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Tipo do documento: Dissertação
Título: O governo da vila medieval de Tomar : um estudo sobre as relações de poder por meio dos forais (Século XII)
Autor: GARCIA, Thiago Roberto Vilela 
Primeiro orientador: MIATELLO, André Luis Pereira
Primeiro membro da banca: SALLES, Bruno Tadeu
Segundo membro da banca: AMARAL, Flavia Aparecida
Resumo: A pesquisa procura analisar por meio dos forais da Vila medieval de Tomar, localizada na região central de Portugal, as relações de poder da aristocracia e do senhor sobre os habitantes do povoado. As cartas forais serão abordadas como documentos profícuos para o exame das relações de domínio, pois são expressões do exercício de poder da aristocracia e sinalizam como os autores desses documentos governaram as vilas e as cidades medievais entre os séculos XI e XII. Assim, por meio delas, se vê que há uma interdependência entre os aristocratas, no objetivo comum de governar, o que se faz obedecendo a um conjunto de costumes formalizados pelos forais. Logo, tal registro histórico expressa não apenas os anseios da aristocracia, mas também um nível de interesse comum dos habitantes do povoado, que garante a legitimidade do governante. Observa-se também, ao longo do trabalho, que não há uma estrutura voltada à opressão dos homens de camada inferior que trabalhavam para o senhor. Neste contexto, o Objeto de Aprendizagem que acompanha a dissertação, tem por objetivo levar aos alunos o conhecimento a respeito dos elementos de organização social expressos nos forais de Tomar e comuns a outros forais: o governo da aristocracia e a relação deste governo com os habitantes através das regras do foral (deveres, liberdades e justiça). A ferramenta que constitui o Objeto de Aprendizagem é uma apresentação de multimídia, ou seja, uma plataforma online, combinando textos, vídeos e atividades, de modo a favorecer o ensino de História.
Abstract: A research sought to analyze through the forals of the medieval village of Tomar, located in central Portugal, as power relations of the aristocracy and lord over the inhabitants of the village. Since charters should be approached as fruitful documents for the examination of domain relations, there are three examples of aristocratic exercises and signs as authors of these documents governed as medieval towns and cities between the eleventh and twelfth periods. Thus, through them, one can see that there is an interdependence between the aristocrats, with no common goal of governing, or that obeys a set of formalized costumes by the foral. Therefore, such a historical record is not only analyzed by the aristocracy, but is also a level of common interest of the country's inhabitants, which guarantees the legitimacy of the ruler. Also note throughout the work that there is no structure for the operation of the lower-layer men that works for you. In this context, the Learning Object that accompanies a dissertation aims to bring students knowledge and respect for the elements of social organization expressed in the Tomar Foral and common to other Foral: the aristocracy government and the relationship of this government with individuals. involved in the rules of law (duties, freedoms and justice). A tool that presents the Learning Object is a multimedia presentation, that is, an online platform, combining texts, videos and activities, in order to favor the teaching of history.
Palavras-chave: História Portugal Séc. XII
Portugal Governo
Aristocracia. I.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em História Ibérica
Citação: GARCIA, Thiago Roberto Vilela. O governo da vila medieval de Tomar : um estudo sobre as relações de poder por meio dos forais (Século XII). 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1461
Data de defesa: 19-Set-2019
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