Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1703
Tipo do documento: Dissertação
Título: Alfabetização de jovens e adultos na agenda internacional: os princípios político-pedagógicos da UNESCO nos guias práticos para a educação extraescolar (1960-1966)
Autor: SOUZA, Luana Aparecida Lourenço de 
Primeiro orientador: XAVIER, Cristiane Fernanda
Primeiro membro da banca: SOARES, Leôncio José Gomes
Segundo membro da banca: NERY, Vanessa Cristina Giratto
Resumo: Tendo em consideração a relação entre história e identidade, interrogar o passado para ampliar o conhecimento sobre a história da EJA é uma maneira de (re)afirmar a identidade da modalidade como campo pedagógico e, por conseguinte, como campo de pesquisa. Nesses termos, este estudo analisou a perspectiva didático-metodológica contida nos Guias Práticos para Educação Extraescolar (GPEE) publicado pela UNESCO na década de 1960, a fim de compreender os princípios pedagógicos que definiram os objetivos e os meios veiculados por essa agência internacional para a alfabetização de jovens e adultos. A metodologia desta pesquisa está pautada na concepção de paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, em que, por meio de pistas e minúcia de detalhes, consegue-se a decifração de um enigma, pela elucidação de um enredo e a revelação de um segredo. Isso com a contribuição de Dario Ragazzini sobre o uso das fontes documentais em estudos de história da educação. Para o autor, as fontes têm um importante papel na história e tem um processo de construção de três níveis: aquele que produziu a fonte, aquele que observa e a conserva e aquele que vai se aprofundar em seu conteúdo e realizará pesquisas sobre ela. Como um dos fundamentos básicos da história cultural, todo o processo de pesquisa foi realizado considerando o contexto social, político e cultural do período, ou seja, o contexto sendo cruzado com os dados extraídos da fonte. Como resultado, o exame das fontes indicou a ver convergência entre as questões sobre alfabetização de adultos tratadas na II Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFINTEA) e as orientações didático- metodológicas contidas nos GPEE. A utilização de recursos audiovisuais, adoção de métodos ativos e participativos, consideração da influência dos meios de comunicação na formação cultural dos indivíduos, necessidade de professores qualificados, disponibilização de recursos financeiros para a formação docente, para a aquisição e elaboração de materiais didáticos e instalações para os encontros, necessidade de campanhas de alfabetização principalmente nos países em desenvolvimento, e a importância da contribuição dos países desenvolvidos para a realização dessas campanhas são exemplos de aproximações entre a II CONFINTEA e o conteúdo do GPEE. Além disso, a Educação Permanente, marcadamente voltada para a profissionalização, também esteve presente nas discussões e orientações de ambos. Em suma, a Educação de Adultos era tida como caminho para a organização do modo de produção capitalista e como via para assegurar a paz entre os povos. Essa pesquisa permitiu compreender também a UNESCO como uma instituição civilizadora, no sentido de que, ao publicar a coletânea, ela buscou ocupar um lugar de irradiadora de modelos de alfabetização de adultos a serem adotados pelos seus países-membros.
Abstract: Bearing in mind the relationship between history and identity, interrogating the past to expand knowledge about the history of EJA is a way to (re)affirm the identity of the modality as a pedagogical field and therefore, as a research field. In these terms, this study analyzed the didactic-methodological perspective contained in the Practical Guides for Extra-School Education published by UNESCO in the 1960s, in order to understand the pedagogical principles that defined the objectives and the means conveyed by this international agency for the Literacy for youth and adults. The methodology of this research is based on Carlo Ginzburg's conception of the indicative paradigm, where through the clues and minutiae of details, it is possible to decipher an enigma, by elucidating a plot and revealing a secret. This with the contribution of Dario Ragazzini on the use of documentary sources in studies of the history of education. For the author, sources play an important role in history and have a three-tier construction process: the one who produced the source, the one who observes and preserves it, and the one who will deepen its content and conduct research on it. As one of the basic foundations of cultural history, the entire research process was carried out considering the social, political and cultural context of the period, that is, the context being crossed with the data extracted from the source. As a result, the examination of the sources indicated that there was a convergence between the issues of adult literacy addressed at the II International Conference on Adult Education and the didactic-methodological guidelines contained in the Practical Guides for Extra-School Education. The use of audiovisual resources, adoption of active and participatory methods, consideration of the influence of the media on the cultural formation of individuals, the need for qualified teachers, the provision of financial resources for teacher training, for the acquisition and preparation of teaching materials and facilities for the meetings, the need for literacy campaigns mainly in developing countries and the importance of the contribution of developed countries to carry out these campaigns are examples of approximations between II International Conference on Adult Education and the content of the Practical Guides for Extra-School Education. In addition, permanent education, markedly aimed at professionalization, was also present in the discussions and guidelines of both. In short, adult education was seen as a way to organize the capitalist mode of production and as a way to ensure peace between peoples. This research also made it possible to understand UNESCO as a civilizing institution, in the sense that, when publishing the collection, it sought to occupy a place that radiates adult literacy models to be adopted by its member countries.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Alfabetização
Material didático
História da educação
UNESCO
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Luana Aparecida Lourenço de. Alfabetização de jovens e adultos na agenda internacional: os princípios político-pedagógicos da UNESCO nos guias práticos para a educação extraescolar (1960-1966). 2020. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1703
Data de defesa: 14-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Luana Aparecida Lourenço de Souza.pdf1,9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons