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Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramentos acadêmicos e o bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia da UNIFAL-MG: cooperação e embates
Autor: ARAUJO, Carolina de Cássia 
Primeiro orientador: TORRES, Maria Emília Almeida da Cruz
Primeiro membro da banca: JORGE, Gláucia Maria dos Santos
Segundo membro da banca: FERRAREZI JÚNIOR, Celso
Resumo: O presente estudo visa a cotejar as práticas de letramento desenvolvidas em uma Unidade Curricular do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – BICT da UNIFAL-MG com os modelos de letramentos acadêmicos preconizados por Léa e Street (1998, 2014). O modelo de habilidades se concentra nos aspectos superficiais da forma da leitura e da escrita, tendo-os como habilidades individuais a serem desenvolvidas pelos discentes; o modelo de socialização acadêmica, onde a tarefa do docente é a aculturação do discente nos discursos e gêneros privilegiados na academia, para atender as demandas dessa esfera; e o modelo de letramentos acadêmicos que preconiza, na relação dos discentes com a leitura e escrita, o desvelamento das relações de sentido, poder e autoridade, com a finalidade de formação de um sujeito autônomo e emancipado. Para elucidar as concepções de letramento que permeiam esse contexto acadêmico, utilizou-se como aportes teóricos os trabalhos de pesquisadores alinhados à concepção de letramento como fenômeno essencialmente social, em especial, os que se alinham aos Novos Estudos do Letramento – NEL, trazendo luz ao conceito de letramentos acadêmicos, ainda pouco explorado pela academia. Dentre estes, destaca-se Street (1984, 2003, 2013, 2014), Léa e Street (1998, 2014), Gee (1996, 1998, 2004, 2005), Barton (1994), Barton e Hamilton (2004), Kleiman (1995), Terzi (2003), Tôrres (2007, 2009, 2010), Fiad (2011, 2015) e Marinho (2010). A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e de perfil etnográfico, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, relatos autobiográficos e observação participante, além de produções escritas de discentes e docente, denominados informantes na pesquisa. Nas análises das práticas de letramento sancionadas no contexto, observou-se uma oscilação entre os modelos de habilidades e de socialização acadêmica, além de um distanciamento destas práticas do modelo de letramentos acadêmicos. Assim, de acordo com os dados coletados, a formação do estudante do BICT se alicerça em modelos que promovem sua emancipação para as atividades que se limitam aos espaços da Universidade e pouco se aprofundam em questões de poder e autoridade entretecidas, implicitamente, nessas mesmas práticas. Entende-se que ao desvelá-las e entendê-las, ele se tornaria um sujeito com emancipação plena e irrestrita, sendo capaz de transpor o conhecimento adquirido para outras esferas de sua vida fora da Universidade.
Abstract: This study aims to compare the literacy practices developed in a course of Interdisciplinary Science and Technology program at UNIFAL-MG with the academic literacy models recommended by Lea and Street (1998, 2014). The study skills model focuses on the superficial aspects of the form of reading and writing as individual skills to be developed by the students; in the academic socialization model the task of the teacher is the acculturation of the student in the speeches and privileged genres in the academy, to meet the demands of this sphere; in academic literacies model the purpose is unveiling the relations of meaning power and authority to form an autonomous and emancipated subject. To elucidate the concepts of literacy within this academic context, we used the theoretical contributions aligned with the concept of literacy as an essentially social phenomenon, especially those aligned with the New Literacy Studies - NLS - bringing light to the concept academic literacies, which still little explored by the academy. Among others, we used the works of Street (1984, 2003, 2013, 2014), Léa and Street (1998, 2014), Gee (1996, 1998, 2004), Barton (1994), Barton and Hamilton (2004), Kleiman (1995), Terzi (2003), Tôrres (2007, 2009, 2010), Fiad (2011, 2015) and Marinho (2010). We developed a qualitative research of ethnographic profile, using, as instruments of data collection, semi-structured interviews, autobiographical reports and participant observation, besides written productions of students and professor, specified as informants in this investigation. In the analysis of literacy practices sanctioned in the context there was an oscillation between study skills model and academic socialization model, in addition to a distancing of these practices from the model of academic literacies. Thus, according to the data collected, the training of these students is based on models that promote their emancipation for activities that are limited to the spaces of the university and that do not delve into issues of power and authority interweaved, implicitly, in these same practices. By unveiling and understanding them, they would become subjects with full and unrestricted emancipation, being able to transfer the knowledge acquired to other spheres of his life outside the university.
Palavras-chave: Letramentos
Bacharelados interdisciplinares
Letramento - Aspectos social
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARAUJO, Carolina de Cássia. Letramentos acadêmicos e o bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia da UNIFAL-MG: cooperação e embates. 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1684
Data de defesa: 20-Out-2020
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