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Campo DCValorIdioma
dc.creatorALEGRO, Thales Moura Brasil-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9238924001216601por
dc.contributor.advisor1SILVA, Everton Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6155611458128263por
dc.contributor.referee1SILVA, Everton Rodrigues da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6155611458128263por
dc.contributor.referee2DIAS, Vanessa Tavares de Jesus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9995100874745372por
dc.contributor.referee3ANDRADE, Dalila Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1795516271097895por
dc.date.accessioned2020-07-17T18:09:52Z-
dc.date.issued2020-06-09-
dc.identifier.citationALEGRO, Thales Moura Brasil. A gestão escolar democrática do MST inserida na educação pública estadual de Minas Gerais: a experiência da Escola Eduardo Galeano (Campo do Meio/MG). 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Sociedade) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2020.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1633-
dc.description.resumoA educação que era praticada dentro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) divergia, em muitos aspectos, da educação regular praticada na maioria das escolas públicas do Brasil. Embora o MST tivesse como meta que a gestão escolar fosse democrática e participativa, frequentemente as suas escolas tinham que se adaptar ao modelo burocrático dos municípios ou estados. A Escola Eduardo Galeano, em Campo do Meio (MG), foi fundada pelo MST e foi disseminadora dos seus princípios, mas esteve ligada à Secretaria de Ensino de Minas Gerais (SEE) e à Escola Estadual José Mesquita Netto – localizada na cidade, o que apresentou particularidades a serem compreendidas, como as divergências políticas e o desinteresse da comunidade escolar urbana em contribuir com um projeto que nasceu com o MST. Esta dissertação tem como objetivo investigar a gestão praticada nessa comunidade escolar, identificando as possibilidades de gestão pública democrática no processo de criação da escola, na identidade de luta como fator importante na tomada de decisões, na divisão de tarefas e na organização coletiva do movimento. A pesquisa se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental da escola e acompanhamento do cotidiano escolar e do movimento durante o seu período de funcionamento e posteriormente ao seu fechamento. Como resultado, compreendi que o processo de criação da escola esteve atrelado a uma demanda local de trabalhadores rurais e seus filhos que desejavam estudar, mas estavam longe da escola. Além disso, a escola como estabelecimento de ensino representou um espaço de formação de militantes conscientes da função política exercida pelo movimento. O setor da educação do MST, como órgão gestor paralelo à direção, teve grande responsabilidade pela administração pedagógica da escola do campo e obteve êxito, envolvendo a comunidade escolar através de valores como cooperação e engajamento, o que favoreceu a implementação de seu modelo de gestão.por
dc.description.abstractThe education as it has been practiced within the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST (Movement of the Landless Rural Workers) differs in many aspects from the regular education presented in the majority of the public schools in Brazil. Although the MST has a goal to make school management democratic and participatory, often their schools must adapt to the bureaucratic models of the Municipalities or States. The Eduardo Galeano school, in Campo do Meio (MG), was founded by MST and was a spreader of its principles, but has been tied to the Secretary of Education of the State of Minas Gerais (Secretaria de Ensino de Minas Gerais – SEE) and the José Mesquita Netto State School – located in that town, which presented particularities to be understood such as political divergence and the lack of interest from the urban school community to contribute with a Project born from the MST. This dissertation targets the investigation of such management practiced in this school community, identifying the possibilities (opportunities?) of public and democratic management in the process of developing the school, in the identity of struggle as an important factor in the decision making, in the division of tasks and the collective organisation of the Movement. The research took place through semistructured interviews, documental analysis of the school and follow through of the school’s day to day and the movement itself during its working period and after its closure. As a result, it was understood that the process of creation of the school was entagled to a local demand for rural laborers and their children who wished to study, but were too far from the schoolplace. Furthermore, the school as a teaching stablishment represented a space of formation of militants aware of the political function of the movement. The educational branch of MST, as a managerial organ paralel to the direction, had significant responsability over the pedagogic adminstration of the field school and achieved success in enveloping the school community through values as cooperation and engagement, which favored the implementation of its management mode.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Natália Maria Leal Santos (natalia.leal@unifal-mg.edu.br) on 2020-07-17T18:08:03Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Thales Moura Brasil Alegro.pdf: 785963 bytes, checksum: d311c21e49a80144662f850f8ec0127c (MD5) Termo de autorização.pdf: 519088 bytes, checksum: 2a01b5c9018d39d5e97f3f28f2c22ff6 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-17T18:09:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Thales Moura Brasil Alegro.pdf: 785963 bytes, checksum: d311c21e49a80144662f850f8ec0127c (MD5) Termo de autorização.pdf: 519088 bytes, checksum: 2a01b5c9018d39d5e97f3f28f2c22ff6 (MD5) Previous issue date: 2020-06-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedadepor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectGestão escolar participativa. Gestão democrática. Educação no campo. MST. Escola Eduardo Galeano.por
dc.subjectParticipative school management. Democratic management. Field education. MST. Eduardo Galeano school.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpor
dc.titleA gestão escolar democrática do MST inserida na educação pública estadual de Minas Gerais: a experiência da Escola Eduardo Galeano (Campo do Meio/MG)por
dc.typeDissertaçãopor
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