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Tipo do documento: Dissertação
Título: A herança portuguesa na formação do Brasil: discutindo raízes do Brasil e seu legado nos livros didáticos
Autor: ASSIS, Mayara Romancini Rennó de 
Primeiro orientador: HERNANDES, Paulo Romualdo
Primeiro membro da banca: FERNANDES, João Bosco
Segundo membro da banca: SIEPIERSKI, Carlos Tadeu
Resumo: Este estudo procurou analisar como o livro Raízes do Brasil construiu e constrói um discurso historiográfico sobre a contribuição da herança portuguesa na identidade brasileira, com influência, inclusive, sobre os livros didáticos que estão presentes nas salas de aulas em todo o país. O Brasil dos anos 1930 foi um período de uma vasta e rica produção historiográfica a respeito da constituição da nação brasileira e do povo brasileiro. Autores clássicos da nossa historiografia se consagraram com suas obras-primas lançadas nesta década e nos anos seguintes, e foi neste contexto que as obras de Sérgio Buarque de Holanda, aqui, em especial Raízes do Brasil, deram a legitimidade científica e acadêmica que contribuiu para perpetuar no cotidiano e no inconsciente do brasileiro a noção que ele tem de si e de seu país e que, por muitas vezes, atribuiu à herança ibérica o atraso do Brasil diante do mundo moderno ocidental. Esta pesquisa pretendeu levantar como determinados conceitos construídos por Sérgio Buarque de Holanda – que continuam defendidos por toda uma geração de estudiosos que o sucedeu, mas também são alvos de críticas por alguns pesquisadores – ainda se fazem presentes nos livros didáticos do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) do ano de 2018. A partir da pesquisa com os materiais didáticos adotados nas escolas públicas do Brasil, optamos por desenvolver um objeto de aprendizagem que, utilizando da ferramenta Xerte, fizesse uma reflexão sobre a presença das ideias de Sérgio Buarque de Holanda nos livros didáticos, valendo-se de atividades que levassem o aluno a perceber e questionar a chamada herança ibérica.
Abstract: This research claimed to analyze the Portuguese heritage contribution, through the works of Sérgio Buarque de Holanda, to the development of the Brazilian identity, from its early days until today. Brazil from the 1930’s was a period of an extensive and rich historiographic production towards the Brazilian nation constitution and Brazilian people. Classic authors from our historiography have established themselves with their masterpieces launched in this decade and in the following years, and in that background was when Sérgio Buarque de Holanda’s works, especially “Roots of Brazil”, gained scientific and academic legitimacy, which contributed to perpetuate in the Brazilians’ daily life and unconscious, the idea they have of their country and, in many occasions, assigned to the Iberian heritage, the Brazil’s delay towards the western modern world. This research aimed to raise how certain concepts constructed by Sérgio Buarque de Holanda - which continue to be defended by a whole generation of succeeding scholars but are also criticized by some researchers - are still present in the 2018 books of National Book and Teaching Material Program. From the research with the didactic materials adopted in the public schools of Brazil, we chose to develop a learning object that, using the Xerte tool, would make a reflection on the presence of Sérgio Buarque de Holanda's ideas in the textbooks, using activities that led the student to perceive and question the so-called Iberian heritage.
Palavras-chave: Brasil - História - Período Colonial, 1500-1822
História - Estudo e ensino
Holanda, Sergio Buarque de, 1902-1982 - Raízes do Brasil
Ibérica, Península (Espanha e Portugal)
Livros didáticos
Área(s) do CNPq: HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em História Ibérica
Citação: ASSIS, Mayara Romancini Rennó de. A herança portuguesa na formação do Brasil: discutindo raízes do Brasil e seu legado nos livros didáticos. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1459
Data de defesa: 30-Set-2019
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