Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1303
Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeito do grupo operativo no ensino do autocuidado para a prevenção do pé diabético: ensaio clínico randomizado
Autor: MOREIRA, João Batista 
Primeiro orientador: CHAVES, Erika de Cássia Lopes
Primeiro coorientador: IUNES, Denise Hollanda
Primeiro membro da banca: BORGES, Juliana Bassalobre Carvalho
Segundo membro da banca: SILVEIRA, Cristiane Aparecida
Resumo: Entre as complicações desencadeadas pela Diabetes Mellitus está o pé diabético. Os fatores de risco para o pé diabético devem ser precocemente reconhecidos, para evitarem a evolução de situação danosa. Logo, o estudo objetiva avaliar o efeito do grupo operativo no ensino do autocuidado com os pés para prevenção do pé diabético. Trata-se de um ensaio clínico, randomizado, controlado e duplamente mascarado, realizado com 109 voluntários com Diabetes tipo 2. Foram randomizados em dois grupos distintos, denominados Grupo Tratado (GT = 55 pessoas) e Grupo Controle (GC = 54 pessoas). O GT recebeu a intervenção educativa “Ensino do autocuidado com os pés”, enquanto o GC foi somente avaliado. Os voluntários foram avaliados em três momentos, antes e após a intervenção educativa e 15 dias em seguida - follow up. Nas avaliações foram aplicados instrumentos acerca do conhecimento sobre as práticas de prevenção do pé diabético, das intenções para realizar as atividades de autocuidado com os pés e as alterações na pele e nos pelos, na circulação sanguínea, na sensibilidade, na temperatura tissular, aferida por meio da câmara termográfica e na pressão plantar dos pés, por meio do baropodômetro. A intervenção “ensino do autocuidado com os pés” foi realizada por meio do grupo operativo e desenvolvida com orientação escrita, expositiva dialogada e role-playing. Os dados foram analisados por intenção de tratar e análise estatística por meio dos testes: Shapiro-Wilk, Qui-quadrado, Teste - T, Teste de Mann - Whitney; McNemar e Wilcoxon emparelhado. Os resultados demonstraram que após a intervenção educativa, o GT apresentou melhores valores quando comparado ao GC. Sendo assim, o GT apresentou estatisticamente significativo em relação ao GC nas variáveis globais de “Conhecimento quanto às atividades de autocuidado com os pés”, “Intenção de cuidar dos pés” e no “Risco de integridade da pele prejudicada dos pés”. Nesse sentido, a intervenção educativa de autocuidado com os pés trabalhadas no grupo operativo apresentou potencial para melhorar o autocuidado com os pés das pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2 e contribuiu para a redução dos riscos de complicações nos pés destas pessoas
Abstract: Among the complications triggered by Diabetes Mellitus is the diabetic foot. The risk factors for diabetic foot should be early recognized, to avoid the evolution of harmful situation. Therefore, the study aims to evaluate the effect of the operative group on teaching self-care with feet to prevent diabetic foot. It was a randomized, controlled, double-masked clinical trial of 109 volunteers with type 2 diabetes. They were randomized into two distinct groups, called the Treated Group (GT = 55 people) and the Control Group (GC = 54 people). The WG received the educational intervention "Teaching of self-care with the feet", while the CG was only evaluated. The volunteers were evaluated in three moments, before and after the educational intervention and 15 days later - follow up. In the evaluations instruments were applied on the knowledge about the practices of prevention of the diabetic foot, of the intentions to carry out the activities of self-care with the feet and the alterations in the skin and in the hair, in the blood circulation, the sensitivity, the temperature tesular, measured by through the thermographic chamber and in the plantar pressure of the feet through the baropodometer. The "self-care teaching with the feet" intervention was carried out through the operating group and developed with written orientation, expository dialogue and role-playing. Data were analyzed by intention-to-treat and statistical analysis using the following tests: Shapiro-Wilk, Chi-square, T-test, Mann-Whitney test; McNemar and Wilcoxon paired. The results showed that after the educational intervention, the WG presented better values when compared to the CG. Thus, WG was statistically significant in relation to CG in the global variables of "Knowledge about self-care activities with feet", "Intention to care for feet" and "Risk of integrity of damaged skin of feet". In this sense, the self-care educational intervention with feet worked in the operative group presented potential to improve self-care with the feet of people with Type 2 Diabetes Mellitus and contributed to reduce the risk of complications in the feet of these people.
Palavras-chave: Diabetes Mellitus
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Enfermagem
Área(s) do CNPq: ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Escola de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: MOREIRA, João Batista. Efeito do grupo operativo no ensino do autocuidado para a prevenção do pé diabético: ensaio clínico randomizado. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1303
Data de defesa: 7-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de João Batista Moreira.pdf3,85 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons