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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Matheus Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1690222566666566por
dc.contributor.advisor1FARIA, Marcos Roberto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1615459773983790por
dc.contributor.referee1PEREIRA FILHO, Gerson-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Paulo César de-
dc.date.accessioned2020-01-28T19:00:30Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Matheus Barbosa. Educação e política em Platão: reflexões a partir do livro VII d’ A República. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2019.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1485-
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga a relação entre educação e política segundo a concepção filosófica de Platão, tomando o livro VII de sua obra A República, como ponto de partida para as reflexões acerca do tema. Para tanto, em um primeiro momento, foi feito um levantamento histórico acerca da formação da Paideia na antiguidade grega com a finalidade de investigar os principais fatos e condições que propiciaram a construção desse conjunto de ideias acerca da educação do cidadão grego. Além disso, foi exposto o debate educativo presente no período clássico, considerando a contribuição dos poetas, dos sofistas, também da educação espartana e ateniense. Por fim, Sócrates é situado no debate, considerando sua importância em função da singularidade de sua postura diante das reflexões daquele tempo. Em um segundo momento, foram abordados os pressupostos filosóficos que fundamentam a contribuição de Platão para o debate educativo no período clássico. É possível identificar entre tais pressupostos, a concepção antropológica do filósofo, as peculiaridades de sua compreensão sobre a areté e a importância disso para a educação do homem virtuoso, além de ressaltar a função da música e da ginástica para a formação básica do cidadão. Por fim, em um terceiro momento, foi evidenciada a indissociabilidade entre educação e política na filosofia platônica por meio da análise da Alegoria da Caverna situada no livro VII d’A República de Platão. Alguns aspectos foram ressaltados como, por exemplo, a importância do processo dialético na busca pelo conhecimento, o caminhar filosófico enquanto aquisição da autonomia do sujeito e sua liberdade diante das ideologias, além da relevância da figura do filósofo-rei enquanto obra prima resultante do processo educativo segundo Platão. Para atingir o objetivo de pesquisa, foi adotada como metodologia a pesquisa bibliográfica, considerando como fontes primárias os diálogos platônicos e, entre estes, A República, como destaque. Além disso, foram consultadas diversas obras e pesquisas científicas de autores respeitados no âmbito acadêmico, que serviram de apoio à compreensão histórica e filosófica. Entre estas, destaca-se a obra Paideia – A Formação do Homem Grego do filólogo alemão Werner Jaeger. Por meio de uma investigação de natureza teórica, baseada no rigor crítico e filosoficamente reflexiva, foi possível observar a grande contribuição do Platão educador não só da Grécia, mas de todo o Ocidente. Sua visão de conjunto, capaz de abranger a Filosofia, a Educação e a Política, mesmo no presente, permanece como um referencial para o debate acerca do papel da educação, sua função em uma sociedade e sua importância para a autonomia do sujeito.por
dc.description.abstractThis research investigates the relationship between education and politics according to Plato's philosophical conception, taking book VII of his work, The Republic, as a starting point for reflections on the subject. Therefore, at first, a historical survey was made about the formation of Paideia in Greek antiquity in order to investigate the main facts and conditions that led to the construction of this set of ideas about the education of the Greek citizen. In addition, the educational debate in the classical period was exposed, considering the contribution of the poets, the sophists, also the Spartan and Athenian education. Finally, Socrates is situated in the debate, considering its importance due to the uniqueness of his posture before the reflections of that time. Then, in a second moment, the philosophical assumptions that underlie Plato's contribution to the educational debate in the classical period were addressed. Among these assumptions, it is possible to identify the philosopher's anthropological conception, the peculiarities of his understanding of arete and the importance of this for the education of the virtuous man, as well as highlighting the function of music and gymnastics for the basic formation of the citizen. Finally, in a third moment, the indissociability between education and politics in Platonic philosophy was evidenced through the analysis of the Allegory of the Cave located in Plato’s The Repúblic, book VII. Some aspects were emphasized, such as the importance of the dialectical process in the search for knowledge, the philosophical walk as acquisition of the subject's autonomy and his freedom from ideologies, besides the relevance of the figure of the philosopher-king as a masterpiece resulting from the educational process according to Plato. To achieve the research objective, the bibliographical research was adopted as methodology, considering as primary sources the Platonic dialogues and, among them, The Republic, as a highlight. In addition, several works and scientific research were consulted by respected authors in the academic field, which supported the historical and philosophical understanding. Among these is the work Paideia - The Formation of the Greek Man by the German philologist Werner Jaeger. Through an investigation of a theoretical nature, based on critical rigor and philosophically reflexive, it was possible to observe the great contribution of the educating Plato not only from Greece, but from all over the West. Its overall vision, capable of encompassing Philosophy, Education and Politics, even at present, remains as a reference for the debate about the role of education, its function in a society and its importance for the autonomy of the subject.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2020-01-28T18:59:11Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Matheus Barbosa Ribeiro.pdf: 3187029 bytes, checksum: 137adca16a8bfdbab1a49a7d008cd284 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPlatãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPolíticapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleEducação e política em Platão: reflexões a partir do livro VII d’ A Repúblicapor
dc.typeDissertaçãopor
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