Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1724
Tipo do documento: Dissertação
Título: Manuel da Nóbrega e o conceito de alma na representação dos nativos da américa portuguesa
Autor: PAIVA, Leandro José 
Primeiro orientador: SIEPIERSKI, Carlos Tadeu
Primeiro membro da banca: HERNANDES, Paulo Romualdo
Segundo membro da banca: FARIA, Marcos Roberto de
Resumo: Trata-se de pesquisa acerca da representação sobre os indígenas das América Portuguesa feita pelo Padre Manuel da Nóbrega. O objetivo principal, portanto, é analisar de que forma a racionalidade jesuítica de Manuel da Nóbrega, em relação à concepção de homem e alma, interferiu em sua representação dos nativos. Logo, o presente estudo parte da premissa de que ato de representar não é isento ou imparcial, pois as representações estão inseridas dentro de condições de produção que impactam a imagem representada. Ao representar, o homem traz sua ideologia, sua memória, seus valores, crenças e outros aspectos de sua estrutura mental. Para tanto, será pesquisado como se dava o processo de formação dos missionários da Companhia de Jesus, em especial na concepção de homem e alma adotada pelos jesuítas. Assim, ao tentar compreender a representação de Nóbrega sobre os nativos é possível entender melhor qual o ideal de homem se queria gestar no Brasil por meio da catequização. As fontes primárias serão as cartas jesuíticas escritas por Manuel da Nóbrega. Analisar-se-á aquelas escritas entre 1549 a 1560, interstício em que Manuel da Nóbrega fora provincial da Companhia de Jesus no Brasil. Na busca por compreender a racionalidade jesuítica de Nóbrega será usado como fonte as Constituições da Companhia de Jesus e o livro dos exercícios espirituais de Inácio de Loyola. A análise das fontes será feita de forma articulada com os conceitos de representação, objetivação e ancoragem na perspectiva de Serge Moscovici. Ao final foi desenvolvido um objeto de aprendizagem que consiste em um minicurso virtual, totalmente interativo e ilustrado, cujo público alvo são alunos do sexto ano do ensino médio. A temática gira em torno da alteridade e da identidade, com enfoque nas minorias indígenas. Pretende-se que o aluno compreenda que muitos dos preconceitos existentes sobre os povos indígenas na atualidade, na verdade, são apenas representações que a sociedade foi construindo e não condizem com a realidade dos povos indígenas. O curso é sistematizado em módulos que, ao final, contém exercícios que visam promover a assimilação dos conteúdos. Objeto de aprendizagem é encarado neste trabalho como um elo entre o saber desenvolvido na academia e o saber escolar.
Abstract: Esta es una investigación sobre la representación de los pueblos indígenas de la América portuguesa por el padre Manuel da Nóbrega. El objetivo principal, por lo tanto, es analizar cómo la racionalidad jesuita de Manuel da Nóbrega, en relación con la concepción del hombre y el alma, interfirió en su representación de los nativos. Por lo tanto, el presente estudio parte de la premisa de que el acto de representar no está exento o imparcial, ya que las representaciones se insertan dentro de las condiciones de producción que impactan la imagen representada. Al representar, el hombre aporta su ideología, su memoria, sus valores, creencias y otros aspectos de su estructura mental. Por lo tanto, se investigará cómo tuvo lugar el proceso de formación de misioneros de la Compañía de Jesús y cuál fue el concepto de hombre y alma adoptado por los jesuitas. Por lo tanto, al tratar de comprender la representación de Nóbrega sobre los nativos, es posible comprender mejor el ideal del hombre que se quería gestar en Brasil con el proceso de colonización. Las fuentes principales serán las cartas jesuitas escritas por Manuel da Nóbrega. Analizaremos los escritos entre 1549 y 1560, un intersticio en el que Manuel da Nóbrega era provincial de la Compañía de Jesús en Brasil. Para comprender la racionalidad jesuita de Nóbrega, se utilizarán como fuente las Constituciones de la Compañía de Jesús y el libro de ejercicios espirituales de Inácio de Loyola. El análisis de las fuentes se realizará de manera articulada con los conceptos de representación, objetivación y anclaje en la perspectiva de Serge Moscovici. Al final, se desarrolló un objeto de aprendizaje que consiste en un mini curso virtual, totalmente interactivo e ilustrado, cuyo público objetivo son los estudiantes del sexto año de la escuela secundaria. El tema gira en torno a la alteridad y la identidad, con un enfoque en las minorías indígenas. Se pretende que el alumno comprenda que muchos de los prejuicios existentes sobre los pueblos indígenas en la actualidad, de hecho, son solo representaciones que la sociedad ha estado construyendo y no coinciden con la realidad de los pueblos indígenas. El curso está sistematizado en módulos que, al final, contienen ejercicios que tienen como objetivo promover la asimilación de los contenidos. El objeto de aprendizaje se ve en este trabajo como un vínculo entre el conocimiento desarrollado en la academia y el conocimiento de la escuela.
Palavras-chave: Representação
Nobrega, Manuel da, 1517-1570
Jesuítas- [Cartas missionárias]
Alma
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Alfenas
Sigla da instituição: UNIFAL-MG
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em História Ibérica
Citação: PAIVA, Leandro José. Manuel da Nóbrega e o conceito de alma na representação dos nativos da américa portuguesa. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1724
Data de defesa: 16-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Leandro José Paiva.pdf1,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons