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https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1560
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Democracia e participação na gestão das instituições federais de Ensino: sentidos subjetivos na participação direta de um campus avançado |
Autor: | RIBEIRO, Bruno Weber |
Primeiro orientador: | RODRIGUES, Claudio Vilela |
Primeiro membro da banca: | RODRIGUES, Claudio Vilela |
Segundo membro da banca: | RIBEIRO, Antônio Carlos Andrade |
Terceiro membro da banca: | PAIVA, Benedito Geovani Martins de |
Quarto membro da banca: | REZENDE, Vânia Aparecida |
Resumo: | A institucionalização da gestão democrática para os Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia ocorreu com a promulgação da Lei 11.892 de 2008, que normatizou o modelo hegemônico de democracia e deixou a prerrogativa para as instituições de ensino normatizarem a sua própria estrutura administrativa. A estrutura administrativa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), está legitimada no regimento geral e no estatuto da instituição e passou a normatizar a construção dos espaços democráticos deliberativos e a estrutura do poder decisório, marcada por uma forte concentração das decisões no poder hierárquico. Desta forma a participação direta dos servidores nas deliberações e nas influências das tomadas de decisões não fazem parte da gestão democrática da instituição e a forma de distribuição do poder fez emergir uma coerção simbólica, resultando no afastamento dos servidores das instâncias de participação e no silenciamento das reivindicações e dos debates, devido aos sentimentos de medo, insegurança e frustração que fomentou a subjetividade social da instituição. Por conseguinte, a gestão democrática da unidade de ensino se aproxima mais de uma oligarquia do que de uma democracia, contribuindo muito pouco para a formação de personalidades com alto grau de eficiência política (PATEMAN, 1992), devido a sua estrutura hierárquica, de baixa participação direta e de forte concentração de poder autoritário no controle das subjetividades e dos espaços sociais de partilha do poder. Assim, partindo de uma visão crítica das organizações e do pressuposto que a estrutura administrativa adotada dificulta ou favorece a emergência de esferas públicas deliberativas e de influência nas tomadas de decisões, optamos por uma abordagem crítica de organizações e de democracia para efetuarmos essa pesquisa da participação em uma Instituição Federal de Ensino. |
Abstract: | The institutionalization of democratic management for the Federal Institutes of Professional Education, Science and Technology occurred with the promulgation of Law 11.892 of 2008, which standardized the hegemonic model of democracy, however, opened the prerogative of educational institutions to normalize their own administrative structure. The administrative structure of the Federal Institute of Education Science and Technology of Southern Minas Gerais is legitimized in the general regiment and in the statute of the institution and began to normalize the construction of deliberative democratic spaces and the structure of decision making, marked by a strong concentration of decisions. in hierarchical power. Thus, the direct participation of the servants in the deliberations and influences of decision-making are not part of the institution's democratic management and the form of power distribution has given rise to a symbolic coercion, resulting in the removal of the servants from the instances of participation and the silence of the institutions. claims and debates due to the feelings of fear, insecurity and frustration that fostered the social subjectivity of the institution. Therefore, the democratic management of the teaching unit is closer to an oligarchy than to a democracy, contributing very little to the formation of personalities with a high degree of political efficiency (PATEMAN, 1992), due to its hierarchical structure, of low direct participation and strong concentration of authoritarian power in the control of subjectivities and social spaces of power sharing. Thus, starting from a critical view of the organizations and the assumption that the adopted administrative structure hinders or favors the emergence of deliberative public spheres and influence in decision making, we opted for a critical approach of organizations and democracy to carry out this research of participation. in a Federal Education Institution. |
Palavras-chave: | Participação. Subjetividade. Instituição Federal de Ensino. Participation. Subjectivity. Federal Educational Institutions. |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Alfenas |
Sigla da instituição: | UNIFAL-MG |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Profiap |
Citação: | RIBEIRO, Bruno Weber. Democracia e participação na gestão das instituições federais de Ensino: sentidos subjetivos na participação direta de um campus avançado. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1560 |
Data de defesa: | 12-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado |
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