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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDIAS, Natália Aparecida de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3513882369776389por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9670033909365792por
dc.contributor.referee1SILVEIRA, Débora de Barros-
dc.contributor.referee2FELÍCIO, Helena Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2019-04-22T22:23:00Z-
dc.date.issued2019-03-21-
dc.identifier.citationDIAS, Natália Aparecida de Oliveira. O brincar das crianças e sua apropriação dos espaços públicos. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2019.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1365-
dc.description.resumoO trabalho tem como objetivo compreender a relação entre espaços públicos e as apropriações das crianças nesses espaços; analisar os modos pelos quais as crianças podem contribuir para se pensar os espaços públicos; compreender as maneiras pelas quais as crianças reinventam a utilização desses espaços por meio do brincar e analisar as possibilidades de articulação entre a escola, a constituição dos espaços públicos da cidade e a criança. Os sujeitos investigados foram crianças da educação infantil, com idade entre quatro e seis anos da cidade de Alfenas. Para esta investigação, utilizou-se a técnica de grupo focal, a observação participante e uma entrevista semiestruturada. Utilizamos também a técnica de desenhos, realizados pelas crianças para conhecer os locais de que elas mais se apropriavam da cidade e também para compreender o modo de participação em que elas eram envolvidas. A análise de dados foi realizada por meio de análise de conteúdo das falas e das produções realizadas pelas crianças. A partir disso, elencamos duas categorias de análise: Contribuições das crianças para se pensar espaços públicos; e apropriação e reinvenção dos espaços públicos. Como resultado, podemos destacar que as crianças possuem poucos espaços destinados a elas e, consequentemente, não são vistas como atores sociais capazes de expressar e de exigir seus direitos. Esses dados apontam um grande desafio a ser superado para que as crianças conquistem seus espaços físicos e sociais.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to understand the relationship between public spaces and the appropriations of children in these spaces; to analyze the ways in which children can contribute to the thinking of public spaces; understand the ways in which children reinvent the use of these spaces by playing and analyzing the possibilities of articulation between the school, the constitution of the city's public spaces and the child. The subjects investigated were infants, aged between four and six years of age in the city of Alfenas. For this investigation, we used the focal group technique, the participant observation and a semi-structured interview. We also used the technique of drawings, made by children to know the places they appropriated the city and also to understand the mode of participation in which they were involved. Data analysis was performed through content analysis of speeches and productions performed by the children. From this, we list two categories of analysis: Children's contributions to think public spaces; and appropriation and reinvention of public spaces. As a result, we can point out that children have few spaces for them and, consequently, are not seen as social actors capable of expressing and demanding their rights. These data point a great challenge to be overcome so that children conquer their physical and social spaces.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2019-04-22T22:22:16Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao Natália Aparecida de Oliveira Dias.pdf: 4025748 bytes, checksum: ca593140aeb1e8b641f342eccf30d1f6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2019-04-22T22:22:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao Natália Aparecida de Oliveira Dias.pdf: 4025748 bytes, checksum: ca593140aeb1e8b641f342eccf30d1f6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectApropriaçãopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO brincar das crianças e sua apropriação dos espaços públicospor
dc.typeDissertaçãopor
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