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dc.creatorASSIS, Jessica Soares Lapa.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0181240977859827por
dc.contributor.advisor1FELÍCIO, Helena Maria dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8888651090922749por
dc.contributor.referee1GUARÁ, Isa Maria Ferreira da Rosa-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Fabiana de-
dc.date.accessioned2019-05-23T18:33:42Z-
dc.date.issued2019-04-08-
dc.identifier.citationASSIS, Jessica Soares Lapa.. desenvolvimento curricular de uma instituição de educação não-formal: a perspectiva de uma educação de tempo integral. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2019.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1378-
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar o desenvolvimento curricular de uma instituição de educação não-formal do município de Varginha-MG e como este trabalho pode contribuir para uma educação de tempo integral. Para tanto, torna-se necessário identificar e analisar os elementos que constituem o desenvolvimento curricular da instituição não-formal, bem como compreender a relação dos profissionais da instituição não-formal com o processo de desenvolvimento curricular e relacionar os elementos presentes no currículo desta instituição como possibilidade de contribuição para a educação de tempo integral. Esta perspectiva parte da ideia de que a educação não-formal exerce uma prática educativa e contribui para o processo educativo de um indivíduo na medida em que se relaciona com outros modos de se fazer educação em espaços de formação para a construção de aprendizagens e saberes significativos, sobretudo no contraturno escolar, o que viabiliza uma educação de tempo integral. Diante das distintas dimensões da pesquisa, os referencias utilizados são: na educação não-formal, autores como Jaume Trilla e Maria da Glória Gohn; no desenvolvimento curricular, partimos dos estudos de Ivone Gaspar e Maria do Céu Roldão; e na educação de tempo integral, temos por analise as alterações históricas e legais do Brasil, bem como as contribuições de Isa Maria Ferreira da Rosa Guará. Este trabalho está respaldado com base na pesquisa qualitativa com enfoque interpretativo construtivo, tendo como instrumentos de coleta de dados propostos a observação participante; análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais da instituição. A partir da construção de núcleos de significação com as informações obtidas, foi possível realizar a interpretação e análise dos dados, no qual constatamos a importância de se pensar o currículo da educação não-formal, sobretudo considerando a atuação desse trabalho direcionado às classes menos favorecidas, com vistas à formação integral do indivíduo. Correlacionando alguns dos elementos do desenvolvimento curricular verificamos um currículo flexível, dinâmico, pautado pela atuação de uma gestão ativa e democrática e que pode trabalhar com habilidades e competências de grande valia para o desenvolvimento humano, o que evidencia a sua significativa contribuição para uma proposta de formação em tempo integral.por
dc.description.abstractThis work aims to analyze the curricular development of a non-formal education institution in the municipality of Varginha-MG and how it can contribute to a full-time education. To do so, it is necessary to identify and analyze the elements that constitute the curricular development of the non-formal institution, as well as to understand the relation between the professionals of this non-formal institution and the curricular development process, and also relate the items present in the curriculum of this institution as a possibility of contributing to a full-time education. This perspective originates from the idea that non-formal education exerts an educative practice and contributes to an individual's educational process as it relates to other ways of educating in instructive spaces for the construction of learning and significant knowledge, especially in the pre or post regular class period, which enables a full-time education. In view of the distinct dimensions of the research, the references used are: in non-formal education, authors such as Jaume Trilla and Maria da Glória Gohn; in curricular development, I base on the studies of Ivone Gaspar and Maria do Céu Roldão; and in full-time education, I analyze the historical and legal changes in Brazil, as well as the contributions of Isa Maria Ferreira da Rosa Guará. This work is based on qualitative research with constructive interpretative focus, having as proposed instruments of data collection: active observation of the daily life of the institution for a period of six months, documentary analysis and semi-structured interviews conducted with professionals from the institution. From the construction of signification nuclei with the information obtained, it was possible to perform the data analysis and interpretation, in which we found the importance of thinking about the curriculum of non-formal education, especially considering the performance of such work is aimed at underprivileged classes, focusing on the integral formation of the individual. Correlating some elements of the curricular development we found a flexible, dynamic curriculum, guided by the performance of an active and democratic management that can work with skills and competencies of great importance for the human development, which evidences its significant contribution to a full-time education proposal.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2019-05-23T18:32:37Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Jessica Soares Lapa Assis.pdf: 2383813 bytes, checksum: bf7c80bc5e2a37d3b97568e00d1fc25d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-23T18:33:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Jessica Soares Lapa Assis.pdf: 2383813 bytes, checksum: bf7c80bc5e2a37d3b97568e00d1fc25d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-04-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação não formalpor
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectCurrículospor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleO desenvolvimento curricular de uma instituição de educação não-formal: a perspectiva de uma educação de tempo integral.por
dc.typeDissertaçãopor
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