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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Fabiana de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2022556504178517por
dc.contributor.advisor1TORRES, Maria Emília Almeida da Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9989867717454257por
dc.contributor.referee1CARNEIRO, Maria Angélica Lauretti-
dc.contributor.referee2HORNINK, Gabriel Gerber-
dc.date.accessioned2018-08-06T13:20:36Z-
dc.date.issued2018-06-12-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Fabiana de Oliveira. Escrita na "Idade Mídia": aprendizagem e aprimoramento por meio da escrita. 2018. 120. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1191-
dc.description.resumoHá muitas décadas a educação escolar tem gerado um conflito de cunho filosófico nos educadores, por ser também um conflito de natureza sociológica, uma vez que o ensino tem se distanciado gradualmente do exercício social das práticas efetivas na sociedade. Nesse contexto, estudos como os desta dissertação de mestrado, promovem a discussão sobre a necessidade da oferta de uma educação que realmente transforme a vida das pessoas, o sentido de torna-las pessoas mais atuantes e emancipadas na sociedade. O desejo de desenvolver uma prática didática alternativa ao ensino de língua materna, com vistas a auxiliar a escola e seus professores a alcançar uma maior promoção de letramento de seus alunos, foi o mote que nos levou a pensar em estratégias diferentes da práxis cotidiana, partindo da hipótese de que o desenvolvimento da escrita por meio de estratégias de gamificação, pode ser um caminho interessante para a promoção de um ensino de qualidade. Ancorados nos aportes teórico-metodológicos de pesquisadores que se alinham aos Novos Estudos do Letramento, como Terzi (2005), Kleiman (1995), Gee (2005), Street (2003) e Tôrres (2009), esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos sociais, linguísticos e afetivos na situação de letramento dos alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública mineira, ao serem expostos a uma proposta de ensino que propunha o desenvolvimento da escrita, por meio do uso de jogos em sala de aula, explicitamente na constituição composicional do texto narrativo. Para tal, propôs-se um programa de ensino semanal, com duração de três meses, em que foram feitas atividades que intercalavam momentos de jogos nos samartphones dos alunos e as aulas sobre a estrutura da narração de contos, com leitura de textos literários e enredo de filmes, cujo objetivo era o de selecionar ideias para serem aproveitadas em futuros textos a serem escritos pelos alunos. O objeto de observação focalizado foram os textos, em que se observou: a presença dos estágios da narrativa, a coesão, coerência e a legibilidade do texto, além da observação do envolvimento e desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas com os jogos, visando-se verificar se tais atividades impactavam positivamente na aprendizagem. Ao final da pesquisa, os dados revelaram que o uso de games se mostrou deveras interessante, pois todos os alunos envolvidos apresentaram um avanço significativo na escrita de seus textos, pois partiram da redação de textos fracos e fora do gênero solicitado, para contos com teor literário sobremaneira satisfatório.por
dc.description.abstractFor many decades, school education has generated a philosophical conflict in educators, because it is also a conflict of a sociological nature, since teaching has gradually distanced itself from the social exercise of effective practices in society. In this context, studies such as those in this Master's dissertation promote the discussion about the need to offer an education that truly transforms people's lives, making them more active and emancipated in society. The desire to develop an alternative didactic practice to the teaching of mother tongue, with a view to helping the school and its teachers to achieve a greater promotion of their students' literacy, was the motto that led us to think of strategies different from everyday praxis, starting of the hypothesis that the development of writing through gamification strategies can be an interesting way to promote quality teaching. Supported in the theoretical-methodological contributions of researchers who are aligned with New Literature Studies, such as Terzi (2005), Kleiman (1995), Gee (2005), Street (2003) and Tôrres (2009), this research aimed to analyze the social, linguistic and affective impacts in the literacy situation of students in a high school class of a Minas Gerais public school, when they were exposed to a teaching proposal that aimed the development of writing through the use of classroom games explicitly in the compositional constitution of the narrative text. To this end, a weekly teaching program was proposed, with a duration of three months, in which activities were done that intercalated moments of games in the samartphones of the students and the classes on the structure of the storytelling, with reading of literary texts and plot of films, whose objective was to select ideas to be used in future texts to be written by the students. The focus was on texts, which included: the presence of narrative stages, cohesion, coherence and legibility of the text, as well as the observation of the students' involvement and development in the activities proposed with the games, aiming at to verify if such activities had a positive impact on learning. At the end of the research, the data revealed that the use of games was very interesting, since all the students involved presented a significant advance in the writing of their texts, since they started from the writing of weak texts and out of the requested genre, to other kind of texts as those of satisfactory literary content.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-08-06T13:19:28Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao de Fabiana de Oliveira Ribeiro.pdf: 2695139 bytes, checksum: e5c520768f7bea26ceb0b907178d82fb (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectJogos e Brinquedos - Metodologiapor
dc.subjectRedaçãopor
dc.subjectEscrita Manualpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEscrita na "Idade Mídia": aprendizagem e aprimoramento por meio da escritapor
dc.typeDissertaçãopor
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