Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1381
Tipo do documento: Dissertação
Título: Infâncias Tecnologias: relações imbricadas na era digital
Autor: OLIVEIRA, Erika Maria de 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Fabiana de
Primeiro membro da banca: TEBET, Gabriela Guarnieri de Campos
Segundo membro da banca: SOARES, Olavo Pereira
Resumo: A presente pesquisa abordou a questão da infância e de sua relação com a tecnologia. Para tanto, foi-se em busca de ouvir as crianças e, também, alguns adultos que fazem parte de seu cotidiano, como os seus responsáveis legais e professores. Diante de tal perspectiva, idealizaram-se meios que tornassem possível a compreensão dos sentidos atribuídos pelas crianças à vivência de sua infância com o uso de tecnologias, buscando-se conhecer como negociam o acesso a essas tecnologias com os adultos, bem como delas se apropriam, usando e disseminando as informações juntamente com os pares e adultos à sua volta. Os conceitos de infância e tecnologia estão fundamentados em aportes teóricos como Castells (1999); Dornelles (2011); Dornelles e Bujes (2012); Prensky (2010), além de sociólogos da infância. A fim de operacionalizar este projeto de pesquisa, realizou-se levantamento bibliográfico por meio de uma busca de artigos e textos dispostos em biblioteca online, cuidando, também, de conduzir a parte empírica da pesquisa a partir do preenchimento de questionários com as crianças, seus pais e professores, realizando entrevistas semiestruturadas com os pais e grupos focais com as crianças. Optou-se, também, por realizar pesquisa de campo a partir de projeto de intervenção com o uso de tablets. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de 5 a 7 anos de idade, matriculadas em duas instituições escolares de Paraguaçu – MG e com seus pais e professores. As crianças foram pensadas como atores sociais, produtoras de culturas e agentes transformadores da sociedade, produtoras de suas próprias culturas. Nesse contexto, a infância está sendo considerada no plural, por duas razões específicas: as crianças vivem diferentes infâncias, variando conforme o contexto, classe, etnia, gênero etc.; e em virtude do desenvolvimento vertiginoso da tecnologia, as crianças também passam a ser socializadas por meio desse contexto tecnológico. Os resultados demonstraram que, muito além de reproduzir conhecimentos, as crianças também são capazes de produzir e interpretar informações e saberes, bem como de fazer com que seus pares e adultos também busquem novas interpretações e instruções nesta relação tecnológica. Inferem, ainda, que a tecnologia mediada pelas mídias empodera as crianças, mudando visões do mundo adulto sobre elas.
Abstract: The present research addressed the issue of childhood and its relationship with technology. In order to do so, he sought to listen to the children and also some adults who are part of their daily life, such as their legal guardians and teachers. In view of this perspective, means were developed that would make possible the understanding of the meanings attributed by children to the experience of their childhood through the use of technologies, seeking to know how they negotiate access to these technologies with adults, as well as appropriating them , using and disseminating information along with the peers and adults around them. The concepts of childhood and technology are based on theoretical contributions such as Castells (1999); Dornelles (2011); Dornelles and Bujes (2012); Prensky (2010), as well as sociologists of childhood. In order to operationalize this research project, a bibliographical survey was carried out through a search of articles and texts arranged in an online library, taking care also to conduct the empirical part of the research from the filling of questionnaires with the children, their parents and teachers, conducting semi-structured interviews with parents and focus groups with children. It was also decided to carry out field research from an intervention project with the use of tablets. The subjects of the research were children from 5 to 7 years old, enrolled in two school institutions of Paraguaçu - MG and with their parents and teachers. The children were thought of as social actors, producers of cultures and transforming agents of society, producers of their own cultures. In this context, childhood is considered in the plural, for two specific reasons: children live different childhoods, varying according to context, class, ethnicity, gender etc.; and because of the dizzying development of technology, children also become socialized through this technological context. The results demonstrated that, in addition to reproducing knowledge, children are also able to produce and interpret information and knowledge, as well as to make their peers and adults also seek new interpretations and instructions in this technological relation. The results still infer that media-mediated technology empowers children by changing visions of the adult world over them.
Palavras-chave: Infâncias
Tecnologias Digitais
Sentido Atribuídos
Empoderamento Tecnologico
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Erika Maria de. Infâncias Tecnologias: relações imbricadas na era digital. 2019. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1381
Data de defesa: 26-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Erika Maria de Oliveira (2).pdf3,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons