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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análisis de la justicia educativa en las políticas Colombianas con base en los planteamientos de François Dubet
Autor: PALACIO LONDOÑO, Cristian David
Primeiro orientador: MARIANO, André Luiz Sena
Primeiro membro da banca: LIMA, Emilia Freitas de
Segundo membro da banca: GROPPO, Luis Antonio
Resumo: Este estudo apresenta uma revisão especial das políticas educativas colombianas mais recentes e importantes (especialmente as políticas de gratuidade, qualidade e relevância estabelecida no Plano Decenal 2006-2016) a partir do pensamento crítico de François Dubet e seus conceitos de Justiça Educacional. Como método de trabalho usei a análise documental e, especialmente, a contraste entre as políticas, seus objetivos e realizações, com as categorias de "igualdade de oportunidades", "meritocracia" e "cultura escolar comum" cunhado por Dubet em suas principais obras. Os resultados da análise mostraram que as políticas educacionais colombianas visam justificar e aumentar as desigualdades escolares e sociais, em vez de contribuir para sua superação. Evidencia-se que, por trás das políticas e programas analisados, existem interesses econômicos ocultos (competitividade e eficiência produtiva-trabalhista) que refletem os interesses e as demandas globalizantes do nosso tempo. Em particular, adverte-se que os propósitos atuais da educação colombiana são mais políticos do que sociais e culturais, e que os sistemas educacionais são orientados para os objetivos mercantis exigidos pelo mercado mundial. Da perspectiva de Dubet, trata-se de políticas de aplicação geral (pouco críticas) que aprofundam a injustiça, permitindo que indivíduos com mais "capital cultural" manter-se nas posições privilegiadas. Por esta razão, o trabalho propõe a reestruturação dessas políticas e programas para avançar no compromisso constitucional de uma educação com uma função social que ajuda a estabelecer as bases para uma sociedade em paz e democracia.
Abstract: This study proposes a special review of the most recent and important Colombian educational policies (especially the free education policy, Quality and Relevance established in the Ten-Year Plan 2006-2016) based on the critical thinking of François Dubet and his concepts of Educational Justice. As a working method I used the documentary analysis and especially the contrasting between the policies, their objectives and achievements, with the categories of "equality of opportunities", "meritocracy" and "common school culture" coined by Dubet in his main works. The results of the analysis showed that Colombian educational policies aim to justify and increase school and social inequalities, instead of contributing to their overcoming. It is evident that behind the policies and programs reviewed there are hidden economic interests (competitiveness and productive-labor efficiency) that reflect the interests and globalizing demands of our time. In particular, it is noted that the purposes of current Colombian education are more political than social and cultural, and that the educational systems are aimed at the mercantile objectives demanded by the world market. From Dubet's perspective, it deals with policies of general application (very uncritical) that deepen injustice, allowing individuals with more "cultural capital" to remain in privileged positions. For this reason, the work proposes the restructuring of these policies and programs to advance the constitutional commitment of an education with a social function that helps to lay the foundations for a society in peace and democracy.
Palavras-chave: Justícia Educativa
Françõis Dubet
Igualdad de Oportunidades
Meritocracia
Cultura Escolar Común
Política Educativas de Colombia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PALACIO LONDOÑO, Cristian David. Análisis de la justicia educativa en las políticas Colombianas con base en los planteamientos de François Dubet. 2019. 60 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1402
Data de defesa: 22-Jul-2019
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