Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1409
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Lute como uma menina”: gênero e processos de formação na experiência das ocupações secundaristas
Autor: SILVEIRA, Isabella Batista 
Primeiro orientador: GROPPO, Luís Antonio
Primeiro membro da banca: TAMAZAKI, Kimi Aparecida
Segundo membro da banca: MARIANO, André Luiz Sena
Resumo: Este trabalho objetiva aprofundar as reflexões sobre as ocupações estudantis secundaristas que se alastraram pelo país nos anos de 2015 e 2016. O foco investigativo e o recorte temporal escolhido para a produção dos dados são as ocupações que ocorreram no último trimestre de 2016. A partir da apresentação do panorama político e apoiada nos conceitos de classe e experiência do historiador inglês Edward Thompson, a presente pesquisa buscou investigar como aconteceram os processos de formação no interior das ocupações e como estas práticas formativas permitiram a construção de um novo olhar sobre o espaço escolar, movimentos estudantis e as relações interpessoais estabelecidas no contexto desta experiência. Para tal compreensão, elencamos as relações de gênero estabelecidas dentro das ocupações como principal medidor dos impactos desta vivência nos sujeitos ocupantes. O procedimento metodológico utilizado, para além da revisão do referencial teórico e demais produções relacionadas às ocupações, foram entrevistas semiestruturadas. Elas permitiram que as análises dos dados fossem mais qualitativas e profundas e que as entrevistadas conseguissem refletir com mais propriedade sobre os acontecimentos. O objetivo da utilização destes dados foi investigar as relações de gênero no contexto das ocupações, amparada nas categorias e conceitos do feminismo interseccional e classista. As entrevistas foram feitas com meninas ocupantes de escolas estaduais de duas cidades do Sul de Minas Gerais que desempenharam um papel de protagonismo no movimento, se destacando nos processos de formulação política, uma característica forte desta onda de lutas juvenis. Como resultado, percebeu-se que o exercício da autonomia, da auto-organização e o do auto fazer-se foram fundamentais para que as ocupações não se limitassem ao papel de ser só uma ferramenta pragmática de luta política. As ocupações colocaram para os sujeitos que a vivenciaram novas perspectivas de atuação social e política, que se efetuaram na prática das relações sociais que permearam as escolas ocupadas, já que gênero, classe e raça eram palavras ouvidas com bastante frequência nas escolas ocupadas. Deseja-se que esta pesquisa possa contribuir para a sistematização de uma parte da bagagem de lutas e práticas formativas deixadas pelas ocupações, fortalecendo a memória das e dos estudantes que participaram deste processo e também daquelas e daqueles que virão.
Abstract: This work aims to deepen the reflections on the student occupations Secundary School spread throughout the country in years 2015 and 2016. The investigative focus and the temporal cutt-off chosen for production of the doctor are the occupation that occurred last quarter 2016. From presentation of the political panorama and supported in the concepts of class and experience of English historian Edward Thompson, the present research sought to investigative how the facts happened the processes of formation inside the occupations and how these formativepratices allowed the constrution of a new look on the school space, students moviments and the interpersonal relationship established in the context of this experience.For such an understanding we attach the established gender relationswithin the occupations as the main measure of the impacts of this experience on the subject occupants. The methodological procedure used in addition to the revision of the theoretical reference and other productions related to the occupations was semi-structerd interviews. They allowed the analysis of the data to be move qualitative and profound and the interviews were able to reflect more accurately on the events. The purpose of using this data was to investigate gender the relation in the context of occupation supposted by the categories and concepts of class feminism. The interviews were conducted with girls occupying state schools in two southern cities of Minas Gerais that played a leading role in the moviment,highlighting in the processes of political formulation a strong characteristic of this wave of youth struggles. As results it was realized that the exercise of the autonomy, of self-organization and of self-making were fundamental so that the occupations were not limited to the role of being only a pragmatic tool of political struggle. The occupations placed for the subjects who social and political action that they performed in the practice of social relation which permeated occupied schools,gender, class and race were words heard quite often in busy school. It is hoped that this research may contribute to the systematization of a part of the fighting baggage and practice left by occupations, strengthening memory of the students who participated in the process and also those who will come.
Palavras-chave: Ocupação
Formação
Experiência
Gênero
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVEIRA, Isabella Batista. “Lute como uma menina”: gênero e processos de formação na experiência das ocupações secundaristas. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1410
Data de defesa: 4-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado
Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Isabella Batista Silveira.pdf993,95 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons