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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLUCATELLI, Nathally Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8478598154012947por
dc.contributor.advisor1GROPPO, Luís Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4667459802757846por
dc.contributor.referee1FERNANDES, Renata Sieiro-
dc.contributor.referee2MARIANO, André Luiz Sena-
dc.date.accessioned2019-01-04T10:58:42Z-
dc.date.issued2018-09-25-
dc.identifier.citationLUCATELLI, Nathally Gomes. Aprendendo a ser mulher no ensino médio: um estudo de caso sobre relações de gênero em uma escola do sul de Minas Gerais.. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1270-
dc.description.resumoO tema desta pesquisa são as relações de gênero na escola. Seu objetivo é analisar de que modo uma escola do interior de Minas Gerais participa da construção dos papéis sociais de gênero de suas estudantes, focando como é ser uma jovem adolescente na escola e questionando quais as relações baseadas em diferenças de gênero que se estabelecem entre as/os estudantes e entre eles/as e os outros atores do ambiente escolar. Pesquisas já existentes indicam que a escola, apesar de ser repleta de diversidade, define bem como cada indivíduo deve se comportar de acordo com seu gênero, normalizando determinadas formas de agir e condenando outras. Nesse sentido, a pesquisa justifica-se por um olhar sobre o cotidiano de uma escola específica, por meio de um estudo de caso. Para tratar sobre a função socializadora da escola, serão usadas as abordagens teóricas de Miriam Abramovay (2005), Juarez Dayrell e Juliana Reis (2007). Já Michel Foucault (1997, 1999, 2009), Guacira Lopes Louro (1998, 1999, 2010) e Joan Scott (1995) têm teorias úteis para referenciar teoricamente as questões relacionadas a gênero, sexualidade e poder. Os procedimentos metodológicos adotados foram a observação participante, a análise de documentos, as entrevistas e o grupo focal em uma instituição escolar pública de ensino médio em uma pequena cidade do sul de Minas Gerais, destacando-se como sujeitos 11 alunas do 2º e 3º ano do ensino médio. Entre os principais resultados, há a confirmação no caso pesquisado de tendências que já foram observadas em outras pesquisas acerca do papel da escola como instituição que conforma de modo tradicional os papéis sociais de gênero, ao mesmo tempo em que ela se dedica pouco a problematizar as relações de gênero e o machismo em seu currículo formal.por
dc.description.abstractThis research concerns gender relationships in schools. It aims at analyzing how a school in a countryside of Minas Gerais state participates in the construction of gender social roles of students. Existing literature indicates that school, although full of diversity, defines how each individual should behave according to his or her gender, standardizing certain ways of acting and disapproving others. In this sense, the research is justified by a look at the daily life of a specific school through a case study. The study seeks to understand how is it to be a young adolescent at school, questioning relationships based on gender differences which are established among students and between students and other actors in the school environment. To handle the socializing function of the school, the theoretical approaches of Miriam Abramovay (2005), Juarez Dayrell and Juliana Reis (2007) were used. Michel Foucault (1997, 1999, 2009), Guacira Lopes Louro (1998, 1999, 2010) and Joan Scott (1995) have useful approaches to theoretically refer to questions related to gender, sexuality and power. The research had as methodological procedures participant observation, document analysis, interviews and focus group in a public high school of a small city in the South of Minas Gerais state, having as subjects 11 students of the 2nd and 3rd year of high school. Among the main results, the corroboration of trends already observed in other researches, in the researched case, about the role of the school as an institution that traditionally shapes gender social roles, while little problematizing gender relationships and sexism in its formal curriculum at the same time.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2019-01-04T10:57:36Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Nathally Gomes Lucatelli.pdf: 1758076 bytes, checksum: 80ba5e4223b6eb3ac950fa8ea05462ae (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectJuventudepor
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.titleAprendendo a ser mulher no ensino médio: um estudo de caso sobre relações de gênero em uma escola do sul de Minas Gerais.por
dc.typeDissertaçãopor
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