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Tipo do documento: Dissertação
Título: A inclusão dos sujeitos com deficiência: significados e sentidos da trajetória escolar na passagem do Ensino Médio à Universidade
Autor: ARAUJO, Juliana Oliveira Pessoa 
Primeiro orientador: GOMES, Claudia
Primeiro membro da banca: BARBELLI, Izabel Cristina
Segundo membro da banca: MARIANO, André Luiz Sena
Resumo: Os avanços nos estudos sobre o tema inclusão evidenciam o quanto o assunto precisa ser discutido, pois, ainda, faltam ações que garantam os direitos dos sujeitos com deficiência nos diferentes contextos escolares, da educação básica ao ensino superior. Nesse sentido, uma das premissas que direciona este estudo é que, para compreendermos o processo de inclusão escolar ao longo da trajetória dos sujeitos com deficiência, é central ao debate situarmos esses sujeitos como protagonistas. Para tanto, este estudo lançou como objetivo analisar os significados atribuídos e os sentidos configurados por estudantes com deficiência no processo de escolarização do Ensino Médio à Educação Superior. Com base nos postulados da Epistemologia Qualitativa de González Rey, foram participantes da pesquisa dez sujeitos com deficiências, estudantes do ensino médio e ensino superior, com deficiências diferenciadas, como surdez, autismo e deficiência física, que foram entrevistados, por meio de roteiro semiestruturado e direcionada pela utilização de fotos como materialidade mediadora. O acesso às informações possibilitou a organização dos indicadores com o intuito de compreender a temática da pesquisa que expressam os significados e sentidos dos estudantes acerca da trajetória durante o período de escolarização, por meio de informações quanto a experiências, trajetórias, direitos educacionais, acessibilidade, permanência, trajetórias, entre outros. Como considerações finais pode-se evidenciar que os significados atribuídos ao percurso acadêmico demarcam o quanto os alunos vivenciam dificuldades, no que diz respeito às acessibilidades e adaptações estruturais e pedagógicas, como os desafios presentes para a efetiva inclusão. Assim como deflagram sentidos de decepção, insegurança e inferioridade, geradores de fragilidade perante um meio social que caracteriza o percurso formativo como um processo individual e solitário de enfrentamento. Como considerações finais, evidenciamos a necessária revisão das barreiras e dimensões estruturais, político-pedagógicos e ético-relacionais que amparam os postulados da inclusão escolar, para a configuração de novos e outros sentidos pessoais, acadêmicos e sociais, de jovens e adultos com deficiências.
Abstract: Los avances en los estudios sobre el tema de la inclusión muestran cuánto se debe debatir sobre el tema, ya que aún faltan acciones que garanticen los derechos de los sujetos con discapacidad en diferentes contextos escolares, desde la educación básica hasta la educación superior. En este sentido, una de las premisas que dirige este estudio es que, para comprender el proceso de inclusión escolar a lo largo de la trayectoria de los sujetos con discapacidad, es central en el debate ubicar a estos sujetos como protagonistas. Con este fin, este estudio tuvo como objetivo analizar los significados atribuidos y los significados configurados por los estudiantes con discapacidades en el proceso de escolarización desde la escuela secundaria hasta la educación superior. Con base en los postulados de Epistemología Cualitativa de González Rey, se entrevistó a diez sujetos con discapacidades, estudiantes de secundaria y educación superior, con diferentes discapacidades, como sordera, autismo y discapacidades físicas, a través de un guión semiestructurado y guiado por el uso de fotos como materialidad mediadora. El acceso a la información permitió organizar los indicadores para comprender el tema de investigación que expresa los significados y los sentidos de los estudiantes sobre la trayectoria durante el período escolar, a través de información sobre experiencias, trayectorias, derechos educativos, accesibilidad, permanencia, trayectorias, entre otros. Como consideraciones finales, se puede evidenciar que los significados atribuidos a la trayectoria académica marcan el grado en que los estudiantes experimentan dificultades con respecto a la accesibilidad y las adaptaciones estructurales y pedagógicas, como los desafíos actuales para una inclusión efectiva. Además de desencadenar sentimientos de desilusión, inseguridad e inferioridad, generan fragilidad frente a un entorno social que caracteriza el camino de capacitación como un proceso individual y solitario de confrontación. Como consideraciones finales, destacamos la revisión necesaria de las barreras y dimensiones estructurales, político-pedagógicas y ético-relacionales que apoyan los postulados de inclusión escolar, para la configuración de nuevos y otros significados personales, académicos y sociales, de jóvenes y adultos con discapacidades
Palavras-chave: Educação inclusiva
Sentidlo
Significado
Trajetória
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARAUJO, Juliana Oliveira Pessoa. A inclusão dos sujeitos com deficiência: significados e sentidos da trajetória escolar na passagem do Ensino Médio à Universidade. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1609
Data de defesa: 30-Abr-2020
Aparece nas coleções:Mestrado

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