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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARTINS, João Paulo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6982180515064432por
dc.contributor.advisor1FARIA, Marcos Roberto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1615459773983790por
dc.contributor.referee1CUNHA, Bruno Leonardo-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Paulo César de-
dc.date.accessioned2019-04-22T21:37:15Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.citationMARTINS, João Paulo. Educação e ética em Kant: a importância da pedagogia da autonomia para a constituição moral do sujeito. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2019.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1363-
dc.description.resumoEste trabalho dissertativo visa contribuir com a reflexão sobre a educação a partir do pensamento do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804). O principal objetivo é apresentar o pensamento kantiano sobre a educação em sua relação com a ética. Concomitantemente, intenciona-se produzir uma reflexão capaz de amadurecer práticas para o desenvolvimento da moralidade por meio da educação. Como referencial teórico basilar desta investigação, buscar-se-á apoio na obra Sobre a Pedagogia (2002), com ênfase na introdução e na segunda parte dela. Neste contexto, propõe-se a seguinte questão: como constituir a formação moral do sujeito ante às carências de modelos e referenciais que despertem o comportamento ético? Este texto organiza-se em três capítulos para abordar a problemática levantada. No primeiro, preocupa-se em apresentar algumas considerações sobre a ambiência da Idade Moderna. O segundo capítulo mostra o impacto da obra de Rousseau no pensamento educacional de Kant. E, no terceiro, discutem-se os aspectos singulares da proposta educacional kantiana, demonstrando a sua relação com a dimensão da educação prática, da educação pública e privada, em vista de se alcançar, no plano ético, a felicidade por meio da virtude, e, no político, a paz perpétua. Propõe-se, então, a educação como caminho para afastar o ser humano de suas inclinações instintivas e o direcioná-lo pelo caminho da liberdade, a fim de desenvolver plenamente sua faculdade racional, elevando-o ao seu melhor estado de humanidade. A investigação aqui desenvolvida é de natureza teórica e estruturada segundo o rigor, a criticidade e a visão de conjunto, próprios das abordagens filosoficamente reflexivas e sistemáticas.por
dc.description.abstractThis dissertation seeks to contribute with the reflexion about education according to the German philosopher Immanuel Kant (1724-1804). The main objective is to show Kant’s thought about education and its relation to ethics. Concomitantly, it intends to produce a reflexion able to ripen practices to morality’s development by means of education. As important theoretical referential of this investigation it will search support at the opus About Pedagogy (2002), with emphasis on its introduction and second part. At this context, it is proposed the following question: how to constitute subject’s moral formation in face of the lacks of models and referentials that arouse ethical behavior? This work is organized in three chapters, to tackle the lifted problem. In the first, it occupies on showing some considerations about Modern Age’s ambience. The second chapter indicates Rousseau’s opus impact on Kant’s educational thought. And, in the third, it discusses the remarkable aspects of Kant’s educational proposal, demonstrating its relation with practical education’s dimension, of public and private education, in consideration of reaching, at ethical plan, happiness over virtue, and, at political plan, perennial peace. So it is proposed education as a way to dismiss human being of his instinctive inclinations and direct him to the way of freedom, in order to develop entirely his rational faculty, promoting him to his best state of humanity. The investigation developed here is of theoretical nature and structured according to rigour, criticism and conjunct view characteristic of the philosophically reflexive and systematic approaches.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2019-04-22T21:36:25Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de João Paulo Martins.pdf: 1033653 bytes, checksum: a7479a8615f868e56d124574d99cd558 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804por
dc.subjectLiberdadepor
dc.subjectÉticapor
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.titleEducação e ética em Kant: a importância da pedagogia da autonomia para a constituição moral do sujeitopor
dc.typeDissertaçãopor
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