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dc.creatorLIMA, Jussara de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9989728532433233por
dc.contributor.advisor1BARBOSA NETO, João Estevão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5126323715794692por
dc.contributor.referee1BARBOSA NETO, João Estevão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5126323715794692por
dc.contributor.referee2RESENDE, Leandro Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4745014361138061por
dc.contributor.referee3AVELINO, Bruna Camargos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9268916643690315por
dc.contributor.referee4NASCIMENTO, Eduardo Mendes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215785922134282por
dc.date.accessioned2018-08-30T17:25:15Z-
dc.date.issued2018-08-06-
dc.identifier.citationLIMA, Jussara de. Perfil empreendedor dos estudantes da Universidade Federal de Alfenas. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2018.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1218-
dc.description.resumoO mercado de trabalho e as condições socioeconômicas do mundo contemporâneo exigem profissionais com perfil empreendedor. Indivíduos com comportamentos e características empreendedoras que possam transformar ideias em realidade, buscando não apenas seus próprios benefícios, mas também os da coletividade. O empreendedorismo dentro da universidade é uma alternativa para que os estudantes, ao concluírem seus estudos, possuam as habilidades básicas do empreendedorismo, despertando-os para o desenvolvimento criativo, inovador e econômico. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar, mensurar e analisar o grau de intensidade das características comportamentais empreendedoras dos alunos do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Economia (BICE) da Universidade Federal de Alfenas. Adotou-se uma perspectiva comportamental, baseada na Teoria das Necessidades de David McClelland (1972), que estabeleceu relações entre a motivação empreendedora e a necessidade de realização, determinando as motivações que levam a pessoa a agir de forma empreendedora. Foi realizada uma pesquisa, onde 311 alunos do Curso Bacharelado interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE) responderam a um questionário desenvolvido por McClelland (1972) sobre 10 Características Comportamentais (CCE's): Busca de oportunidades e iniciativa; Persistência; Comprometimento; Exigência de qualidade e eficiência; Correr riscos calculados; Estabelecimento de metas; Busca de informação; Planejamento e monitoramento sistemáticos; Persuasão e rede de contatos e por último Independência e autoconfiança. Em relação ao perfil socioeconômico dos participantes, a amostra foi composta por 47,6% dos estudantes do sexo masculino e 52,5% dos estudantes do sexo feminino, com 72,3% entre as idades de 18 e 24 anos, 64,9% com renda familiar de até 3 salários mínimos. Verificou-se que os alunos possuem as dez características empreendedoras, porém, com nível de intensidade médio (entre 18 e 22 pontos), quando a pontuação máxima é de 25. As características com maior pontuação foram as características "Independência e autoconfiança" (22) e "Compromisso" (21,7). Por outro lado, as médias mais baixas foram as características "Requisitos de qualidade e eficiência" e "Persuasão e Rede de contatos". Quando questionados sobre suas intenções de carreira após o término do curso, 49,1% desejam trabalhar em organizações públicas ou privadas, 37,2% querem seguir carreiras acadêmicas e apenas 12,5% querem montar o próprio negócio.por
dc.description.abstractThe labor market and the socioeconomic conditions of the contemporary world require professionals with an entrepreneurial profile. Individuals with behaviors and entrepreneurial characteristics that can transform ideas into reality, seeking not only their own benefits, but also those of the collectivity. Entrepreneurship within the university is an alternative for students, upon completing their studies, to possess the basic skills of entrepreneurship, awakening them to creative, innovative and economic development. In this context, the present study aims to identify, measure and analyze the degree of intensity of the entrepreneurial behavioral characteristics of the students of the Interdisciplinary Bachelor Degree in Sciences and Economics (BICE) of the Federal University of Alfenas. A behavioral perspective was adopted, based on David McClelland's Theory of Needs (1972), which established relations between the entrepreneurial motivation and the need for achievement, determining the motivations that lead the person to act in an entrepreneurial way. A survey was conducted, where 311 BICE students answered a questionnaire developed by McClelland (1972) on 10 Behavioral Behavioral Characteristics (CCE's): Search for opportunities and initiative; Persistence; Commitment; Requirement of quality and efficiency; Perform calculated risks; Establishing goals; Information search; Systematic planning and monitoring; Persuasion and network of contacts and last independence and self-confidence. Regarding the socioeconomic profile of the participants, the sample consisted of 47.6% of the male students and 52.4% of the female students, with 72.3% between the ages of 18 and 24, 64.9 % with family income of up to 3 minimum wages. It was verified that the students possess the ten entrepreneurial characteristics, but with average intensity level (between 18 and 22 points), when the maximum score is 25. The characteristics with the highest score were the characteristics "Independence and self-confidence" (22 ) and "Commitment" (21,7). On the other hand, the lower averages were the characteristics "Quality and efficiency requirements" and "Persuasion and Network of contacts". When questioned about their career intentions after the course ends, 49.1% want to work in public or private organizations, 37.2% want to pursue academic careers and only 12.5% want to start their own business.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Natália Maria Leal Santos (natalia.leal@unifal-mg.edu.br) on 2018-08-30T17:24:11Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Jussara de Lima.pdf: 2117973 bytes, checksum: 5842003306ab4f69ea7a4100332b5145 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Profiappor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPerfil empreendedor. Empreendedorismo estudantil. Características Comportamentais.por
dc.subjectEntrepreneurial profile. Student entrepreneurship. Behavioral Characteristics.eng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.titlePerfil empreendedor dos estudantes da Universidade Federal de Alfenaspor
dc.typeDissertaçãopor
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