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dc.creatorGOVÊA, Carla Pacheco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0968312399356077por
dc.contributor.advisor1GOMES, Claudia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0483616532104544por
dc.contributor.referee1BAZON, Fernanda Vilhena Mafra-
dc.contributor.referee2MARIANO, André Luiz Sena-
dc.date.accessioned2020-01-24T12:56:21Z-
dc.date.issued2019-09-23-
dc.identifier.citationGOVÊA, Carla Pacheco. A inclusão de estudantes com especificidades no ensino superior: sujeitos e significações. 2019. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2019.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1471-
dc.description.resumoPautada nos princípios de direitos humanos, a perspectiva da educação inclusiva configura um cenário que privilegia a diversidade humana e a igualdade de direitos. Nessa perspectiva, este estudo traz como tema central o processo formativo de estudantes com especificidades, dentre os quais a pesquisa destaca acadêmicos com deficiência e acadêmicos com grave sofrimento psíquico no ensino superior. Este nível de ensino tem sido gradativamente convocado a reinventar-se para a oferta de uma formação científica, cultural e profissional, com base nos pressupostos inclusivos. Para tanto, pautando-se no aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural fundado na obra de Vigotski, o estudo lança como objetivo geral analisar as significações da inclusão no ensino superior na perspectiva dos estudantes com deficiência e com sofrimento psíquico. Com base na abordagem metodológica da Epistemologia Qualitativa, a pesquisa realizou-se no âmbito do IFSULDEMINAS e contou com a participação de seis estudantes com deficiência e dois estudantes com sofrimento psíquico. Os recursos utilizados na construção das informações foram questionário e entrevista semiestruturada, realizada a partir da apresentação de materialidades mediadoras (fotos), por meio de encontros individuais. As informações produzidas foram analisadas a partir do levantamento de pré-indicadores e indicadores que constituíram três núcleos de significação, a saber: Do legal ao real, que traz significações sobre as condições referentes ao processo inclusivo; Vivências (ex)inclusivas, que problematizando processos excludentes desvela relações estabelecidas que favorecem processos compensatórios; e Do sentido da formação à formação de sentido, que sinaliza o impacto da formação no desenvolvimento da autonomia. Assim, as análises das significações permitem evidenciar as considerações finais de que os processos de desenvolvimento da autonomia relacionados à vivência acadêmica se mostram mais expressivos nos estudantes os quais suas especificidades demandam menor alteração das estruturas pedagógicas, arquitetônicas e atitudinais preestabelecidas no contexto acadêmico. Nesse sentido, é possível pensar que os processos compensatórios passíveis de mobilização se dão em contexto ainda fortemente marcado para um modelo idealizado de estudante, capaz de responder ao padrão de desempenho acadêmico esperado. Assim, frente à orientação educacional pela objetividade, que negligencia processos subjetivos, as significações de êxito nos processos acadêmicos referem-se à apropriação de conhecimento vinculada aos aspectos afetivo-volitivos, apontando rompimento com demanda social e acadêmica de performatividade. O estudo evidencia que a vivência acadêmica é configurada (por alguns participantes) como instância mediadora na ressignificação sobre si mesmos e sobre o contexto social do qual participam, porém deflagra a necessidade de concepções e práticas serem repensadas no âmbito do ensino superior, sob pena de promover desenvolvimento apenas aos que conseguem construir estratégias de adaptação aos processos formativos padronizados.por
dc.description.abstractBased on the principles of human rights, the perspective of inclusive education configures a scenario that privileges human diversity and equality of rights. From this perspective, this study has as central theme the formative process of students with specificities, among which the research highlights students with disabilities and students with severe psychological distress in higher education. This level of education has been gradually called upon to reinvent itself for the provision of scientific, cultural and professional training, based on inclusive assumptions. Therefore, based on the theoretical framework of Historical-Cultural Psychology based on Vigotski's work, this study aims to analyze the significance of inclusion in higher education from the perspective of students with disabilities and psychological distress. Based on the methodological approach of Qualitative Epistemology, this research was conducted on IFSULDEMINAS and had the participation of six students with disabilities and two students with psychological distress. The resources used in the construction of information were a questionnaire and semi-structured interview conducted from the presentation of mediating materialities (photos), through individual meetings. The information produced was analyzed from the survey of pre-indicators and indicators that constituted three cores of meaning, namely: From legal to real, which brings meanings about the conditions related to the inclusive process; (Ex)inclusive Experiences, which reveals established relationships that favor compensatory processes when problematizing exclusionary processes; and From the meaning of formation to the formation of meaning, which signals the impact of formation on the development of autonomy. Thus, the analyzes of the meanings make it possible to highlight the final considerations that the developmental processes of autonomy related to the academic experience are more expressive in students whose specificities demand less alteration of the pre-established pedagogical, architectural and attitudinal structures in the academic context. In this sense, it is possible to think that compensatory processes that can be mobilized occur in a context still strongly marked for an idealized student model, capable of responding to the expected academic performance standard. Thus, given the educational orientation by objectivity, which neglects subjective processes, the meanings of success in academic processes refer to the appropriation of knowledge linked to affective-volitional aspects, pointing to a break with the social and academic demand for performativity. The study shows that the academic experience is configured (by some participants) as a mediator in the resignification of themselves and the social context that they participate. However, triggers the need for conceptions and practices to be rethought in the higher education, under penalty of promote development only to those who can build strategies for adapting to standardized formative processeseng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2020-01-24T12:55:31Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Carla Pacheco Govêa.pdf: 5575115 bytes, checksum: db6aa105544ace1253855bfa57c1ce8c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectSofrimento Psíquicopor
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleA inclusão de estudantes com especificidades no ensino superior: sujeitos e significaçõespor
dc.typeDissertaçãopor
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