Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Leandro Borges-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7928487134916005por
dc.contributor.advisor1MARIANO, André Luiz Sena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1707973773263725por
dc.contributor.referee1MAIO, Eliane Rose-
dc.contributor.referee2GOMES, Claudia-
dc.date.accessioned2019-11-04T18:17:24Z-
dc.date.issued2019-09-05-
dc.identifier.citationFERREIRA, Leandro Borges. Relações de gênero e sexualidade em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola de Ilicínea-MG. 2019. 113 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2019.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1448-
dc.description.resumoEsta dissertação foi desenvolvida partindo da problemática de pesquisa “Como os livros didáticos voltados aos anos finais do ensino fundamental abordam o tema das relações de gênero e sexualidade?”. Este estudo trata-se de um estudo de caso que tem como objetivo analisar as representações referentes às relações de gênero contidas em livros didáticos, por meio de imagens e textos, voltados aos anos iniciais do ensino fundamental. Os livros selecionados foram usados por alunos/as e professores/as do nono ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal da cidade de Ilicínea-MG. As disciplinas escolhidas são Geografia, Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e História. A pesquisa está dividida em três seções: a primeira, gênero e sexualidade em que a pesquisa amparou-se nos conceitos de Guacira Louro, Raewyn Connell e Daniela Auad para a compreensão da construção social das relações gênero e sexualidade. Na segunda seção, que são as pesquisas correlatas, foram selecionados vários trabalhos de pós-graduação que analisar amas representações de gênero e sexualidade nos livros didáticos. E a terceira e última seção, gênero e sexualidade no livro didático: o que eles revelam?é detalhado o procedimento de análise, o percurso metodológico e são apresentados os dados da pesquisa dialogando. Os resultados deste estudo confirmam que os livros didáticos reforçam os estereótipos em torno das relações de gênero, ou seja, fortalecem os atributos pessoais adequados a homens e mulheres, amparando-se, por exemplo, na força física. As análises em torno da sexualidade, quando existem, não são explícitas, ficando, portanto, subentendida a heterossexualidade como a única forma de viver essa dimensão da vida. Os livros didáticos silenciam, por meio de suas imagens e textos, questões referentes à diversidade sexual. Diante desses resultados, podemos compreender quais valores estão sendo produzidos e reproduzidos em torno das relações de gênero e sexualidade. Sendo assim, constata-se que os livros analisados não contribuem para pensar uma sociedade que respeita a diversidade de gênero e sexualidade. E para pensar outro tipo de sociedade, a escolha dos livros didáticos precisa se tornar um processo que permita um olhar mais transversal capaz de perpassar a dimensão única do olhar para o conteúdo. Ou seja, se queremos outro tipo de sociedade e reconhecer o papel central da educação nesse processo, é preciso que cuidemos das escolhas desses artefatos culturais que, por vezes, são a única ferramenta do professor em sala de aula.por
dc.description.abstractThis dissertation was developed based on the research problem "How do textbooks aimed at the final years of elementary school approach the theme of gender relations and sexuality?”. This study is a case study that aims to analyze the representations regarding gender relations contained in textbooks, through images and texts, focused on the early years of elementary school. The selected books were used by students and teachers of the ninth grade of elementary school in a municipal school in the city of Ilicínea-MG. The chosen subjects are Geography, Mathematics, Portuguese Language, Science and History. The research is divided into three sections: the first, gender and sexuality in which the research was based on the concepts of Guacira Louro, Raewyn Connell and Daniela Auad for understanding the social construction of gender and sexuality relations. In the second section, which is related research, several postgraduate works were selected that analyzed the representations of gender and sexuality in textbooks. And the third and last section, gender and sexuality in the textbook: what do they reveal? Is the analysis procedure, the methodological route detailed and the dialogical research data presented. The results of this study confirm that textbooks reinforce stereotypes around gender relations, that is, strengthen the personal attributes appropriate to men and women, relying, for example, on physical strength. Analyzes around sexuality, when they exist, are not explicit, thus implying heterosexuality as the only way to live this dimension of life.The textbooks silence, through their images and texts, questions concerning sexual diversity. Given these results, we can understand what values are being produced and reproduced around gender relations and sexuality. Thus, it is clear that the books analyzed do not contribute to thinking about a society that respects gender diversity and sexuality. And to think about another kind of society, the choice of textbooks must become a process that allows a more transversal look capable of pervading the unique dimension of looking at content. That is, if we want another kind of society and recognize the central role of education in this process, we need to take care of the choices of these cultural artifacts that are sometimes the only tool of the classroom teacher.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2019-11-04T18:16:28Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Leandro Borges Ferreira.pdf: 2377873 bytes, checksum: 6ec2d107451bd5e2d6f2fb87d3a3eefd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2019-11-04T18:16:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Leandro Borges Ferreira.pdf: 2377873 bytes, checksum: 6ec2d107451bd5e2d6f2fb87d3a3eefd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2019-11-04T18:17:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Leandro Borges Ferreira.pdf: 2377873 bytes, checksum: 6ec2d107451bd5e2d6f2fb87d3a3eefd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-04T18:17:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Leandro Borges Ferreira.pdf: 2377873 bytes, checksum: 6ec2d107451bd5e2d6f2fb87d3a3eefd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-09-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectIdentidade de Genêro na Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRelações de gênero e sexualidade em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola de Ilicínea-MGpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Leandro Borges Ferreira.pdf2,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons