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Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações de gênero e formação docente: masculinidades e posturas feministas no curso de pedagogia da Unifal-MG.
Autor: RIBEIRO, Diego Duarte 
Primeiro orientador: MARIANO, André Luiz Sena
Primeiro membro da banca: AUAD, Daniela
Segundo membro da banca: SILVA, Romeu Adriano
Resumo: A presente pesquisa busca refletir como que as relações de gênero são vivenciadas e significadas pelas alunas e alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, por meio da identificação de elementos que representam as tensões entre as práticas ligadas à masculinidade hegemônica e posturas feministas. Essas relações, presentes em todos os momentos da vida em sociedade, são históricas, culturais, econômicas e políticas. Assim, feminilidade e masculinidade são construções humanas repletas de significado social que se relacionam e se manifestam por meio do corpo. Embora cada grupo social tenha uma forma própria de compreender feminilidade e masculinidade, há traços comuns entre eles, como é o caso da subordinação feminina, o que não quer dizer que essas relações sejam naturais, ao contrário, significa que há estruturas sociais que estabelecem uma relação de poder que valoriza o que está ligado ao masculino em detrimento ao que se relaciona com o feminino. Embora haja um silêncio em relação à participação das mulheres na história, elas não se limitaram ao espaço doméstico. Fizeram-se presentes de diversas formas também na economia, política e em vários setores da sociedade. Mesmo sob forte controle, as mulheres sempre procuraram maneiras de resistir. O mundo ocidental do século XX assiste ao processo de emancipação feminina e a construção do movimento feminista, que apesar de tão diversos quanto a realidade feminina, configura-se como um instrumento de reflexão, questionamento e transformação das estruturas de poder que promovem a subordinação da mulher. Além da revisão da literatura, foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta dos dados: o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, questionário, entrevistas estruturadas e análise quantitativa e qualitativa. Observou-se que as relações de gênero são silenciadas no processo de formação docente. Este silenciamento contribui para a construção de uma essência do que é ser mulher, que resulta na manutenção de práticas que valorizam a masculinidade.
Abstract: The present research seeks to reflect how the gender relations are experienced and meaningful by the students of the Pedagogy course of the Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, through the identification of elements that represent the tensions between the practices related to hegemonic masculinity and feminist attitudes. These relationships, present in all moments of life in society, are historical, cultural, economic and political. Thus, femininity and masculinity are human constructions replete with social meaning that relate and manifest themselves through the body. Although each social group has its own way of understanding femininity and masculinity, there are common traits among them, as is the case of female subordination, which does not mean that these relationships are natural, on the contrary, it means that there are social structures that establish a power relationship that values what is connected to the masculine in detriment of what is related to the feminine. Although there is a silence about the participation of women in history, they were not limited to domestic space. They were present in various ways also in the economy, politics and in various sectors of society. Even under tight control, women have always looked for ways to resist. The Western world of the twentieth century witnesses the process of feminist emancipation and the construction of the feminist movement, which, despite being as diverse as the feminine reality, is an instrument of reflection, questioning and transformation of the structures of power that promote the subordination of woman. In addition to the literature review, the following instruments were used to collect data: the Pedagogical Project of the Pedagogy Course, questionnaire, structured interviews and quantitative and qualitative analysis. It was observed that gender relations are silenced in the teacher training process. This silencing contributes to the construction of an essence of what it is to be a woman, which results in the maintenance of practices that value masculinity.
Palavras-chave: Relações de gênero
Feminilidade
Homens
Formação professores
Silenciamento.
Área(s) do CNPq: FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RIBEIRO, Diego Duarte. Relações de gênero e formação docente: masculinidades e posturas feministas no curso de pedagogia da Unifal-MG.. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1292
Data de defesa: 21-Nov-2018
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