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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Nayara da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5862080409520795por
dc.contributor.advisor1SILVA, Guilherme Henrique Gomes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5817829882396943por
dc.contributor.referee1RIBEIRO, Rogério Marques-
dc.contributor.referee2FELÍCIO, Helena Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2020-06-15T14:52:28Z-
dc.date.issued2020-05-26-
dc.identifier.citationSILVA, Nayara da. Educação matemática a partir de um projeto de extensão direcionado a pessoas idosas: contribuições para a formação inicial de professores de matemática. 2020. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2020.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1625-
dc.description.resumoEste trabalho busca ampliar as discussões relacionadas à formação inicial de professores de Matemática. Seu objetivo foi compreender as contribuições para a formação inicial de professores de Matemática quando inseridos no projeto de extensão “Conversas Matemáticas”, direcionado ao público idoso. Para o seu desenvolvimento, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que se adotou como metodologia o estudo de caso e como método a observação participante. O campo de estudo desta pesquisa foi constituído pelas ações desenvolvidas durante o ano letivo de 2018 no projeto de extensão “Conversas Matemáticas”, do Programa da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). A equipe do projeto era composta por dois docentes coordenadores, a pesquisadora e três futuras professoras de Matemática, que se engajaram na elaboração e na execução das atividades matemáticas. Os dados deste estudo foram produzidos por meio de registros em caderno de campo realizados nos encontros semanais de elaboração e de desenvolvimento das atividades, de entrevistas semiestruturadas com as futuras professoras e também por meio dos relatórios confeccionados pelas bolsistas e reelaborados pela equipe do projeto. Tais relatórios descreviam o modo como a atividade havia se desenvolvido no encontro com as idosas participantes do projeto. Os dados foram organizados e analisados utilizando as ferramentas da Análise de Conteúdo e discutidos em três categorias. A primeira categoria, denominada de “Conhecimentos que contribuem para o processo de ensino de Matemática”, apresenta indícios de que o envolvimento das futuras professoras no projeto contribuiu para seu conhecimento pedagógico do conteúdo, visto que aprenderam sobre a metodologia de investigação matemática; conheceram materiais manipuláveis e compreenderam a forma como utilizá-los na exploração de conteúdos matemáticos; tiveram contato com várias atividades que podem ser realizadas no ensino de determinados conteúdos matemáticos; entenderam a importância de planejar atividades, bem como elaborar um plano de aula que sistematize tal planejamento; e vivenciaram a importância de se conhecer o público com qual o docente está trabalhando. A segunda categoria, denominada de “Conhecimento do conteúdo relacionado à Matemática”, destaca resultados que indicam contribuições no conhecimento do conteúdo matemático das futuras professoras, pois aprenderam sobre novos assuntos matemáticos, relembraram/aperfeiçoaram o conhecimento que possuíam de determinados conteúdos e experienciaram a importância de se conhecer em detalhes o conteúdo que será ensinado. Por fim, a terceira categoria, denominada de “Contribuições a partir da própria característica extensionista do projeto de extensão “Conversas Matemáticas””, evidencia resultados que apontam para contribuições no sentido do entendimento sobre a importância de se construírem boas relações entre o estudante e o docente, do desenvolvimento de habilidades para que as futuras professoras se tornem reflexivas, da ampliação da concepção sobre a Educação Matemática, além da mobilização de conhecimentos para o ensino de determinados conteúdos matemáticos e para atividades interdisciplinares.por
dc.description.abstractThis work seeks to expand the discussions related to the mathematics teacher training. Its objective was to understand the contributions from extension project "Conversas Matemáticas", directed to elderly People, to mathematics teacher training. Through a qualitative case study methodology, participant observation was used as research method. Research field was the 2018-version of "Conversas Matemáticas" extension project. This project is part of the Program of the Open University to the Elderly Person (UNAPI) from Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG). The project was composed of two coordinating teachers, the researcher and three future mathematics teachers, what have engaged in the elaboration and in the execution of mathematical activities. Data were produced through of in field notebook records held in the weekly meetings of pedagogical activities elaboration and development, of semi-structured interviews with the future teachers and also through the reports made by the fellows and reworked by the project team. Such reports described the way in which activities were developed on the meeting with the elderly People who participated to the project. Data were organized and analyzed through Content Analysis and were discussed through three categories. The first category “Knowledge that contributes to the teaching process of Mathematics” features evidence that the involvement of future teachers on the project has contributed to their pedagogical knowledge of the content, since they have learned about the mathematical investigation methodology; they have used manipulative materials, and also have understood how using them during to the exploration of mathematical matters; they have trained with various activities that can be carried out in their future teaching; they understood the importance of to plan activities as well as to elaborate a lesson plan that systematizes such planning; and they experienced the importance of knowing the public with which is working. The second category “Knowledge of the content related to Mathematics” highlights results that indicate contributions on their knowledge of the mathematical content, once they learned about new mathematical matters, they recalled/perfect their mathematical knowledge, and experienced the importance to know in detail the content that will be taught. The third category called “Contributions starting on the itself characteristic of the extension project "Mathematical Conversations””, evidences contributions in the sense their have understood about the importance of building a good relationship teacher-students, in addition to the developing of skills in order to become reflective, extending their conception the about the Mathematics Education, in addition to mobilize their knowledge for teaching certain mathematical content and for interdisciplinary activitieseng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2020-06-15T14:51:39Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Nayara da Silva.pdf: 1721364 bytes, checksum: b1d5292dddc97cfac16a14bcc9b18ddc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIGpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação Inicial de Professorespor
dc.subjectExtensão Universitáriapor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectEducação de Idosospor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleEducação matemática a partir de um projeto de extensão direcionado a pessoas idosas: contribuições para a formação inicial de professores de matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
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