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dc.creatorOLIVEIRA, Mara Aline-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2358264012961607por
dc.contributor.advisor1GROPPO, Luís Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4667459802757846por
dc.contributor.referee1TOMIZAKI, Kimi Aparecida-
dc.contributor.referee2MARIANO, André Luiz Sena-
dc.date.accessioned2021-02-02T18:37:53Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mara Aline. Ocupações secundaristas Poços-Caldenses: um devir menor na educação. 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1714-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa o movimento de ocupações secundaristas deflagradas no ano de 2016 em Poços de Caldas-MG sob a ótica do conceito da Educação Menor de Silvio Gallo. A investigação, utilizando-se da perspectiva da menoridade, busca compreender como as características da educação menor, quais sejam, a desterritorialização, a ramificação política e o valor coletivo, se estabeleceram na dinâmica das ocupações poços-caldenses. A análise também se estende sobre o processo de construção das subjetividades secundaristas pelos ocupantes e elabora perfis da juventude que ocupou as escolas públicas da rede estadual e municipal de Poços de Caldas e a Superintendência Regional de Ensino. A metodologia se estabelece por uma abordagem qualitativa, por meio de aplicação de entrevistas reflexivas semiestruturadas e coleta de dados documentais. A investigação se orienta por um caminho construtivo- interpretativo, singular e dialógico, que rizomaticamente se constrói amparada no respeito à multiplicidade deleuze-guattariana. A pesquisa indica que os entrevistados promoveram a desterritorialização temporária da educação para um novo território menor, em que as singularidades compuseram uma multiplicidade política e, ao mesmo tempo, coletiva. No mesmo sentido, a microdimensão política dos entrevistados foi potencializada pelas ocupações, já que os efeitos do movimento se apresentam como força latente nos ocupantes e resultam em posturas consideradas como progressistas ou emancipadas na vida cotidiana, como na sexualidade, na religiosidade e nas relações de trabalho e familiares. O impacto político das ocupações nos entrevistados ainda permanece em aberto, podendo ou não potencializar-se em novas conexões políticas a serem estabelecidas e dar origem a um novo conjunto de multiplicidades hábeis ao desencadeamento de novas possibilidades de resistência.por
dc.description.abstractEsta investigación analiza el movimiento de ocupaciones secundarias desencadenado en 2016 en Poços de Caldas-MG desde la perspectiva del concepto de Educación Menor de Silvio Gallo. La investigación, desde la perspectiva de la minoría, busca comprender cómo las características de la educación menor, es decir, la desterritorialización, la ramificación política y el valor colectivo, se establecieron en la dinámica de las ocupaciones bien caldensas. El análisis también se extiende al proceso de construcción de subjetividades secundarias por parte de los ocupantes y elabora perfiles de los jóvenes que ocuparon las escuelas públicas de la red estatal y municipal de Poços de Caldas y la Superintendencia Regional de Docencia. La metodología se establece mediante un enfoque cualitativo, mediante la aplicación de entrevistas reflexivas semiestructuradas y recolección de datos documentales. La investigación se guía por un camino constructivo-interpretativo, singular y dialógico, que se construye rizomáticamente a partir del respeto a la multiplicidad deleuze-guattariana. La investigación indica que los entrevistados promovieron la desterritorialización temporal de la educación hacia un territorio nuevo, más pequeño, en el que las singularidades conformaban una multiplicidad política y, al mismo tiempo, colectiva. En el mismo sentido, la micro-dimensión política de los entrevistados fue potenciada por las ocupaciones, ya que los efectos del movimiento se presentan como una fuerza latente en los ocupantes y resultan en actitudes consideradas como progresistas o emancipadas en la vida cotidiana, como la sexualidad, la religiosidad y las relaciones de pareja. trabajo y familia. El impacto político de las ocupaciones sobre los entrevistados permanece abierto, se potencialicen o no en nuevas conexiones políticas que se establezcan y den lugar a un nuevo conjunto de multiplicidades capaces de desencadenar nuevas posibilidades de resistencia.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2021-02-02T18:36:23Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Mara Aline Oliveira.pdf: 1427766 bytes, checksum: 98cc0deccfe3f3630c259641f3ebd355 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMovimentos sociais - Escolas secundáriaspor
dc.subjectEducação - Aspectos sociaispor
dc.subjectRizomapor
dc.subjectDesterritorializaçãopor
dc.subjectRamificação políticapor
dc.subjectValor Coletivopor
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.titleOcupações secundaristas Poços-Caldenses: um devir menor na educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
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