Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1753
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFRAGA, Luiz Antonio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2853254001083830por
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Denise da Silva Menezes do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4356745147204617por
dc.contributor.advisor-co1RUI, Adailson José-
dc.contributor.referee1LIMA, Douglas Mota Xavier de-
dc.contributor.referee2RUI, Adaílson José-
dc.date.accessioned2021-03-08T19:24:15Z-
dc.date.issued2020-12-09-
dc.identifier.citationFRAGA, Luiz Antonio. A “arte de navegar” (edição de 1712) do cosmógrafo-mor Manoel Pimentel e a importância da ciência náutica na expansão marítima portuguesa. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021.por
dc.identifier.urihttps://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1753-
dc.description.resumoPara a historiografia tradicional, a conquista de Ceuta caracterizou o início da expansão marítima portuguesa no Atlântico e a consequente exploração de ilhas, arquipélagos e de toda a costa africana. O fato é que, após a conquista dessa cidade fortificada, os portugueses prosseguiram com sua política expansionista de caráter internacional que culminaria com a circum-navegação do continente africano e com a chegada de Vasco da Gama à Calicute, cerca de 80 anos mais tarde. Neste contexto, ganham destaque os elementos que permitiram ultrapassar a navegação de cabotagem. Assim, o presente trabalho dissertativo apresenta uma análise de “Arte de Navegar” (2ª. Edição, 1712), do cosmógrafo-mor Manoel Pimentel. A intenção é, por intermédio do exame mais minucioso de cada capítulo que compõe a obra, buscar compreender melhor como os mareantes portugueses aprenderam a velejar longe da costa e passaram a navegar em alto-mar. Para atingir esse feito, era necessário navegar longe da costa e, para realizar essa façanha, foi preciso recorrer à astronomia e a instrumentos de navegação que adaptados, aperfeiçoados ou até mesmo inventados, permitiram aos navegantes calcular (mesmo com limitações e imprecisões) a sua posição global. Desse modo, por intermédio da análise de “Arte de Navegar”, correlacionando-a com outros saberes vinculados à náutica, intenciona-se demonstrar como se deu a evolução das técnicas, instrumental e embarcações que possibilitaram as conquistas de ultramar ao tempo das Grandes Navegações. No que se refere ao Objeto de Aprendizagem (OA) proposto, deliberamos disponibilizar o conhecimento sobre a navegação de longa distância para os estudantes do Ensino Fundamental (7º ano) com o propósito de auxiliar esse público-alvo na assimilação dos conteúdos abordados pelo tema dissertativo e atender também aos objetivos programáticos previstos no Currículo Básico Comum (CBC) para o nível fundamental. Trata-se de uma animação de caravelas conjugada com textos, vídeos, animações e atividades.por
dc.description.abstractPara la historiografía tradicional, la conquista de Ceuta caracterizó el inicio de la expansión marítima portuguesa en el Atlántico y la consecuente exploración de islas, archipélago y de toda la costa africana. Lo cierto es que, tras la conquista de esta ciudad fortificada, los portugueses continuaron con su política expansiva de carácter internacional que culminaría con la circum-navegación del continente africano y la llegada de Vasco da Gama a Calicute, unos 80 años después. La intención es, a través de un examen más detallado de cada capítulo que compone la obra, buscar comprender mejor cómo los navegantes portugueses aprendieron a navegar lejos de la costa y comenzaron a navegar en alta mar. Para lograr esta hazaña fue necesario navegar lejos de la costa y para lograrlo, recurrieron a la astronomía y los instrumentos de navegación que - adaptados, perfeccionados e incluso inventados - permitió a los navegantes calcular (incluso con limitaciones e inexactitudes) su posición global. Así, a través del análisis del “Arte de la Navegación”, correlacionándolo con otros conocimientos relacionados con la náutica, se pretende demostrar cómo la evolución de técnicas, instrumentos y embarcaciones que posibilitaron las conquistas de ultramar durante la época de las grandes navegaciones. Con respecto al Objeto de Aprendizaje propuesto (OA), delibermos poner a disposición de conocimientos historiográficos para Estudiantes de Educación Fundamental (7º AÑO). Esta es una animación de caravelas conjugadas con textos, videos animaciones y actividades. Cada carabela describe la trayectoria marítima de un importante navegante de la "Era de los Descubrimientos". La "animación" interactúa con el usuario estudiante, demostrando el "camino marítimo" de cada navegante del globo. En la segspa
dc.description.abstractFor traditional historiography, the Conquest of Ceuta characterized the beginning of Portuguese maritime expansion in the Atlantic and a consequent exploration of islands, archipelagos and the entire African coast. After the conquest of this fortified city, the Portuguese continued their international expansionist policy that would culminate in the navigation of the African continent and the arrival of Vasco da Gama in Calicute, about 80 years later. In this context, the elements that allow the overcoming of coastal navigation are highlighted. Thereby, this essay presents an analysis of “Arte de Navegar” (2nd Edition, 1712) by chief cosmographer Manoel Pimentel. The intention is, through the most detailed examination of each chapter that composes the work, to seek to better understand how Portuguese navigators learned to sail far from the coast and started to sail on the high seas. To achieve this feat, it was necessary to sail far from the coast and, to accomplish this feat, it was necessary to resort to astronomy and the navigation instruments that – adapted, refined or even invented – allowed the navigators to calculate (even with limitations and inaccuracies) its global position. Thus, through the analysis of “Arte de Navegar”, correlating it with other knowledge related to nautical, it is intended to demonstrate how the evolution of techniques, instrumental and vessels that made possible overseas conquests at the time of the Great Navigations. Regarding to the proposed Learning Object (OA), we decided to make historiographic knowledge available to Elementary School (7th grade). This is an animation caravels animation combined with texts, videos, animations, and activities. Each caravel describes the maritime trajectory taken by an important navigator from the “Age of Discoveries”. The “animation” interacts with the student-user, demonstrating the “maritime path” of each navigator on the globe.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2021-03-08T19:23:04Z No. of bitstreams: 2 Dissertação de Luiz Antônio Fraga.pdf: 2732321 bytes, checksum: 9b298ced83d25def816ddc0ed8111ad3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2021-03-08T19:23:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Luiz Antônio Fraga.pdf: 2732321 bytes, checksum: 9b298ced83d25def816ddc0ed8111ad3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marlom César da Silva (marlom.silva@unifal-mg.edu.br) on 2021-03-08T19:23:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Luiz Antônio Fraga.pdf: 2732321 bytes, checksum: 9b298ced83d25def816ddc0ed8111ad3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-08T19:24:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação de Luiz Antônio Fraga.pdf: 2732321 bytes, checksum: 9b298ced83d25def816ddc0ed8111ad3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-12-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alfenaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFAL-MGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em História Ibéricapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectNavegaçãopor
dc.subjectCartografia – Portugal – Históriapor
dc.subjectPimentel, Manuel, 1650-1719por
dc.subjectNavegação marítima – Portugal - Históriapor
dc.subject.cnpqHISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApor
dc.titleA “arte de navegar” (edição de 1712) do cosmógrafo-mor Manoel Pimentel e a importância da ciência náutica na expansão marítima portuguesapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Luiz Antônio Fraga.pdf2,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons