Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1234
Tipo do documento: Dissertação
Título: Experimentos projetados para construção e mudança de modelo mentais no ensino de eletromagnetismo
Autor: DIAS, Silvio Lima 
Primeiro orientador: TOTI, Frederico Augusto
Primeiro membro da banca: SOLTAU, Samuel Bueno
Segundo membro da banca: MAURO, Eduardo Di
Resumo: Devido ao seu conteúdo extenso que envolve conceitos abstratos de difícil compreensão, o estudo do Eletromagnetismo revela um elevado grau de desinteresse por parte da maioria dos alunos dentro da disciplina de Física. Além da natureza abstrata dos conceitos envolvidos, soma-se a essa dificuldade a estratégia utilizada no ensino desse tema, que privilegia, quase que exclusivamente, aulas expositivas no quadro, as quais se limitam a uma breve explicação teórica dos fenômenos e leis do Eletromagnetismo, seguida de resolução de exercícios. No entanto, a adoção de atividades experimentais em sala de aula pode amenizar de forma significativa os problemas acima citados, uma vez que elas possibilitam a aplicação do conteúdo em situações práticas. Dessa forma, este trabalho propõe a utilização de um material didático-pedagógico em sala de aula, que permite aos alunos investigarem os conteúdos do Eletromagnetismo de maneira interativa, dando-lhes subsídios para que tenham condições de compreender, questionar e, por fim, adquirir o conhecimento científico. Este trabalho contribui fornecendo uma sequência de experimentos confeccionados com materiais de baixo custo e fácil acesso, obedecendo a ordem com que os tópicos sobre Eletromagnetismo aparecem na história da Física além e também na sequência de algumas obras didáticas. Além disso, foi utilizado como fundamentação teórica os “Modelos Mentais de Johnson-Laird”, em função da versatilidade teórica apresentada nesta teoria para que possamos compreender uma forma de construção individual do conhecimento científico, por parte dos alunos, sujeitos do processo.
Abstract: The study of Electromagnetism, due to its extensive content that involves abstract concepts difficult to understand, reveals a high degree of disinterest on the part of the majority of the students within the discipline of Physics. In addition to the abstract nature of the concepts involved, there is added to this difficulty the strategy used in teaching this subject, which privileges, almost exclusively, lectures on the subject, which are limited to a brief theoretical explanation of the phenomena and laws of Electromagnetism, followed by resolution of exercises. However, the adoption of experimental activities in the classroom can significantly mitigate the problems mentioned above, since allow the application of the content in practical situations. In this way, this work proposes the use of didactic-pedagogical material in the classroom, which allows students to investigate the contents of Electromagnetism in an interactive way, giving them subsidies so that they are able to understand, question and, finally, acquire the scientific knowledge. This work contributes by providing a sequence of experiments made with materials of low cost and easy access, obeying the order in which the topics on Electromagnetism appear in the history of Physics as well as in the sequence of some didactic works. In addition, the "Mental Models of Johnson-Laird" was used as a theoretical basis, due to the theoretical versatility of this theory, so that we can understand a way of individual construction of scientific knowledge by the students, subjects of the process.
Palavras-chave: Física - Ensino
Eletromagnetismo
Desenvolvimento cognitivo
Psicologia da aprendizagem.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citação: DIAS, Silvio Lima. Experimentos projetados para construção e mudança de modelo mentais no ensino de eletromagnetismo. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1234
Data de defesa: 30-Jul-2018
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Silvio Lima Dias.pdf1,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons