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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1235
Tipo do documento: Dissertação
Título: Lean Healthcare: gestão de qualidade em centro cirúrgico
Autor: SILVA, Thaís Oliveira da 
Primeiro orientador: MARTINEZ, Maria Regina
Primeiro membro da banca: SANCHES, Roberta Seron
Segundo membro da banca: FREIRE, Elana Maria Ramos
Resumo: A realidade do panorama da saúde quanto aos aspectos organizacionais, gerenciais e financeiros tem demonstrado fragilidades que têm desafiado a sustentabilidade das instituições. Na esfera hospitalar, o Centro Cirúrgico se apresenta como um setor bastante propenso à elevados custos, mas também à geração de elevados lucros; e o enfermeiro é um dos profissionais mais aptos a liderar mudanças e aprimoramentos nestes cenários desafiantes com o uso de ferramentas de gestão de qualidade, visto que este profissional atua diretamente na assistência ao paciente e na gerência das unidades. Este estudo teve como objetivos mapear o Centro Cirúrgico de um hospital a partir de ferramentas do Lean Healthcare; usar ferramentas Lean adequadas a cada necessidade demandada no mapeamento e propor melhorias. A pesquisa foi realizada em um hospital privado, de médio porte, acreditado nível 2, do Estado de Minas Gerais, Brasil, no Centro Cirúrgico, em interação com enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e gestores. Desenvolveu-se um estudo de caso único, tendo sido caracterizado como uma pesquisa aplicada, por buscar gerar conhecimentos para aplicação prática e voltar-se à solução de problemas; com abordagem qualitativa, por buscar descrever a realidade prática e analisá-la de forma subjetiva; exploratória, com o objetivo de aprofundar em um problema de pesquisa a fim de torná-lo explícito e/ou construir hipóteses; e com procedimento técnico de pesquisa-ação, pois se associou às ações e resoluções de problemas. Foram desenvolvidas as fases da pesquisa-ação de levantamento detalhado, análise crítica e proposição de intervenções. Juntamente com a observação participante e o desenho de fluxos e dados hospitalares, no levantamento detalhado foram utilizadas as seguintes ferramentas da filosofia Lean Healthcare: Mapas de Fluxo de Valor Atual (MFVA), a categorização de desperdícios e o Programa 5S. Como resultados, foram confeccionados e discutidos os MFVA do macroprocesso de cirurgia eletiva e do macroprocesso de cirurgia de urgência e emergência. E os resultados referentes as outras duas ferramentas utilizadas, foram detalhados em quadros e textos descritos. A partir do mapeamento, foi possível levantar o que vem sendo desenvolvido no hospital e é positivo para a instituição, bem como também foi possível visualizar e indicar sistemicamente pontos passíveis de aprimoramento com propostas de intervenção e projeção de realidades futuras a partir da elaboração de Mapas de Fluxo de Valor Futuro (MFVF).
Abstract: The reality of the health landscape regarding organizational, managerial and financial aspects has demonstrated weaknesses that have challenged the sustainability of institutions. In the hospital sphere, the Surgical Center presents itself as a sector very prone to high costs, but also to the generation of high profits; and the nurse is one of the most capable professionals to lead changes and improvements in these challenging scenarios with the use of quality management tools, as this professional acts directly in the patient care and in the management of the units. This study aimed to map the surgical center of a hospital using Lean Healthcare tools; use Lean tools appropriate to every need demanded in the mapping and propose improvements. The research was carried out in a private, medium-level, accredited level 2 hospital in the State of Minas Gerais, Brazil, at the Surgical Center, in interaction with nurses, nursing technicians, physicians and managers. A single case study was developed, being characterized as an applied research, for seeking to generate knowledge for practical application and to return to the solution of problems; with a qualitative approach, for trying to describe the practical reality and to analyze it in a subjective way; exploratory, with the objective of deepening in a research problem in order to make it explicit and / or construct hypotheses; and with technical action research, as it was associated with actions and resolutions of problems. The research-action phases of detailed survey, critical analysis and intervention proposal were developed. Together with the participant observation and the design of hospital flows and data, the following detailed tools were used in the detailed survey: Lean Healthcare philosophy: Current Value Stream Maps (MFVA), waste categorization and 5S Program. As results, the MFVA of the macroprocess of elective surgery and the macroprocess of emergency and emergency surgery were made and discussed. And the results referring to the other two tools used, were detailed in tables and texts described. From the mapping, it was possible to raise what has been developed in the hospital and is positive for the institution, as well as it was also possible to visualize and indicate systemically points that could be improved with proposals for intervention and projection of future realities from the elaboration of Maps of Future Value Flow (MFVF).
Palavras-chave: Gestão da Qualidade Total
Centro Cirúrgico
Enfermagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Escola de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: SILVA, Thaís Oliveira da. Lean Healthcare: gestão de qualidade em centro cirúrgico. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1237
Data de defesa: 23-Ago-2018
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Mestrado

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