Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1487
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação inicial de pedagogos em uma turma na modalidade a distância: um olhar a partir das disciplinas fundamentos e metodologia de matemática I E II
Autor: SILVA, Sandra Maria da 
Primeiro orientador: SILVA, Guilherme Henrique Gomes da
Primeiro membro da banca: RIBEIRO, Rogério Marques
Segundo membro da banca: MARIANO, André Luiz Sena
Resumo: O tema deste estudo se relaciona com a formação inicial de pedagogos na modalidade a distância, na perspectiva da educação matemática, de um curso de Pedagogia nessa modalidade. Utilizando a metodologia do estudo de caso com uma abordagem qualitativa, seu objetivo foi compreender a forma como ocorreu o processo de formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir das disciplinas Fundamentos e Metodologia de Matemática I e Fundamentos e Metodologia de Matemática II de um curso de Pedagogia na modalidade a distância. O campo de pesquisa foi o curso de Pedagogia nessa modalidade da Universidade Federal de Alfenas. Para a produção dos dados, foram utilizados documentos oficiais do referido curso, as ementas das duas disciplinas relativas à matemática, coleta documental, questionário online e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados produzidos, utilizamos técnicas da análise de conteúdo. Os dados foram transcritos, agrupados por categorias de análise, descritos e discorridos à luz da teoria referenciada, documental e dos marcos legais da educação a distância. Os resultados deste estudo apontam que a formação matemática de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do curso analisado conta com uma carga horaria reduzida e que os conceitos fundamentais da matemática giram em torno dos aspectos metodológicos. Assim, constatamos, com base no estudo de Shulman (1986), que os conhecimentos necessários para o ensino de matemática são provenientes da fase de escolarização básica, e que estes futuros professores carregam um sentimento de despreparo frente ao ensino da disciplina de matemática. Além disso, a análise revela indícios de que futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental podem trazer marcas, traumas e crenças negativas em relação à disciplina de matemática, uma vez que algumas futuras pedagogas não se consideram aptas para atuar na docência desta disciplina. Ademais, os resultados trazem evidências da necessidade e importância da utilização de um amplo repertório de ferramentas da plataforma online onde se realiza o curso, para que propiciem mais interação entre estudantes, tutores e professor da disciplina, uma vez que os participantes da pesquisa apontaram um sentimento de solidão e uma necessidade de uma presença mais acentuada do professor durante as atividades desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem.
Abstract: This study is related to the training of futures pedagogues in a distance-learning modality. Using the case study’s methodology with a qualitative approach, its objective was to understand how occurred the formation process of the teacher who teaches mathematics in the early years of elementary school, from the courses Fundamentals and Methodology of Mathematics I and Fundamentals and Methodology of Mathematics II of a distance-learning Pedagogy Program. The research field was the distance-learning Pedagogy Program of Federal University of Alfenas. For the data production, were used official documents of this program, data from of the two courses related to mathematics from this program, the Virtual Learning Environment (VLE) where Pedagogy Program has happened, activity sheets, online questionnaire and semi-structured interviews. For the data analysis, we used content analysis. Data were transcribed, grouped by categories of analysis, described and discussed in the light of the referenced theory, documentary and legal frameworks of distance education. The results indicate that the mathematical formation of teachers who teach mathematics in the early years of the analyzed program has a reduced workload and that the fundamental concepts of mathematics revolve around the methodological aspects. Thus, we determined, based on the study by Shulman (1986) that the knowledge necessary for teaching mathematics comes from the basic schooling phase, and that these future teachers carry a feeling of unpreparedness when teaching the subject of mathematics. Furthermore, data analysis reveals that future teachers in the early years of elementary school may have negative marks, traumas, and negative beliefs about mathematics, given that some future pedagogues do not consider themselves able to teach this subject. Moreover, the results provide evidence of the necessity and importance of using a wide repertoire of tools of the online platform where the program is held to provide interaction between students, tutors and teacher, since the research participants pointed to a feeling of loneliness and a need for a stronger presence of the teacher during the activities developed in the virtual learning environment.
Palavras-chave: Educação - Estudo e ensino
Professores de matemática - Formação
Ensino a distância
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Sandra Maria da. A formação inicial de pedagogos em uma turma na modalidade a distância: um olhar a partir das disciplinas fundamentos e metodologia de matemática I E II. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1487
Data de defesa: 16-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado Sandra Maria da Silva.pdf2,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons