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Tipo do documento: Dissertação
Título: O livro didático de história para os anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das propostas metodológicas a partir da teoria da atividade
Autor: MONTEIRO, Juliana Renata Miguel 
Primeiro orientador: SOARES, Olavo Pereira
Primeiro membro da banca: VERÍSSIMO, Maria Valéria Barbosa
Segundo membro da banca: FILGUEIRAS, Juliana Miranda
Resumo: O livro didático é tomado nesta pesquisa como um objeto didático que sofreu profundas transformações ao longo do tempo. E com o desenvolver da história e das funções do livro didático no ambiente escolar esse objeto foi se apropriando de diferentes perspectivas pedagógicas, de técnicas de produção e de diagramação que hoje possibilitam a produção de um instrumento que é composto, além de textos e imagens, por uma forma de ensinar determinado conteúdo, representando não só um conteúdo programático como também uma proposta metodológica. Essa proposta metodológica do livro didático é tomada nesta pesquisa como uma proposta de ensino possível e como objeto de estudo. À luz da Teoria da Atividade procuramos compreender se as propostas de ensino de quatro livros didáticos de História para o 4° e 5° ano do Ensino Fundamental deixam claro o fim a que se propõem, se educam no aluno motivos relacionados ao fim anunciado e se sugerem ações e operações que levem o aluno a entrar em atividade com relação ao conteúdo histórico anunciado como fim. Foram analisadas propostas metodológicas cujo conteúdo fim se relacionassem com a História e Cultura afro-brasileira e africana, com o intuito de observarmos se as propostas de ensino podem levar o aluno a tomar consciência desse conteúdo, instituído como obrigatório nas escolas de educação básica a partir da publicação da lei 10.639/2003. Por meio desta pesquisa identificamos que as propostas de ensino podem definir se um conteúdo pode ou não chegar a ser consciente para o aluno, uma vez que aquela proposta de ensino que puder levar o aluno a entrar em atividade com relação ao conteúdo Histórico relativo à História e Cultura afro-brasileira e africana pode fazer com que o aluno tome consciência desse conteúdo Histórico, por outro lado, o conteúdo Histórico não pode chegar a ser consciente para o aluno se a proposta de ensino não deixar claro para o aluno o seu fim, não educar no aluno um motivo relacionado ao fim anunciado e não surgirem ações e operações que levem o aluno a entrar em atividade com relação ao conteúdo sobre a História e Cultura afro-brasileira e africana.
Abstract: The textbook is taken in this research as a didactic object that has undergone profound transformations over time. And with the development of the history and functions of the textbook in the school environment this object has been appropriating different pedagogical perspectives, production techniques and diagramming that today enable the production of an instrument that is composed, in addition of texts and images, by a way of teaching certain content, representing not only programmatic content but also a methodological proposal. This methodological proposal of the textbook is taken in this research as a possible teaching proposal and as an object of study. In the light of the Theory of Activity we try to understand whether the proposals for teaching four textbooks of history for the 4th and 5th year of elementary School make clear the end to which they propose, educate themselves in the student motifs related to the announced end and suggest actions and operations that lead the student to go into activity with respect to the historical content announced as an end. Methodological proposals were analyzed whose end content related to the Brazilian and African history and culture, with the aim of observing whether the educational proposals can lead the student to become aware of this content, instituted as Compulsory in schools of basic education from the publication of the Law 10.639/2003. Through this research we have identified that the educational proposals can define whether or not a content can be conscious for the student, since that educational proposal that can lead the student to enter into activity with respect to the historical content related to the Brazilian and African history and culture can cause the student to become aware of this historical content, on the other hand, the historical content cannot get to be conscious to the student if the teaching proposal does not make it clear to the student their end , do not educate in the student a reason related to the announced end and do not arise actions and operations that lead the student to enter into activity with respect to the content on the history and culture Brazilian and African.
Palavras-chave: Livros didáticos
História – Estudo e ensino
Negros nos livros didáticos
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MONTEIRO, Juliana Renata Miguel. O livro didático de história para os anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das propostas metodológicas a partir da teoria da atividade. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1225
Data de defesa: 28-Ago-2018
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