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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARBOZA, Jaqueline Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4610212134813343por
dc.contributor.advisor1FELÍCIO, Helena Maria dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8888651090922749por
dc.contributor.referee1GRACIANO, Miriam Monteiro de Castro-
dc.contributor.referee2GOMES, Cláudia-
dc.date.accessioned2018-11-08T19:41:19Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.identifier.citationBARBOZA, Jaqueline Santos. Integração das disciplinas de humanidades em currículos médicos a partir de uma análise documental e opinativa. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1252-
dc.description.resumoVisando ampliar nosso olhar sobre os processos curriculares da educação médica, nomeadamente sobre a integração dos elementos humanísticos, este trabalho buscou compreender como as disciplinas de humanidades médicas se integram aos currículos dos cursos de Medicina, a partir de um recorte documental e opinativo. Para tanto, empregamos a metodologia mista de coleta e análise de dados, a fim de obter informações quantitativas e qualitativas. A análise documental delimitou uma amostra de 20 (vinte) projetos curriculares e suas ementas, enquanto a pesquisa de opinião coletou as percepções de 234 (duzentos e trinta e quatro) sujeitos sobre a integração das humanidades nos currículos médicos. O exame das humanidades a partir dos princípios da integração curricular em quatro níveis de articulação revelou que, em sua maioria, há escassa articulação horizontal (transversalidade e interdisciplinaridade), verticalidade (continuidade das experiências e complexidade gradativa dos conhecimentos), lateralidade (integração com o meio) e equilíbrio (representação quanti e qualitativamente harmoniosa). Os dados da pesquisa de opinião corroboram com a análise documental, porém, trazem uma perspectiva menos crítica em relação às humanidades médicas nos currículos dos respondentes. Os resultados evidenciam que, de modo geral, as humanidades médicas se articulam ainda de forma superficial aos currículos dos cursos de medicina, aproximando-se mais do conceito de inserção do que de integração. Contudo, alguns currículos analisados apresentaram importantes avanços e aproximações, a partir da inserção longitudinal de disciplinas das humanidades, inclusão temática em vários ciclos de aprendizagem, vinculação destas em módulos multidisciplinares e, de certa forma, um número considerável de disciplinas do campo. Acreditamos que o estudo contribui para a discussão das humanidades médicas, suas referências e temáticas, sua importância na educação médica e sua integração ao contexto em que situa. Evidenciamos, na teoria curricular, elementos que contribuem para a proposição de projetos curriculares que integrem, de fato, as humanidades em uma representação harmoniosa e justa, dando ao campo o espaço e a articulação necessários à sua efetivação como categoria de compreensão da concepção de homem e seus processos.por
dc.description.abstractAiming to broaden our perspective on the curricular processes of medical education, namely on the integration of the humanistic elements, this work sought to understand how the medical humanities disciplines are integrated into the curricula of medical courses, from a documentary and opinionated point of view. For this, we used the mixed methodology of data collection and analysis, in order to obtain quantitative and qualitative information. The documentary analysis delimited a sample of 20 (twenty) curricular projects and their menus, while the opinion survey collected the perceptions of 234 (two hundred and thirty-four) subjects on the integration of the humanities in the medical curricula. The examination of the humanities from the principles of curricular integration in four levels of articulation revealed that in the majority there is scarce horizontal articulation (transversality and interdisciplinarity), verticality (continuity of experiences and gradual complexity of knowledge), laterality (integration with the environment) and balance (quantitative and qualitatively harmonious representation). Opinion survey data corroborate with documentary analysis, but they bring a less critical perspective on the medical humanities in respondent's curricula. The results show that, in general, the medical humanities are articulated in a superficial way to the curricula of medical courses, approaching more the concept of insertion than of integration. However, some curricula analyzed presented important advances and approaches, from the longitudinal insertion of humanities disciplines, thematic insertion in several learning cycles, linking the themes in multidisciplinary modules and, to a certain extent, a considerable number of subjects in the field. We believe that the study contributes to the discussion of the medical humanities, their references and themes, their importance in medical education and its integration to the context in which it situates. In curricular theory, elements that contribute to the proposition of curricular projects that integrate the humanities in a harmonious and just representation, giving the field the space and the articulation necessary for its realization as a category of understanding of the conception of man and his processes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2018-11-08T19:40:43Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Jaqueline Santos Barboza.pdf: 1664026 bytes, checksum: 31978b8bf5bf8bdd7676a55b5bd9f24a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducação Médicapor
dc.subjectCiências Humanaspor
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopor
dc.subjectEducação em Saúdepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleIntegração das disciplinas de humanidades em currículos médicos a partir de uma análise documental e opinativapor
dc.typeDissertaçãopor
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