Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1239
Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepções de professores e alunos sobre a escrita colaborativa em curso técnico EAD
Autor: REZENDE, André Guarda 
Primeiro orientador: KIILL, Keila Bossolani
Primeiro membro da banca: CORREA, Roberta Guimarães
Segundo membro da banca: HORNINK, Gabriel Gerber
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender as percepções de professores e alunos sobre as práticas de escrita colaborativa que são trabalhadas nos cursos técnicos profissionalizantes modalidade EAD e como elas podem interferir nos processos de obtenção do conhecimento dos educandos (as) do curso Técnico de Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, campus Machado, modalidade de educação à distância (EAD). As práticas de escrita colaborativa em rede são investigadas, ainda que de forma incipiente, nas pesquisas científicas discutindo as teorias educacionais de forma horizontalizada entre alunos(as) e professores(as). Com o advento das tecnologias digitais como suporte nesta modalidade de educação, a emancipação cultural e social apresentada a partir desta modalidade mais interativa, dinâmica, autônoma e inclusiva na EAD, com todas as suas contribuições para o processo educacional, ainda são pouco investigados. E na educação a distância, as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) estabelecem a função de instrumentos de mediação nos processos de ensino e de aprendizagem, na qual existe um campo forte, rico e propício para esta investigação e aprofundamento. Este trabalho é um estudo de caso único, com técnica de observação, registro em diário de campo, utilização de entrevistas com a aplicação de questionário semiestruturado e análise de conteúdo de Bardin. O material foi preparado e organizado para representar todas as fases do método compreendendo a reunião de todo o material e sua apresentação de forma coesa e clara referente às informações que foram coletadas. Foram levantadas importantes informações sobre o tema o que possibilitou categorizar conteúdos referentes à educação a distância (EAD) e as práticas de escrita colaborativa em rede, evidenciando que quanto maior for o acesso dos educandos (as) as TDICs, a aprendizagem se torna mais democrática perpassando barreiras econômicas, de espaço e tempo. A escrita colaborativa de textos em rede, nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), tem se mostrado eficazes na construção autônoma do conhecimento, embora ainda pouco utilizadas pelos docentes na modalidade EAD, conforme observadas nos resultados desta pesquisa. As instrumentalizações destas novas tecnologias nos processos educacionais estão cada dia mais presentes, o que comprova que não se pode mais observar as práticas pedagógicas e educacionais neste mundo globalizado, sem dar uma atenção especial a importância de se complementar às práticas de ensino com a utilização das tecnologias digitais, acompanhando a evolução do nosso tempo.
Abstract: This work aims to understand the perceptions of teachers and students about the practices of collaborative writing that are worked on the technical courses of EAD modality and how they can interfere in the processes of obtaining the knowledge of the students of the Technical Course of Work Safety of the Federal Institute of the South of Minas Gerais, campus Machado, modality of distance education (EAD). The practices of collaborative writing in a network are investigated, although in an incipient way, in the scientific researches discussing the educational theories in a horizontal way between students and teachers. With the advent of digital technologies as support in this model of education, the cultural and social emancipation presented from this more interactive, dynamic, autonomous and inclusive model in the EAD, with all its contributions to the educational process, are still little investigated. And in distance education, digital information and communication technologies (TDICs) establish the role of mediation instruments in the teaching and learning processes, in which there is a strong, rich and propitious field for this investigation and deepening. This work is a unique case study, with observation technique, recording in field diary, use of interviews with the application of semi-structured questionnaire and analysis of Bardin content. The material was prepared and organized to represent all phases of the method including gathering all material and presenting it in a cohesive and clear manner regarding the information that was collected. Important information about the subject was made possible, which enabled the categorization of contents related to distance education (EAD) and the practices of collaborative writing in network, showing that the greater the contact and the access of the students to the TDICs, the learning becomes makes it more democratic bypassing economic, space and time barriers. The collaborative writing of networked texts in virtual learning environments (AVAs), have been shown to be effective in the autonomous construction of knowledge, although still little practiced by teachers in the EAD modality, as observed in the results of this research. The instrumentalisations of these new technologies in educational processes are increasingly present, which proves that pedagogical and educational practices can no longer be observed in this globalized world, without paying special attention to the importance of complementing teaching practices with the use of digital technologies, following the evolution of our time.
Palavras-chave: Escrita colaborativa
Educação a distância
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Produção de conhecimento.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: REZENDE, André Guarda. Percepções de professores e alunos sobre a escrita colaborativa em curso técnico EAD. 2018. 291 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1239
Data de defesa: 31-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação André Guarda Rezende.pdf1,79 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons