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Tipo do documento: Dissertação
Título: O currículo de formação em direito na perspectiva dos egressos
Autor: BRIGAGÃO, Cláudia Godoy 
Primeiro orientador: FELÍCIO, Helena Maria dos Santos
Primeiro membro da banca: FERREIRA, Rafael Alem Mello
Segundo membro da banca: SOARES, Olavo Pereira
Resumo: Visando a ampliar o olhar sobre os processos curriculares na educação jurídica, em especial na relação entre o currículo de formação do Bacharel em Direito com os saberes demandados pela prática profissional dos egressos no contexto brasileiro, este trabalho busca compreender como os bacharéis em Direito, no exercício de sua profissão, analisam o processo formativo que tiveram ao longo da graduação. Para tanto, apresenta o Direito como uma ciência humana em seu contexto histórico no Brasil, resultando no relato do seu ensino, com a consequente análise das diretrizes curriculares que refletem a cultura, política e economia, culminando com a análise da atual Diretriz Curricular Nacional de Graduação em Direito. No percurso metodológico, foi realizada uma pesquisa com metodologia mista de coleta e análise de dados, a fim de se obter informações quantitativas e qualitativas, descrevendo o percurso metodológico e o enquadramento da pesquisa, apresentando os procedimentos de coleta e análise dos dados, participantes da pesquisa e considerações éticas sobre o processo de formação desses juristas e das demandas apresentadas pelos contextos de atividade profissional. A partir da construção dos núcleos de significação, foi possível realizar a análise e interpretação dos dados, sendo possível apontar que a realidade social exige do profissional jurista uma formação ampla, diversificada e que atenda às novas exigências dos processos sociais globais, demandas e inovações para os quais os cursos de Direito devem se atentar, modificando-se de acordo com as diretrizes curriculares nacionais, bem como com movimentos constantes dos desafios mercadológicos, apresentados pelo contexto contemporâneo. Assim, conclui-se que o egresso encontra amparo entre os saberes demandados pelo exercício da prática profissional em relação à formação recebida no curso de graduação, contudo, também, foram mapeadas inconsistências e fragilidades da formação do jurista as quais refletem nos contextos de suas atuações.
Abstract: Aiming to broad our sight on curricular processes in law education, specially in the relationship between the Law Graduate and the knowledge required by professional practice among former students in the Brazilian context, this article aims to understand how the law graduate students, during their professional practice, analyze their graduation’s formation process. Do to so, it presents Law as a human science in its historic context in Brazil, which results in its teaching report, with the consequent analyses of the curricular bases that reflect culture, politics and economy, ending on the analyses of the current National Curricular Guideline of Law Graduation. In the method’s path, a mixed research was made trough collection and data analyses, so that quantitative and qualitative information could be gathered, presenting the collection procedures and data analyses, research participants and ethical considerations about this professional’s formation process and the professional context demands that were presented to them. From the building of signification cores, it was possible to accomplish the analysis and data interpretation, through which was possible to point out that social reality requires a broad and diverse formation from the legal experts, one that meets the new social processes’ requirements for which the Law courses are being prepared to attend, changing itself according to the national curricular guidelines as well as constant market demand movements, presented by modern context. Thereby, it concludes that the former students find support between the knowledge caused by professional practice and the formation received during graduation. Even so, there were also mapped inconsistencies and fragility in the legal expert’s formation that reflect on their practice background.
Palavras-chave: Direito - Estudo e ensino (Superior)
Egressos
Ensino Superior - Currículo
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BRIGAGÃO, Cláudia Godoy. O currículo de formação em direito na perspectiva dos egressos. 2020. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1709
Data de defesa: 11-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado

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