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Tipo do documento: Dissertação
Título: Scratch como fator mobilizador para produção de narrativas digitais
Autor: BROCHADO, Eliana Alice 
Primeiro orientador: HORNINK, Gabriel Gerber
Primeiro membro da banca: TRAZZI, Patrícia Silveira da Silva
Segundo membro da banca: TÔRRES, Maria Emilia Almeida da Cruz
Resumo: Esta pesquisa discutiu as possibilidades de trabalho com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em sala de aula e teve como propósito compreender o processo de apropriação de Narrativas Digitais durante o uso da linguagem de programação Scratch em aulas de Língua Portuguesa no trabalho com produção de texto. A pergunta que nos norteou interrogava como o Scratch pode levar a essa apropriação. Valemo-nos, para tanto, da metodologia de estudo de caso, aplicando um caso-piloto com o objetivo de conhecer melhor o percurso metodológico traçado e, em seguida, o estudo de caso com as técnicas de observação participante (com produção de jornal de pesquisa), análise documental (Narrativas Digitais – tanto dos aspectos relacionados ao Pensamento Computacional quanto aos do gênero) e aplicação de questionário (Teste dos Estados Emocionais) com questões fechadas e uma aberta para a produção dos dados, os quais foram organizados, categorizados e analisados com abordagem mista, à luz da Teoria da Ação Mediada. O processo de imersão no material coletado permitiu a divisão dos dados anotados no jornal de pesquisa em episódios, que tiveram assomados a si, as categorias criadas no processo de sistematização dos documentos (Narrativas Digitais) e do questionário. Os resultados deste trabalho indicam que a inserção de tecnologias digitais em sala de aula deve estar atrelada a uma abordagem teórica que favoreça a construção do conhecimento de maneira distribuída entre os pares, na relação com os demais agentes e também com as ferramentas (técnicas e psicológicas), especificamente as digitais de comunicação, considerando tanto o contexto de produção quanto o social, nos quais o trabalho foi desenvolvido. Ademais, esta pesquisa mostra indícios de que o Scratch - como ferramenta cultural de mediação - relacionado à realidade dos alunos, suas vivências e ao meio onde vivem, favorece a apropriação de Narrativas Digitais.
Abstract: This research discussed the possibilities of the working with Digital Technologies of Information and Communication in the classroom and the purpose was to understand the process of appropriation of Digital Narratives during the use of the Scratch programming language in classes of Portuguese Language in the work with text production. The question that guided us wondered how Scratch could lead to this appropriation. We have used the methodology of case study, applying a pilot case with the purpose of knowing better the methodological trajectory outline, and then the case study with techniques of participant observation (with production of research journal), documentary analysis (Digital Narratives - both aspects related to Computational Thinking and geners) and application of a questionnaire (Test of Emotional States) with closed issues and an open issue to the production of the data, which were organized, categorized and analysed with a mixed approach, in light of the Mediated Action Theory. The process of immersion in the material collected allowed the division of the data annotated in the research journal in episodes, that have been added to the categories created in the process of systematization of the documents (Digital Narratives) and of the questionnaire. The results of this work indicate that the insertion of digital technologies in the classroom must be tied to a theoretical approach that favors the construction of knowledge in a distributed manner among peers, in relation to the other agents and also with the tools (techniques and psychological), specifically the communication digital, considering both the production context and the social, in which the work was developed. Furthermore, this research shows indications that Scratch - as a cultural tool of mediation - related to the reality of the students, their experiences and the environment where they live, favors the appropriation of Digital Narratives.
Palavras-chave: Jogos simulados em educação.
Tecnologia educacional.
Computação -- Educação
Produção de Texto
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BROCHADO, Eliana Alice. Scratch como fator mobilizador para produção de narrativas digitais. 2018. 197 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1370
Data de defesa: 12-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado

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