Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorUYEDA, Fabiana Aparecida Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9243256514162680por
dc.contributor.advisor1TOTI, Frederico Augusto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5154949759339458por
dc.contributor.referee1SOLTAU, Samuel Bueno-
dc.contributor.referee2YAMAZAKI, Regiani Magalhães-
dc.date.accessioned2018-10-10T17:18:12Z-
dc.date.issued2018-08-07-
dc.identifier.citationUYEDA, Fabiana Aparecida Santos. Construção e aplicação de uma coleção de jogos didáticos para ensino de física no ensino médio. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1233-
dc.description.resumoA literatura especializada indica como um dos obstáculos ao ensino de Física no Ensino Médio as abordagens excessivamente centradas em aulas expositivas com pouca capacidade de engajar os alunos no processo de aprendizagem. Por outro lado, a literatura indica que é importante que os professores de Física procurem abordagens em que os alunos tenham a oportunidade de maior interação, engajamento em atividades, sendo protagonistas da aula e da aprendizagem. Dentro desta perspectiva tem sido destacado, por exemplo, as chamadas abordagens de aprendizagem ativa, o ensino por investigação, além de atividades que possam ser lúdicas e que garantam o protagonismo do aluno. Partindo do conceito da atividade lúdica com propósitos didáticos, nosso objetivo principal neste trabalho foi investigar a partir de um estudo de caso, os principais elementos (parâmetros) para a organização de processos que envolvam grupos de alunos na criação de jogos, com conteúdo relevante, como uma estratégia de aprendizagem de Física. Para isso, foram criadas oportunidades para que os alunos construíssem jogos, envolvendo conteúdo do CBC (Conteúdos Básicos Comuns) de Física. A partir de sucessivas rodadas esses jogos foram aperfeiçoados e disponibilizados como recurso para ensino e avaliação em Física. Como produto principal, conseguimos obter um conjunto de parâmetros ou elementos essenciais necessários para favorecer o alcance de finalidades didáticas em jogos no ensino de Física e uma coleção de sugestões testadas para que professores possam adaptar essa experiência as suas condições e necessidades em atividades didáticas.por
dc.description.abstractThe specialized literature indicates that one of the obstacles to the teaching of Physics in High School is the excessively focused approaches in lectures with little capacity to engage students in the learning process. On the other hand, the literature indicates that it is important that physics teachers seek approaches in which students have the opportunity for greater interaction, engagement in activities, being the protagonists of the lesson and learning. Within this perspective, for example, the so-called active learning approaches, research teaching, as well as activities that can be playful and that guarantee the protagonism of the student have been highlighted. Based on the concept of play activity with didactic purposes, our main objective in this work was to investigate from a case study the main elements (parameters) for the organization of processes involving groups of students in game creation, with relevant content, as a learning strategy of Physics. For this, opportunities were created for the students to construct games, involving content of the CBC (Basic Common Contents) of Physics. From successive rounds these games were perfected and made available as a resource for teaching and evaluation in Physics. As main product, we were able to obtain a set of parameters or essential elements necessary to favor the achievement of didactic purposes in games in Physics teaching and a collection of tested suggestions so that teachers can adapt this experience to their conditions and needs in didactic activities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-10-10T17:17:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Fabiana Aparecida Snatos Uueda.pdf: 2843886 bytes, checksum: f47af0d6bd411b2474b655dc5ecc39b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-10-10T17:17:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Fabiana Aparecida Snatos Uueda.pdf: 2843886 bytes, checksum: f47af0d6bd411b2474b655dc5ecc39b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-10-10T17:17:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Fabiana Aparecida Snatos Uueda.pdf: 2843886 bytes, checksum: f47af0d6bd411b2474b655dc5ecc39b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-10T17:18:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação de Fabiana Aparecida Snatos Uueda.pdf: 2843886 bytes, checksum: f47af0d6bd411b2474b655dc5ecc39b1 (MD5) Previous issue date: 2018-08-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectJogos educativos - Ensino - Físicapor
dc.subjectAprendizagem por atividadespor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectFisica (Segundo grau).por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleConstrução e aplicação de uma coleção de jogos didáticos para ensino de física no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Fabiana Aparecida Snatos Uueda.pdf2,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons