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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo do desempenho de aço carbono utilizado em blindagem balística de carros de combate
Título(s) alternativo(s): Performance study of carbon steel armour used in combat vehicles.
Autor: SOUZA, Jordan Junqueira 
Primeiro orientador: MARIANO, Neide Aparecida
Primeiro coorientador: VON DOLLINGER, Christian Frederico de Ávila
Primeiro membro da banca: RAMOS, Erika Coaglia Trindade
Segundo membro da banca: SOUZA, Renato Chaves de
Resumo: Este trabalho analisou o desempenho balístico de uma blindagem de aço HHA (High Hardness Armour), utilizada em carros de combate, baseando-se em suas características microestruturais, composição química, ensaios de dureza, de microdureza, ensaios de ultrassom e por modelos matemáticos de balística terminal. A análise do desempenho do aço foi realizada em função dos danos gerados pelo impacto de dois projéteis do tipo Armour-Piercing 12,7 mm APM2 em uma chapa de aço, no qual um dos projéteis causou a perfuração parcial e o outro uma perfuração completa. Resultados da caracterização microestrutural e dos ensaios de ultrassom mostraram que ocorreram maiores transformações martensíticas na posição de perfuração parcial, com alternância entre martensitas ripadas e agulhadas. Na posição de perfuração completa houve maior predominância de austenita retida e martensitas ripadas, implicando em uma região com menor resistência ao impacto; essa diferença morfológica foi observada nas análises dos perfis das perfurações das regiões de perfuração parcial e completa. Na região de perfuração parcial ocorreram bandas de cisalhamento adiabático muito intenso. Enquanto no perfil de perfuração completa foi observada uma quantidade menor de bandas de cisalhamento adiabático e de menor intensidade, indicando menor resistência ao cisalhamento, devido à maior quantidade de austenita retida nessa região. Os valores de microdurezas na posição perfuração parcial, para as fases martensita e austenita, foram maiores que nas demais posições. Os cálculos de velocidade balística limite e de energia de perfuração demonstraram que a chapa apresentou desempenho satisfatório segundo as normas militares americanas para chapas de aço de blindagem
Abstract: This work analyzed a performance of a HHA (High Hardness Armour) armour steel plate, used in combat vehicles, through his microstructural characteristics, chemical composition, ultrasonic characterization, hardness and microhardness tests and terminal ballistics mathematical models. Based on damage effects caused by two Armour-Piercing 12.7 mm APM2 projectiles at the steel armour plate in which one of the projectiles caused a partial perforation and the other a complete perforation. Microstructural and ultrasonic characterization results showed that were more martensitic transformation at partial perforation region, with alternance between lath and needle martensites. At complete perforation region were detected more quantities of retained austenite and lath martensite, resulting in a region with less resistant of impact. These morphological differences were observed between profiles analysis of partial perforation and complete perforation regions. In the partial perforation region, more intense adiabatic shear bands were detected, while at complete perforation low intensity adiabatic shear bands were observed because more quantities of retained austenite, indicating a low ballistic resistance at this region. The microhardness values of martensite and austenite at partial perforation region are highest than other regions. The calculations of ballistic limit velocity and perforation energy demonstrate that a plate has performed satisfactorily according to American military standards for steel armour plates.
Palavras-chave: Balística Terminal.
Bandas de Cisalhamento Adiabático.
Blindagem de Carros de Combate.
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciência e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais
Citação: SOUZA, Jordan Junqueira. Estudo do desempenho de aço carbono utilizado em blindagem balística de carros de combate. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Alfenas, Poços de Caldas, MG, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1256
Data de defesa: 14-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado

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