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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada de professores para práticas inclusivas: contribuições da psicologia histórico-cultural
Autor: FRANCO, Renata Maria da Silva 
Primeiro orientador: GOMES, Claudia
Primeiro membro da banca: DUGNANI, Lilian Aparecida Cruz
Segundo membro da banca: ORRÚ, Silvia Ester
Resumo: Discutir os postulados da Educação Inclusiva é favorecer uma análise complexa da escola como espaço promissor de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos em suas diferenças, nas diversas capacidades e singularidades, em diversos contextos. Frente ao exposto a pesquisa lança como objetivo geral - Compreender de que modo os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural na formação docente favorecem a construção de práticas inclusivas. O estudo, com base na epistemologia qualitativa, ocorreu em uma escola estadual, localizada na área urbana do Município de Alfenas-MG, com a participação de 22 professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I e do 6º ano do Ensino Fundamental II e 1 vice-diretora. Os instrumentos utilizados foram o questionário de caracterização e as materialidades mediadoras, como músicas, charges, textos e fotos. A coleta de dados ocorreu no 2º semestre de 2017, entre os meses de agosto e dezembro, quinzenalmente, durante 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos, no momento da reunião pedagógica. O Plano de análise das informações realizou-se por meio do levantamento de pré-indicadores, dos indicadores e dos núcleos de significação, a saber: Desvelando o fracasso da escola x Empoderamento da escola; Representação da realidade x Possibilidades de enfrentamento; Educação Inclusiva x Educação “sem adjetivação”, que contemplam os elementos de significação expressos pelos participantes em relação aos diferentes aspectos abordados na pesquisa quanto à educação inclusiva. Como considerações finais, pode-se evidenciar que na análise dos sujeitos cabe à escola promover espaços de formação continuada, a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural para que o professor seja sujeito de suas ações e tenha condições reais de desenvolver o seu trabalho, o que demanda a apropriação de referenciais teóricos e metodológicos com base na compreensão histórica, social e, acima de tudo, relacional do processo de escolarização, no sentido de atender todos os alunos, indistintamente. A Psicologia Histórico-Cultural mostra-se efetiva na formação continuada para uma atuação essencialmente inclusiva, com foco nas realidades sociais, históricas, pedagógicas e relacionais estabelecidas com os alunos e suas diferenças e singularidades, não mais como forma de identificação e afastamento desses alunos, mas com ações profissionais comprometidas com o processo de desenvolvimento deles, a partir de um repertório pedagógico democrático.
Abstract: Discussing the postulates of inclusive education is to promote a complex analysis of the school as a promising space for learning and developing students in their differences, in different capacities and singularities, in different contexts. In view of the above-mentioned research launches as general objective to understand how the assumptions of historical-Cultural psychology in teacher education favor the construction of inclusive practices. The study, based on qualitative epistemology, occurred in a state school, located in the urban area of the municipality of Alfenas-MG, with the participation of 22 professors of the 4th and 5th years of elementary School I and the 6th grade of elementary School II and 1 deputy director. The instruments used were the characterization questionnaire and the mediating materialities, such as music, cartoons, texts and photos. Data collection occurred in the second semester of 2017, between the months of August and December, fortnightly, during one (1) hour and 30 (thirty) minutes, at the time of the pedagogical meeting. The information analysis plan was carried out through the survey of pre-indicators, indicators and nuclei of signification, namely: unveiled the failure of School x empowerment of the school; Representation of Reality x possibilities of coping; Inclusive Education x Education "without adjectivation", which contemplate the elements of signification expressed by the participants in relation to the different aspects addressed in the research regarding inclusive education. As final considerations, it can be evidenced that in the analysis of the subjects it is up to the school to promote spaces of continuous formation, based on the assumptions of Historical-Cultural psychology so that the teacher is subject to his actions and has real conditions of to develop their work, which demands the appropriation of theoretical and methodological references based on the historical, social and, above all, relational comprehension of the schooling process, in the sense of attending all students, indistinctly. The Historical-Cultural psychology is effective in continuing education for an essentially inclusive performance, focusing on the social, historical, pedagogical and relational realities established with the students and their differences and singularities, not more as a way of identifying and distancing these students, but with professional actions committed to their development process, from a pedagogical repertoire.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Formação continuada de professores
Psicologia histórico-cultural
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FRANCO, Renata Maria da Silva. Formação continuada de professores para práticas inclusivas: contribuições da psicologia histórico-cultural. 2018. 175 f. Dissertação (Mesrtado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1294
Data de defesa: 29-Nov-2018
Aparece nas coleções:Mestrado

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