas escolas municipais de Paraguaçu-mg: conflitos e alinhamentos em relação à concepção de letramento como fenômeno social. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1188
Data de defesa: 22-Fev-2017
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