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Tipo do documento: Dissertação
Título: A utilização de poemas clássicos em Tertúlias Literárias Dialógicas com crianças no Ciclo da Alfabetização
Autor: REIS, Thais Aparecida Bento 
Primeiro orientador: GIROTTO, Vanessa Cristina
Primeiro membro da banca: MARIGO, Adriana Fernandes Coimbra
Segundo membro da banca: NUNES, Aparecida Maria
Resumo: Esta dissertação tem como tema a leitura de poemas clássicos da literatura universal no Ciclo da Alfabetização e fundamenta-se teoricamente nos princípios da Aprendizagem Dialógica. A justificativa que destaca a relevância desta pesquisa é o fato de que, em muitas falas – senso comum – de professores(as), está o discurso de que os(as) alunos(as) não gostam de poemas por serem de difícil compreensão e pelo fato de que, quando este gênero textual é trabalhado em sala de aula, tem, muitas vezes, a finalidade de identificar rimas, versos, períodos literários ou interpretações fechadas, ou seja, a ―interação‖ do(a) aluno(a) com o texto nesse tipo de atividade acontece de forma mecânica. Nesse sentido, abordamos a Tertúlia Literária Dialógica, como uma atividade de leitura de clássicos universais da literatura que objetiva uma educação literária mais participativa e dialógica, o que acontece desde a escolha do livro até as reflexões entre alunos(as) e professores(as), que acontecem a partir do diálogo igualitário e que propõe que todas as opiniões sejam respeitadas, não pela posição ou nível de conhecimento acadêmico do(a) participante, mas, por sua argumentação diante de determinado tema. O presente trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e busca responder a questão: ―quais as características presentes nos clássicos literários que justificam seu uso na Tertúlia Literária Dialógica para a leitura de poemas?‖ Para responder à questão, partimos da hipótese de que estimular a leitura a partir dos clássicos literários contribui para a ampliação da linguagem oral e escrita, por se tratar de textos que utilizam a norma culta da língua, diferente de muitos fragmentos de textos presentes em livros didáticos e que apresentam uma linguagem, muitas vezes, infantilizada ou que não contribuem para desenvolver a criticidade e o vocabulário do(a) aluno(a). A partir de um estudo sistemático de autores(as) como Ana Maria Machado, Ezra Pound, Harold Bloom, Italo Calvino, Leyla Perrone-Moisés e T. S. Eliot, identificamos que, quando a leitura é desenvolvida em sala de aula, com finalidade estritamente interpretativa e obrigatória, dificulta uma melhor participação dos(as) alunos(as) no processo, assim como o desenvolvimento de atividades com textos que não possuem as características que permeiam as obras literárias clássicas como, por exemplo, a utilização de uma linguagem concisa, atemporalidade, universalidade e amplitude de sentidos. O objetivo geral desta pesquisa é identificar como a leitura realizada na Tertúlia Literária Dialógica contribui para desenvolver, em alunos(as) do Ciclo da Alfabetização, as habilidades de leitura propostas em documentos oficiais. Conclui-se, com base nos aportes teóricos elencados, que os textos a serem apresentados para alunos(as) no período da alfabetização não podem ser infantilizados ou textos ―pobres‖ gramatical e literariamente, haja vista as diversas possibilidades de aprendizagem instrumental dos conteúdos bem como a diversidade cultural advindas da leitura dos clássicos literários. Assim, a Tertúlia Literária Dialógica, por garantir a leitura dos clássicos universais e por possibilitar a expressão oral dos(as) alunos(as), consequentemente, contribui para a formação de alunos(as) que, criticamente, aprendem a realizar a leitura do mundo e, assim, criam sentido na aprendizagem da leitura da palavra.
Abstract: This dissertation has as its theme the reading of classic poems of the universal literature in the Literacy Cycle and is theoretically based on the principles of Dialogic Learning. The justification that highlights the relevance of this research is the fact that in many statements - common sense - of teachers, there is the discourse that students do not like poems because they are difficult to understand and by the fact that, when this textual genre is worked in the classroom, often has the purpose of identifying rhymes, verses, literary periods or closed interpretations, that is, the "interaction" of the student with the text in this type of activity, happens mechanically. In this sense, we approach the Dialogical Literary Gathering, as an activity of reading universal classics of literature that aims at a more participatory and dialogic literary education, which happens from the choice of the book until the reflections between students and teachers , which take place from an egalitarian dialogue and which proposes that all opinions be respected, not by the participant's position or level of academic knowledge, but by his or her argumentation on a given topic. The present work was developed from the bibliographical research and seeks to answer the question: "what are the characteristics present in the literary classics that justify their use in the Dialogical Literary Gathering for the reading of poems?" To answer the question, we start with the hypothesis that stimulating the reading from the literary classics that contributes to the amplification of oral and written language, for dealing with texts that use the cultured norm of the language, different from many fragments of texts present in textbooks and that present a language, often infantile or that do not contribute to develop the criticality and vocabulary of the student. From the systematic study of authors such as Ana Maria Machado, Ezra Pound, Harold Bloom, Italo Calvino, Leyla Perrone-Moisés and T.S. Eliot, we identify that when reading is developed in the classroom, with a strictly interpretative and obligatory purpose, it hinders a better participation of students in the process; another factor that does not contribute effectively to the student's cognitive and linguistic development is the development of activities with texts with little literary value, that is, that do not have the desirable characteristics in a text, characteristics that permeate classic literary works such as example, the use of a concise language, timelessness, universality and range of meanings. The general objective of this research is to identify how the reading carried out in the Dialogical Literary Gathering contributes to develop, in students of the Literacy Cycle, the reading skills proposed in official documents. It is concluded, based on the theoretical contributions listed, that the texts to be presented to students in the period of literacy can‘t be infantilized or "poor" texts grammatically and literally, there is sight the diverse possibilities of instrumental learning of the contents as well as of the cultural diversity coming from the reading of literary classics. Thus, the Dialogical Literary Gathering to ensure the reading of the universal classics and to enable the oral expression of the students, consequently contributes to the formation of students who, critically, learn to read the world and thus create meaning in the learning of the reading of the word.
Palavras-chave: Alfabetização
Cânones da literatura
Leitura
Poesia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: REIS, Thais Aparecida Bento. A utilização de poemas clássicos em Tertúlias Literárias Dialógicas com crianças no Ciclo da Alfabetização. 2018. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1249
Data de defesa: 22-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado

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