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Tipo do documento: Dissertação
Título: Equilíbrio químico em lâmpadas halógenas: contribuições de uma sequência didática
Autor: PEREIRA , Caroline Mariae 
Primeiro orientador: KIILL, Keila Bossolani
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Ricardo Castro de
Segundo membro da banca: TOTI, Frederico Augusto
Resumo: Esta investigação tem como objetivo compreender a contribuição de uma sequência didática, planejada sob a temática “lâmpadas halógenas”, para a aprendizagem do conceito de equilíbrio químico pelos alunos do segundo ano de uma escola pública do município de Alfenas, localizado no sul de Minas Gerais. Para isso buscou-se compreender de que maneira os professores de Química participantes desta pesquisa ensinam o conceito de equilíbrio químico, quais as suas dificuldades para ensinar e para os alunos aprender. Para construir a sequência didática utilizaram-se das entrevistas com os professores e também as sequências presentes nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, do ano 2015, adotados pelos professores de Química. Em um primeiro momento a pesquisa foi desenvolvida com (4) quatro professores de Química da rede pública de ensino, em três escolas estaduais, nesta etapa realizaram-se entrevistas que possibilitaram entender como eles ensinam o conceito de equilíbrio químico. Após a transcrição e análise das entrevistas construiu-se em colaboração com esses professores uma proposta de sequência didática para ensinar este conceito, levando em consideração seus apontamentos e também a estrutura oferecida pelas escolas públicas do município. Para a aplicação e validação da sequência foi trabalhado primeiramente em um projeto piloto, com (33) trinta e três alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio. Após aplicação do projeto piloto, foi possível perceber que seriam necessárias algumas alterações na sequência, de forma que os alunos conseguissem compreender melhor as questões relacionadas às reações reversíveis e a dinamicidade de sistemas em equilíbrio químico. Depois de realizadas estas alterações a sequência foi implementada em outras (10) dez turmas de segundo ano do ensino médio em (2) duas escolas participantes. Para coleta de dados utilizou-se questionários semiestruturados, diário de campo e gravação audiovisual, sendo os dados foram analisados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2016). Como referencial teórico para aprendizagem considerou-se a abordagem construtivista e o modelo de sequência didática foi baseado em Teaching-Learning Sequence, em estudos feitos por Mehéut, a qual propõe sequências curtas de ensino de forma que possam ser analisadas à luz da teoria de aprendizagem.
Abstract: This research aims to understand the contribution of a didactic sequence, planned under the theme "halogen lamps", to learn the concept of chemical equilibrium by students of the second year of a public school in the city of Alfenas, located in the south of Minas Gerais. In order to do so, we sought to understand how the chemistry teachers participating in this research teach the concept of chemical equilibrium, what its difficulties are in teaching and in order to learn. In order to construct the didactic sequence, we used the interviews with the teachers and also the sequences present in the didactic books approved in the National Program of the Didactic Book for High School, of the year 2015, adopted by the professors of Chemistry. In a first moment the research was developed with (4) four teachers of Chemistry, in three state schools, the interviews were carried out at this stage that allowed them to understand how they teach the concept of chemical equilibrium. After the transcription and analysis of the interviews, a proposal of a didactic sequence to teach this concept was constructed in collaboration with these teachers, taking into account their notes and also the structure offered by the public schools of the city. For the application and validation of the sequence was first worked on a pilot project, with (33) thirty-three students from a second year high school class. After applying the pilot project, it was realized that some changes would be necessary in the sequence, so that the students could better understand the issues related to the reversible reactions and the dynamicity of systems in chemical equilibrium. After these changes were made the sequence was implemented in other (10) ten classes of second year of high school in (2) two participating schools. For data collection, semi-structured questionnaires, field diaries and audiovisual recording were used, and data were analyzed according to Bardin content analysis techniques. As a theoretical reference for learning the constructivist approach was considered and the didactic sequence model was based on Teaching-Learning Sequence, in studies done by Mehéut, which proposes short teaching sequences in a way that can be analyzed according to the learning theory .
Palavras-chave: Química (Ensino médio)
Aprendizagem ativa
Equilíbrio químico.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PEREIRA , Caroline Mariae. Equilíbrio químico em lâmpadas halógenas: contribuições de uma sequência didática. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1247
Data de defesa: 28-Jun-2018
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