Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1453
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ingresso e a formação acadêmica do sujeito surdo: singularidades, conquistas e desafios da educação inclusiva no espaço universitário
Autor: SILVA, Reginaldo Aparecido 
Primeiro orientador: ORRÚ, Sílvia Ester
Primeiro membro da banca: NASCIMENTO, Lilian Cristine Ribeiro
Segundo membro da banca: GOMES, Cláudia
Resumo: Este estudo teve como problema de pesquisa os fatores dificultadores do ingresso, permanência e formação de sujeitos surdos na educação superior. Teve como objetivo geral conhecer e compreender a trajetória desses sujeitos quanto ao seu ingresso e formação acadêmica, bem como suas conquistas e desafios no espaço universitário na perspectiva da educação inclusiva. A fundamentação teórica pauta-se em autores que trazem conceitos acerca da educação de surdos, autores que norteiam aos conceitos de inclusão, além dos principais dispositivos legais vigentes, as políticas públicas que tratam dos direitos e da acessibilidade dos sujeitos surdos bem como das Pessoas com Deficiência (PcD). Foram 07 os sujeitos da pesquisa, entre universitários em formação e egressos do ensino superior, com faixa etária entre 24-45 anos, de ambos os sexos, residentes nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. A fundamentação metodológica tem sua gênese na pesquisa qualitativa apoiada pelos princípios da Epistemologia Qualitativa e os procedimentos metodológicos à produção de conhecimento construtivo-interpretativo. À produção das informações foi utilizado um roteiro de entrevista, instrumento constituído de 10 perguntas em vídeo integralmente em Língua de sinais (LS) e legendadas em Língua portuguesa (LP), e respostas gravadas em vídeo. Após a realização das entrevistas, a análise das informações se deram a partir da reprodução dos vídeos gravados, suas transcrições em LP e da apropriação dos sinais bem como de seus significados, com o propósito de destacar os pré-indicadores como conexão à construção e organização dos núcleos de significação. Os indicadores se mostraram fundamentais e apresentaram o real desafio dos sujeitos para sobreviverem no espaço universitário. Os resultados apontam que as barreiras enfrentadas nesse espaço não se restringem apenas à barreira linguística, mas também pela barreira atitudinal. Foi possível fomentar uma reflexão sobre a educação inclusiva quanto aos seus desafios acadêmicos. Suas experiências e relevantes percepções, em relação a este contexto, nos apresentaram os desafios e as condições excludentes as quais vivenciaram, e nos apontaram pelo menos dois fatores: a indiferença e o desrespeito. A partir das expressões dos sujeitos, foi possível compreender e afirmar que, é emergente a necessidade de mudança de paradígmas. Concluise que a condição dos universitários surdos ainda é desafiadora, pois diversos mecanismos e fatores excludentes dificultam sua inclusão plena pela falta de aceitação e respeito as suas especificidades e alteridades. Para romper as barreiras do formalismo e haver mudança de paradigma, as portas para uma formação de qualidade e equitativa devem contemplar o respeito à diversidade humana, à aprendizagem e ao desenvolvimento das potencialidades de TODOS, independentemente de suas diferenças socioculturais.
Abstract: This study had as research problem the factors that hinder the entry, permanence and formation of deaf people in higher education. Its general objective was to know and understand the trajectory of these people regarding their entry and academic education, as well as their achievements and challenges in the university space from the perspective of inclusive education. The theoretical basis is based on authors who bring concepts about the education of deaf people, authors that guide the concepts of inclusion, in addition to the main legal provisions in force, public policies that address the rights and accessibility of people with deafness as well as People with Disabilities (PwD). The research subjects were 07, among undergraduate students and graduates from higher education, aged between 24-45 years, of both sexes, residing in the states of Minas Gerais and São Paulo. The methodological foundation has its genesis in qualitative research supported by the principles of Qualitative Epistemology and the methodological procedures for the production of constructiveinterpretive knowledge. For the production of the information was used an interview script, instrument consisting of 10 video questions entirely in Sign Language (LS) and subtitled in Portuguese (LP), and answers recorded on video. After the interviews, the analysis of the information took place from the reproduction of the recorded videos, their transcriptions in LP and the appropriation of the signs as well as their meanings, with the purpose of highlighting the pre-indicators as a connection to the construction and organization. of the nuclei of meaning. The indicators were fundamental and presented the real challenge of the subjects to survive in the university space. The results show that the barriers faced in this space are not restricted to the linguistic barrier, but also by the attitudinal barrier. It was possible to foster a reflection on inclusive education regarding its academic challenges. Their experiences and relevant perceptions regarding this context presented us with the challenges and exclusionary conditions they experienced, and pointed us to at least two factors: indifference and disrespect. From the participants expressions, it was possible to understand and affirm that the need for paradigm change is emerging. It is concluded that the condition of deaf university students is still challenging, since several mechanisms and exclusionary factors hinder their full inclusion due to the lack of acceptance and respect for their specificities and alterities. To break the barriers of formalism and change the paradigm, the doors to a quality and equitable formation must contemplate respect for human diversity, learning and the development of the potentialities of ALL, regardless of their sociocultural differences.
Palavras-chave: Surdos
Educação inclusiva
Ensino superior
Diferenças individuais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Reginaldo Aparecido. O ingresso e a formação acadêmica do sujeito surdo: singularidades, conquistas e desafios da educação inclusiva no espaço universitário. 2019. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1453
Data de defesa: 27-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Reginaldo Aparecido Silva.pdf1,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons