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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAIXETA, Elenice Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482615052235055por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9670033909365792por
dc.contributor.referee1SÁNCHEZ, Guadalupe Romero-
dc.contributor.referee2MATOS, Júlia Silveira-
dc.date.accessioned2019-04-17T20:12:00Z-
dc.date.issued2018-09-12-
dc.identifier.citationCAIXETA, Elenice Maria. O ensino-aprendizagem de história ibérica medieval: a consciência histórica dos alunos acerca da influência cultural árabe no Brasil. 2018. 208 f. Dissertação ( Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1360-
dc.description.resumoOs árabes que adentraram a Península Ibérica em 711 permaneceram na região ao longo de oito séculos trazendo consigo sua cultura, que será incorporada pelos povos da região. Os povos árabes possuíam grande habilidade técnica e conhecimentos científicos e artísticos. Assim, introduziram no ocidente diversas práticas e produtos provenientes do oriente, originando uma síntese entre civilização cristã e islâmica. A formação da Península Ibérica deriva do contato com o mundo muçulmano, que não foi apenas sinônimo de lutas, conflitos e desejo de domínio sobre o ―outro‖. Além das histórias de guerras e movimentos expansionistas de muçulmanos e cristãos encontram-se testemunhos de um passado conjunto que envolve troca de saberes, alianças, influências e intercâmbios entre os dois mundos diferentes. Com relação à presença árabe no Brasil, há o registro de dois movimentos marcantes, o primeiro é através do colonizador português e espanhol e mais tarde, no final do século XIX, com a chegada de imigrantes sírios e libaneses. Nessa perspectiva, considerou-se importante refletir a respeito de uma influência cultural árabe no Brasil, desta forma, nossa pesquisa tem como objetivo analisar a consciência histórica dos alunos acerca da influência cultural árabe no Brasil. Para isto a pesquisa está organizada em duas etapas: a primeira etapa é uma revisão de literatura e a segunda é uma pesquisa de campo (estudo de caso) com a aplicação de questionários, História a Completar (H-C) e a realização de grupos focais. Posteriormente foi feita uma análise qualitativa dos dados obtidos por meio das atividades realizadas, observando o conhecimento que os alunos têm a respeito da História Ibérica medieval e da influência cultural árabe no Brasil e qual tipologia de consciência histórica (tradicional, exemplar, crítica ou genética), segundo perceptiva teórica-metodológica de Jörn Rüsen, os alunos apresentam. Foi possível notar que o ensino de História Ibérica tem avançado pouco nas escolas e que maior parte das narrativas dos alunos vai em direção a uma consciência histórica tradicional - o que não seria incomum entre alunos desta faixa etária, já que Rüsen aponta que os tipos tradicional e exemplar são os mais encontrados no ambiente escolar – no entanto, foi verificada uma percepção mais refinada por parte de alguns alunos ao atribuírem sentido para os conhecimentos históricos aprendidos para analisar o presente e construírem perceptivas para o futuro, e ao enfatizar a importância de se estudar mais sobre a História Ibérica e sobre a influência cultural árabe no Brasil. Nas narrativas dos alunos percebemos que a consciência histórica expressa também é produzida no meio social e não somente nas instituições escolares. Contudo, como demonstram as narrativas, ainda é preciso muito trabalho para que o conhecimento acerca da História Ibérica e da cultura árabe esteja presente de forma efetiva no livro didático e dentro das salas de aula. A partir dos resultados desta pesquisa foi criado o recurso pedagógico digital por meio do software exerlearning, para ser trabalhado por professores e alunos em sala de aula, a fim de contribuir para o processo de ensino-aprendizado de História Ibérica.por
dc.description.abstractThe Arabians has been known to develop great technical, scientific and artistic skills. In the line time, they started to occupy the Iberian Peninsula from the year 711, after that they remained in the region for eight centuries introducing new practices, products, beliefs and customs. Consequently, the Iberians incorporated many aspects of the Arab culture and the result is a synthesis between Christianity and Islam. On the one hand, the contact with the Muslim world seem a synonym of wars, conflicts and desire to dominate the other. On the other hand, the History testimonies reveals that that relationship between two different worlds involves since war alliances until knowledge exchange. About the Arab presence in Brazil, there are two notable movements: the first is through the Portuguese and Spanish colonization and the second is the Syrian and Lebanese immigrant‘s arrival in the end of 19th century. This is why it is important to think about Arabian cultural influence in Brazil. Therefore, our research have as objective to analyze the student‘s historical awareness of the Arab cultural influence in Brazil and the research is organized in two stages: the first stage is a literature review and the second is a field research (case study) with the application of questionnaires, History to Complete (H-C) and the realization of focus groups. After, a qualitative analysis of data obtained through the practical activities, observing the students‘ knowledge about medieval Iberian history and Arab cultural influence in Brazil and which typology of historical consciousness (traditional, exemplary, critical or genetic), according to Jörn Rüsen's theoretical-methodological perceptions the students presents. It was possible to perceive that the teaching of Iberian History has advanced a little in the schools. In addition, the most of the narratives of the students goes towards a traditional historical consciousness, which would be common among students of this age. Since Rüsen points the traditional types and exemplary are the most, found in the school environment. However, a more refined perception by some students has been found to make sense of the historical knowledge learned to analyze the present and to construct perceptive ones for the future, and to emphasize the importance of to study more about Iberian History and about the Arab cultural influence in Brazil. In the student‘s narratives, we realize the expressed historical consciousness is also produced in the social environment and not only in school institutions. However, as the narratives demonstrate, much work still need to be done. So that knowledge about Iberian History and Arab culture is effectively, present in the textbook and inside the classrooms. From the results of this research, the digital pedagogical resource was created using the software exerlearning to be handled by teachers and students in the classroom in order to contribute to the teaching-learning process of Iberian History.eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em História Ibéricapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectHistória (Ensino médio)por
dc.subjectIberica, Peninsula (Espanha e Portugal)por
dc.subjectConsciência - Históriapor
dc.subjectInfluência cultural árabe no Brasil.por
dc.subject.cnpqHISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVALpor
dc.titleO ensino-aprendizagem de história ibérica medieval: a consciência histórica dos alunos acerca da influência cultural árabe no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
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